O que é o crescimento vertical de um negócio?

crescimento vertical 1

Toda e qualquer empresa é aberta na intenção de alcançar grandes horizontes. De forma geral, existem dois modos de expansão: o crescimento vertical e o crescimento horizontal. Além disso, existe a chance de desenvolvimento em diversas áreas empresariais.

O crescimento vertical pode ser alcançado com base em estratégias que viabilizem a potencialização de faturamento e participação de mercado, por exemplo. Por isso, é preciso reavaliar a situação da empresa antes de investir no planejamento de crescimento.

Isso significa que o crescimento vertical atua em todo o processo de produção. Ou seja, combina empresa com fornecedores da matéria prima utilizada, compradores dos produtos finalizados ou serviços prestados.

O que significa crescer verticalmente e crescer horizontalmente? Qual a melhor escolha?

crescimento-vertical

Criar um planejamento para crescer no próprio mercado é uma etapa comum de quem quer manter a empresa trazendo lucros reais, mesmo com o passar do tempo. Para isso é preciso conhecer a situação atual do negócio e observar potenciais execuções de melhorias.

As vantagens do crescimento vertical são diferentes do crescimento horizontal, mas cada um possui particularidades que devem ser estudadas de acordo com a realidade da organização.

Quanto mais houver organização sobre os métodos a serem adotados, melhores as possibilidades de crescimento. Entender a definição de cada um dos crescimentos, é uma das premissas de uma boa aplicação de técnicas.

O ideal é entender que o crescimento é uma necessidade, não uma escolha. Porque o mercado muda, a economia muda e a empresa precisa estar em manutenção para se manter sustentável.

  • Crescimento vertical: A empresa visa aumentar o número de vendas no mercado atual. Ou seja, escala o produto ou prestação de serviço dentro da linha já existente;
  • Crescimento horizontal: Quando o negócio investe esforços para aumentar a base de consumidores o que, consequentemente, amplia o número de vendas.

Não existe escolha correta, cada empresa possui necessidades específicas. Para facilitar na percepção de qual modalidade de crescimento escolher, é possível fazer uma simples análise de alguns fatores determinantes.

Analisar o processo de vendas, o mercado de atuação, experiência entregue para os clientes, quais os recursos utilizados, a região que tem cobertura e quais são as oportunidades disponíveis.

No crescimento horizontal, por exemplo, é essencial aumentar market share para visualizar uma ampliação do volume de vendas. E ao invés de intensificar concorrência, visa reduzir o espaço que é tomado pelos outros competidores de mercado.

O exemplo de crescimento vertical não costuma ser muito adotado nos negócios, isso acontece porque para algumas empresas é mais viável aumentar o número de consumidores de um produto ou serviço, do que trazer melhorias ou aumentar as linhas do que é vendido.

Qual a melhor estratégia de crescimento vertical?

Ampliar participação de mercado não é tarefa fácil, mas pode se tornar um processo mais simples se feito de maneira direcionada.

  • Ampliar as linhas de produtos;
  • Trazer melhorias para os produtos já disponíveis;
  • Analisar os processos que estão envolvidos no sistema de vendas.

Existem outras possibilidades para trazer otimização no crescimento vertical, por exemplo, é essencial estruturar um planejamento para conseguir parceiros de estratégias. Os parceiros podem compartilhar recursos e experiências que facilitam no cumprimento da jornada de desenvolvimento. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos