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O que é o crescimento vertical de um negócio?

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Toda e qualquer empresa é aberta na intenção de alcançar grandes horizontes. De forma geral, existem dois modos de expansão: o crescimento vertical e o crescimento horizontal. Além disso, existe a chance de desenvolvimento em diversas áreas empresariais.

O crescimento vertical pode ser alcançado com base em estratégias que viabilizem a potencialização de faturamento e participação de mercado, por exemplo. Por isso, é preciso reavaliar a situação da empresa antes de investir no planejamento de crescimento.

Isso significa que o crescimento vertical atua em todo o processo de produção. Ou seja, combina empresa com fornecedores da matéria prima utilizada, compradores dos produtos finalizados ou serviços prestados.

O que significa crescer verticalmente e crescer horizontalmente? Qual a melhor escolha?

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Criar um planejamento para crescer no próprio mercado é uma etapa comum de quem quer manter a empresa trazendo lucros reais, mesmo com o passar do tempo. Para isso é preciso conhecer a situação atual do negócio e observar potenciais execuções de melhorias.

As vantagens do crescimento vertical são diferentes do crescimento horizontal, mas cada um possui particularidades que devem ser estudadas de acordo com a realidade da organização.

Quanto mais houver organização sobre os métodos a serem adotados, melhores as possibilidades de crescimento. Entender a definição de cada um dos crescimentos, é uma das premissas de uma boa aplicação de técnicas.

O ideal é entender que o crescimento é uma necessidade, não uma escolha. Porque o mercado muda, a economia muda e a empresa precisa estar em manutenção para se manter sustentável.

  • Crescimento vertical: A empresa visa aumentar o número de vendas no mercado atual. Ou seja, escala o produto ou prestação de serviço dentro da linha já existente;
  • Crescimento horizontal: Quando o negócio investe esforços para aumentar a base de consumidores o que, consequentemente, amplia o número de vendas.

Não existe escolha correta, cada empresa possui necessidades específicas. Para facilitar na percepção de qual modalidade de crescimento escolher, é possível fazer uma simples análise de alguns fatores determinantes.

Analisar o processo de vendas, o mercado de atuação, experiência entregue para os clientes, quais os recursos utilizados, a região que tem cobertura e quais são as oportunidades disponíveis.

No crescimento horizontal, por exemplo, é essencial aumentar market share para visualizar uma ampliação do volume de vendas. E ao invés de intensificar concorrência, visa reduzir o espaço que é tomado pelos outros competidores de mercado.

O exemplo de crescimento vertical não costuma ser muito adotado nos negócios, isso acontece porque para algumas empresas é mais viável aumentar o número de consumidores de um produto ou serviço, do que trazer melhorias ou aumentar as linhas do que é vendido.

Qual a melhor estratégia de crescimento vertical?

Ampliar participação de mercado não é tarefa fácil, mas pode se tornar um processo mais simples se feito de maneira direcionada.

  • Ampliar as linhas de produtos;
  • Trazer melhorias para os produtos já disponíveis;
  • Analisar os processos que estão envolvidos no sistema de vendas.

Existem outras possibilidades para trazer otimização no crescimento vertical, por exemplo, é essencial estruturar um planejamento para conseguir parceiros de estratégias. Os parceiros podem compartilhar recursos e experiências que facilitam no cumprimento da jornada de desenvolvimento. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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