Home Blog CRFB3: vale a pena investir nas ações do Carrefour?

CRFB3: vale a pena investir nas ações do Carrefour?

crfb3

O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3), denominado na B3 como Atacadão S.A, centraliza suas atividades no comércio varejista e atacadista alimentício, sendo uma das únicas redes que possui lojas próprias com presença em todo território nacional. 

As ações do Carrefour (CRFB3) fazem parte da bolsa de valores brasileira, isto é, a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão). Desse modo, podem ser negociadas por investidores que observam no setor alimentício oportunidades benéficas.

O que é o Carrefour (CRFB3)?  

O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) direciona suas operações para o mercado brasileiro de hipermercados, como também para o atendimento de revendedores e fornecedores do segmento de serviços de alimentação.

Sendo assim, possui ações sendo comercializadas na B3 por meio do ticker CRFB3

Em síntese, o Carrefour atua no setor desde 1975, através da primeira implantação do primeiro Carrefour em São Paulo. A companhia possui mais de 1.985.019.050 bilhões de ações gerenciadas, sendo 19,4% destas em free float

Além do Carrefour, outras empresas integram o setor varejista alimentício brasileiro, dentre elas a M. Dias Branco S.A (MDIA3) e o Grupo Pão de Açúcar (PCAR).

  1. M. Dias Branco: a empresa atua como indústria de alimentos. Além disso, é detentora de 11 marcas como, Adria, Vitarella, Piraquê Finna e Bonsabor. A empresa possui mais de 15 unidades industriais e 38 unidades de comercialização e distribuição;
  2. Grupo Pão de Açúcar: a companhia opera no comércio varejista e de atacado. Além do mais, o grupo Pão de Açúcar possui suas próprias marcas de gêneros alimentícios e não alimentícios. 

Desse modo, perante a expressividade do Carrefour para o mercado e sua atuação na B3, é relevante compreender sua trajetória, como também o seu modelo de negócio. 

Portanto, diante dos conhecimentos adquiridos, é provável que os acionistas realizem investimentos de forma mais cautelosa.

História do Carrefour (CRFB3)

ações do carrefour crfb3 1

O Carrefour surgiu em 1975, através da inauguração do primeiro hipermercado da empresa na cidade de São Paulo. Sendo assim, em 1989, a empresa decidiu lançar o primeiro cartão de crédito Carrefour

Foi em 2007 que a companhia conseguiu realizar a aquisição da rede Atacadão, tornando-se uma varejista com dois modelos de negócio. 

Dessa forma, no ano de 2012, a empresa firmou uma parceria com o Itaú Unibanco para que a instituição começasse a operar o banco Carrefour.

Além do mais, em 2014, foi implementada a primeira loja express em São Paulo. Além disso, a Companhia de Investimentos Península adquiriu 10% do grupo Carrefour Brasil

No ano de 2015, o grupo Carrefour Brasil tornou-se o primeiro varejista de alimentos presente em todos os estados do Brasil. Logo após, em 2016, a companhia lançou o comércio eletrônico não alimentício do Carrefour. 

Sendo assim, no ano de 2017, o Carrefour lançou seu comércio eletrônico alimentício. Além de realizar a abertura da Oferta Pública Inicial (IPO) da empresa. 

Portanto, em 2018, o Carrefour lançou o Act For Food, que reuniu diversas ações para democratizar a acessibilidade a alimentos de qualidade por um custo acessível. Além disso, no mesmo ano, foram implementadas mais 20 lojas Atacadão e o lançamento de drives e clique e retire. 

Linha do tempo do Carrefour (CRFB3)

  • 1975 – Fundação do Carrefour;
  • 1989 – Lançamento do primeiro cartão de crédito Carrefour;
  • 2007 – É realizada a aquisição da rede Atacadão;
  • 2012 – É firmada uma parceria com o banco Itaú Unibanco;
  • 2014 – A primeira loja express em São Paulo é implementada;
  • 2014 – Companhia de Investimentos Península adquire 10% do grupo Carrefour Brasil;
  • 2015 – O Carrefour torna-se o primeiro varejista de alimentos presente em todo território nacional;
  • 2016 – É lançado o comércio eletrônico não alimentício do Carrefour;
  • 2017 – Carrefour lança seu comércio eletrônico alimentício;
  • 2017 – A abertura da Oferta Pública Inicial (IPO) é realizada;
  • 2018 – O Carrefour lança o Act For Food e implementa mais de 20 lojas Atacadão;
  • 2018 – A companhia lança drives e Clique e Retire. 

O que faz o Carrefour (CRFB3)?

A atividade principal do Carrefour está relacionada a comercialização de produtos alimentares e não-alimentares. 

Dessa forma, alguns formatos de serviços fazem parte da companhia, dentre eles:

  • Hipermercado Carrefour Bairro;
  • Carrefour Market;
  • Carrefour Express

Sendo assim, percebe-se que a companhia procura diversificar seus serviços, oferecendo produtos que alcançam diversos públicos. 

Como atua o Carrefour (CRFB3)?

O Carrefour (CRFB3) é uma das grandes empresas do comércio varejista brasileiro, com mais de 660 pontos de venda distribuídos em território nacional. 

Somando-se a isso, a empresa realiza vendas através do seu site, com operações próprias de e-commerce e marketplace

Sendo assim, a companhia busca reforçar a associação entre os pontos de venda físicos e virtuais. 

Além disso, o Carrefour busca desenvolver a empresa de forma sustentável, zelando pela proteção ambiental.

As ações do Carrefour (CRFB3): onde e como são negociadas?

O ticker do Carrefour (CRFB3) é negociado na bolsa de valores brasileira ou B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

Desse modo, as ações da companhia podem ser adquiridas através de plataformas digitais, procurando simplificar o processo de aquisição dos investidores, além de manter a segurança. 

O Carrefour possui ações ordinárias (CRFB3 ON), que oferecem direito ao voto durante as assembleias empresariais. 

Sendo assim, para negociar ações do Carrefour é importante realizar a abertura de conta numa corretora de valores de sua preferência.

Posteriormente, será necessário realizar uma transferência TED com o capital pretendido para realizar o investimento. Logo, será possível comprar ações do Carrefour (CRFB3) no home broker da corretora. 

Características das ações do Carrefour (CRFB3)  

As ações do Carrefour são negociadas na B3 e possuem as demais características:

A classificação setorial do Carrefour (CRFB3) segundo as informações disponibilizadas na B3 é: Consumo não Cíclico / Comércio e Distribuição / Alimentos.

Além do mais, o segmento de listagem do Carrefour na bolsa de valores é o Novo Mercado, que inclui empresas com bons níveis de governança corporativa.

Suas ações oferecem Tag Along de 100% PN, além de Free Float de 19,4%.

Como ganhar dinheiro com as ações do Carrefour (CRFB3)?

De início, é válido compreender que existem múltiplas maneiras de obter lucro com as ações do Carrefour na bolsa de valores. 

Dentre as maneiras disponíveis, poderia ser incluído o pagamento de dividendos, dado que a empresa possui um histórico recorrente de pagamento de proventos. 

Desse modo, o acionista também poderá obter capital mediante a comercialização de suas ações por um preço superior ao adquirido.

Além disso, é relevante que o acionista se atente a algumas questões que podem possibilitar investimentos mais seguros.  

Sendo assim, é válido considerar a diversificação, adquirindo uma carteira que contenha renda fixa e renda variável.  

Ressaltando que, antes de realizar a aquisição de ações é válido analisar a liquidez, rentabilidade e segurança que elas apresentam.  

Portanto, para o investidor de longo prazo, possuir uma boa rentabilidade pode ser mais vantajoso, em comparação à busca por uma alta liquidez.

Contudo, a priorização entre alta liquidez e rentabilidade dependerá dos objetivos pessoais do investidor.

Vale a pena investir no Carrefour (CRFB3)? 

O Carrefour (CRFB3) é uma das principais empresas do comércio varejista alimentício atuando em território nacional. 

Dessa forma, a companhia consegue atingir públicos distribuídos por todo o Brasil, dado que o Carrefour possui uma rede ampla rede de serviços como lojas de atacado, hipermercados, postos de gasolina e drogarias.

Sendo assim, além de oferecer produtos variados, a empresa consegue estar presente em amplas cidades. 

Entretanto, a companhia enfrenta diversos concorrentes, visto que existem várias empresas no mercado oferecendo serviços e produtos parecidos e até iguais aos do Carrefour. 

Dessa maneira, antes de definir a ação que será investido seu capital, é recomendado realizar uma análise fundamentalista.

Assim, é possível averiguar se seus investimentos estão sendo realizados de maneira prudente, seja com o Carrefour (CRFB3) ou com outra empresa que integre a bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle