CRM: por que o Customer Relationship Management é tão importante?

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Para a maioria dos negócios, os clientes são os seus principais recursos. Por isso, as estratégias e ferramentas de CRM são extremamente relevantes para as empresas.

Com o CRM, as empresas podem se conectar melhor com os clientes, agilizar processos e, consequentemente, torna-se mais lucrativa.

O que é CRM?

CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management”, que pode ser traduzida livremente como “gestão do relacionamento com os clientes”.

E, basicamente, a gestão do relacionamento com clientes é um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas que auxiliam os negócios a melhorar a experiência dos seus clientes e captar cada vez novos consumidores.

No mundo do empreendedorismo, o CRM se popularizou como uma ferramenta, sendo muito usada pelas startups e pequenas empresas.

Como funciona a ferramenta de CRM?

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A ferramenta de CRM possibilita o armazenamento de informações (nome, e-mail, endereço e telefone) de leads e clientes, e disponibiliza todos dados relativos a ações de contatos do consumidor com a sua empresa.

Desta forma, os softwares de CRM reúnem e entregam informações para todos setores da sua empresa sobre o consumidor, suas preferências de consumo e seu histórico com a sua empresa.

Portanto, o CRM é uma ferramenta fundamental para o aumento de conversões. Além disso, ela torna possível a realização de outras atividades importantes, como:

Se seu negócio está utilizando muito recurso e esforço para gerar leads e torná-los clientes, sem dúvidas, as ferramentas de CRM podem ser muito úteis para otimizar essa atividade.

Por que as ferramentas de CRM são importantes?

Como esta ferramenta possibilita que você saiba exatamente o histórico e preferência de cada lead e cada cliente, a aquisição de clientes e retenção de clientes se tornam processos mais efetivos.

A importância do CRM é justificada pela simplicidade na entrega de informações tão valiosas como o estágio de cada lead no seu funil de vendas e a história de um cliente potencial ou cliente efetivo com o seu negócio.

Como você já sabe, o software de CRM possibilita um relacionamento mais profundo com os clientes e leads.

Além disso, é importante destacar que as ferramentas de gestão de relacionamento trazem benefícios particulares para cada setor da empresa, por exemplo:

1. Melhorar o entendimento do funil de vendas

A equipe de vendas pode entender melhor cada cliente, gastando menos tempo coletando e computando dados e mais tempo vendendo.

Já o gerente de vendas, pode ter um acompanhamento mais preciso da eficiência de cada vendedor, conseguindo encontrar os gargalos no funil de vendas.

2. Tornar as ações de marketing mais precisas

Como a equipe de marketing tem acesso ao histórico e jornada de cada um dos leads, fica muito mais fácil identificar os melhores perfis de clientes para se trabalhar e direcionar esforços.

Também é possível adicionar informações diretas das redes sociais de cada lead, o que torna o entendimento ainda mais profundo.

3. Otimizar o trabalho de suporte e serviço do cliente

Com uma plataforma que integra todo o percurso do cliente em relação ao seu negócio, incluindo suas interações em rede social, é possível registrar qualquer tipo de reclamação ou problema envolvendo sua empresa ou seus produtos.

Assim, é possível corrigir eventuais falhas, tornando os produtos ou serviços cada vez mais apropriados para os consumidores.

Por fim, é preciso destacar que existem diferentes ferramentas de CRM. Caso valha a pena para o seu negócio, estude mais sobre as diversas opções disponíveis no mercado e escolha a que contempla melhor as suas necessidades. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso WhatsApp.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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