CTA: como utilizar bem um Call To Action?

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Se você está buscando implementar estratégias de marketing eficientes no seu negócio, sem dúvidas, o CTA é uma ferramenta indispensável.

Utilizar CTA é uma forma muito eficiente de entregar para o lead o conteúdo ou o material necessário para que ele avance no seu funil de vendas.

O que um CTA?

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CTA é a sigla usada para abreviar a expressão “call to action”, que pode ser traduzida livremente como “chamar para ação”.

Portanto, o nome é bastante intuitivo, já que um CTA é um link, imagem ou qualquer outra função em uma página online que leve os usuários a tomarem ações.

Não existe uma forma específica para os CTA’s, entretanto os mais populares e tradicionais são os famosos “Clique aqui”.

Entretanto, hoje sabemos que este tipo de call to action não é muito eficiente. Isso porque a sua página recebe diferentes tipos de audiências.

  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Clientes;
  • Promotores.

Cada um destes deve ser direcionado para páginas diferentes e precisam ser “chamados” de forma também distinta.

Até porque, o objetivo é que os visitantes de primeira viagem se tornem leads (potenciais clientes), para posteriormente se tornarem clientes e, finalmente, promotores.

É impossível atingir este objetivo direcionando para eles o mesmo CTA.

Logo, você precisa criar vários tipos de CTA, que atendam diferentes audiências e seus respectivos objetivos.

Diferentes tipos de CTA que você deve criar

Vamos considerar que você está inaugurando um site online e quer muito saber quais são os tipos de call to action indispensáveis.

Bom, como dito antes, você precisará de alguns call to actions direcionados para diferentes públicos e objetivos.

Portanto, conheça os principais CTA que você deve criar para o seu negócio:

  • Geração de lead;
  • Nutrição de lead;
  • Formulário de inscrição;
  • Botão de “Leia mais”;
  • Botão de compartilhamento;
  • Descoberta de produto ou serviço;
  • Fechar vendas.

CTA para a geração de leads

Esse tipo de CTA tem objetivo de tornar leads os novos visitantes do seu site ou página online.

Portanto, ele precisa está posicionado no local do site com a maior percentagem de novos visitantes.

Normalmente, esse local é no próprio blog, podendo ser ao fim dos textos, nas barras laterais ou em banners ao longo do texto (como o inserido acima deste tópico).

Esse tipo de call to action deve ser direto, deixando claro para o lead o que ele encontrará ao clicar na chamada.

Formulário de inscrição

Uma vez que os leads clicaram no primeiro call to action e acabaram caindo em uma landing page, é necessário ainda que eles preencham um breve formulário e clique no botão para ser registrado na sua base de dados.

É interessante pedir apenas informações cruciais como o nome, sobrenome e e-mail.

Além disso, o botão de registro deve ser atrativo, de forma que o lead não sinta peso ao clicar.

CTA para a nutrição de Leads

Ao entrar no seu funil de vendas, na grande maioria das vezes, o lead ainda não estará pronto para adquirir seu produto ou serviço.

O objetivo deste tipo de CTA é nutrir o lead, de forma que ele se aproxime cada vez mais da solução do seu negócio.

Normalmente, esses CTA’s são posicionados em locais da página onde você sabe que os potenciais clientes visitam massivamente.

Botão de “Ler mais”

Em qualquer página que você anuncia os seus conteúdos, não é interessante colocar de cara o conteúdo inteiro, até porque, assim, você não conseguiria expor vários conteúdos.

É interessante colocar apenas uma breve discrição com um call to action no final para direcionar para o conteúdo completo.

Além de possibilitar que você mostre vários conteúdos na home page, os botões de “ler mais” podem ser úteis para ranquear no seu site os conteúdos que estão gerando mais engajamento.

Botão de compartilhamento

Esse é um dos tipos de call to action’s mais simples, mas que apresenta um resultado bastante significativo para as empresas.

Eles costumam ter um resultado muito bom já que não há um nível expressivo de comprometimento por parte do consumidor com o seu negócio.

O botão serve apenas para que o visitante possa compartilhar com os amigos nas redes sociais os conteúdos da sua página, o que é muito bom para o seu negócio.

CTA de descoberta de produto ou serviço

Se alguém está visitando a sua home page para saber mais sobre a empresa e sobre os produtos e serviços que vende, é seu papel tornar essa tarefa a mais fácil possível.

Não precisa ser nada muito complexo. Se você disponibilizar CTA’s visíveis e objetivos que contemplem seus variados produtos e serviços, provavelmente, já terá um resultado satisfatório.

Fechar vendas

Após você ter gerado e nutrido os leads, é necessário ter um call to action específico para o fechamento de vendas.

Esses CTA’s devem focar incentivar potenciais consumidores a comprar o produto naquele mesmo instante.

Eles podem estar posicionados em conteúdo, mas com muito cuidado para que o conteúdo não pareça um anúncio.

Você deve inserir majoritariamente em páginas de produtos, onde os consumidores estão fazendo pesquisa para decidir sobre a compra.

Por fim, é importante lembrar que CTA é indispensável para que seu marketing digital seja eficiente e os consumidores percorram o caminho ideal até a compra. Mais conteúdos de empreendedorismo? Acompanhe a Carta do Fundador!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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