Home Blog O que são metas de curto prazo, médio prazo ou longo prazo?

O que são metas de curto prazo, médio prazo ou longo prazo?

curto prazo

A sociedade está cada vez mais falando sobre sonhos e formas de realizá-los. São tantas informações que muitas das vezes pode ser difícil fazer o filtro do que serve ou não para conseguir definir e alcançar as metas de longo, médio e curto prazo

Principalmente para as metas de curto prazo que justamente por serem focadas em um futuro próximo, são negligenciadas quanto a sua operação. Isso acontece principalmente pelas crenças limitantes e hábitos de autoengano.

Entretanto, as metas de longo e médio prazo nada mais são do que um conjunto de realizações de curto prazo bem sucedidas. Desta forma, é impossível alcançar o sucesso, independente do prazo estimado, se você não está construindo a mudança e desenvolvendo seu objetivo desde já.

O que determina o prazo de uma meta ou objetivo?

curto-prazo

Por exemplo, para fazer um investimento é necessário definir o seu horizonte, ou seja, o período em que a aplicação deverá perdura.

A partir dessa definição, é possível determinar os seus investimentos utilizando as noções de rentabilidade e liquidez, alocando o recurso da forma mais apropriada para as necessidades da pessoa.

Curto prazo

As metas de curto prazo são aquelas pensadas para realização em um período de tempo próximo do atual. Ou seja, a sua necessidade de efetivação está mais perto do agora do que do futuro.

Isto é, exige uma força maior e mais focada para ser passível de diligência. O curto prazo não está necessariamente a coisas mais acessíveis financeiramente. Por exemplo, uma meta deste perfil pode ser comprar um carro ou um sapato novo.

O que define uma meta é a sua urgência e planejamento para execução. Alguns outros exemplos de curto prazo seria construir uma reserva de emergência, realizar uma viagem ou até mesmo reformar a casa no período de um ou dois anos.

Médio prazo

As metas de médio prazo são aquelas que o tempo para realização não é tão urgente, geralmente, estão em torno de cinco anos. Também exigem foco em sua realização, mas também possibilitam “mais erros”.

Ou seja, a sua ampliação no tempo para efetivação permite às pessoas que não são focadas em um planejamento, a execução de mais erros. O que pode tornar o caminho mais longo e árduo. Por isso, essas metas precisam ser bem pensadas e estruturadas.

Alguns exemplos de metas de médio prazo seriam, realizar um casamento, uma viagem internacional em família, entre outros.

Longo prazo

Metas de longo prazo costumam ser pensadas para realização em, no mínimo, oito anos. Isto é, demandam maior foco e consistência em quem pretende realizá-las.

Geralmente, é mais difícil observar o avanço em metas de um período de um longo período de tempo, o que pode causar a escassez e desanimação.

Por isso, é preciso ter um motivo forte para o cumprimento da meta. Até mesmo expor a meta para público, para que possa ser criado um compromisso. Exemplos de meta a longo prazo podem ser, a compra de uma nova casa, pagar a faculdade de um filho, etc.

Como cumprir metas?

  • Definir a meta;
  • Traçar um plano;
  • Ter comprometimento;
  • Saber identificar oportunidades e ameaças;
  • Ter foco.

São alguns passos simples para conseguir cumprir metas de longo, médio e, especialmente, de curto prazo.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *