Home Blog Custo de aquisição do cliente (CAC): Saiba como calculá-lo

Custo de aquisição do cliente (CAC): Saiba como calculá-lo

centro de custo

Com o crescimento do mercado digital e campanhas de publicidade traqueadas online, métricas como o custo de aquisição do cliente, ou apenas CAC, vêm sendo cada vez mais usadas para melhorar os resultados dos negócios.

Portanto, para se manter competitivo e tornar o negócio escalável, analisar o custo de aquisição do cliente é uma tarefa indispensável no empreendedorismo.

O que o custo de aquisição do cliente (CAC)?

O CAC é o custo de convencer um potencial comprador a adquirir um produto ou serviço de determinada empresa.

Calcular essa métrica é importante para que o negócio entenda se os retornos advindos de um consumidor estão compensando o custo despendido para adquiri-lo.

A partir disso, é possível analisar a escalabilidade do negócio, o que é determinante para atrair atenção de investidores e desenvolver o negócio.

Além do CAC, existe o CAL (Custo de aquisição de Leads) e o CAO (Custo de aquisição de Oportunidades) que são importantes KPI’S para os negócios, especialmente aqueles que se expandem em meios digitais.

Esses KPI´S (Indicadores chaves de performance) são importantes porque demonstram o resultado que vem sendo gerado a partir dos esforços financeiros e laborais direcionados a aquisição de novos clientes.

Como calcular o CAC do seu negócio?

Você já deve ter entendido que para analisar como suas ações de marketing e vendas vêm performando é indispensável calcular o custo de aquisição do cliente.

Essa não é uma tarefa tão complicada, basta ter um bom controle sobre os gastos em campanhas de marketing e sobre a base de clientes da empresa.

O cálculo do CAC consiste na divisão dos gastos direcionados para a aquisição de clientes (normalmente gastos do marketing) pelo número total de clientes adquiridos no período que o dinheiro foi investido.

Para simplificar ainda mais, vale a pena levar em consideração a seguinte fórmula do CAC:

  • CAC = Investimentos em campanhas de aquisição de clientes/ Número de clientes adquiridos

X dicas para reduzir o Custo de aquisição de clientes do seu negócio

Ou seja, você deve ter percebido que ao reduzir esse custo, basicamente, significa que você está gastando menos para trazer novos clientes para o seu negócio, o que é muito bom.

Portanto, para tornar seus negócios mais rentáveis e escaláveis, é necessário conhecer algumas estratégias de como reduzir CAC.

1. Implementar CRM

Os softwares de CRM (Customer Relationship Management) e um cuidado especial com o acompanhamento dos leads ao longo do funil de vendas, sem dúvidas, são estratégias inteligentes de redução do custo de aquisição de clientes.

Utilizando ferramentas de CRM, você pode garantir que todas as ações direcionadas a conversão de leads serão corretamente executadas e que nenhuma pendência com um potencial cliente será deixada pra trás.

2. Desenvolver estratégias de retenção e fidelização de clientes

Uma das formas mais eficientes e baratas de adquirir novos consumidores é através da divulgação orgânica dos seus produtos ou serviços por clientes satisfeitos.

Por isso, para reduzir o custo de aquisição de novos clientes, é interessante focar em tornar a experiência dos atuais clientes a melhor possível.

Estratégias de retenção e fidelização de clientes são muito válidas para torna-los advogados da sua marca.

3. Entregue mais valor aos consumidores

É indispensável entender o que vem fazendo com que alguns consumidores escolham a sua solução em detrimento às demais disponíveis no mercado.

Por isso, desenvolva propostas de entrega de valor que destaquem o benefício do seu negócio, atraindo cada vez mais um público qualificado a consumir o seu produto.

Atrair um público qualificado é importante para reduzir os esforços do time de vendas e, também, por que consumidores qualificados são mais propícios a serem clientes satisfeitos no futuro.

Por fim, é importante destacar a relevância do cálculo e acompanhamento de métricas como o custo de aquisição do cliente para que o seu negócio se destaque e se torne cada vez mais escalável. Assine a newsletter e receba conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *