Home Blog CYRE3: saiba tudo sobre as ações da Cyrela!

CYRE3: saiba tudo sobre as ações da Cyrela!

cyre3

A Cyrela (CYRE3) direciona suas atividades para a construção civil e incorporações. Além disso, vale ressaltar que a Cyrela Brazil Realty é uma das maiores empresas do mercado imobiliário brasileiro.

As ações da Cyrela (CYRE3) fazem parte da bolsa de valores brasileira, a B3. Sendo assim, as ações da companhia podem ser negociadas por investidores que observam no setor de construção civil oportunidades benéficas de investimentos.

O que é a Cyrela (CYRE3)?

A Cyrela Brazil Realty S.A (CYRE3) atua no setor imobiliário e se divide em bandeiras diferentes para atuar em segmentos distintos do mercado como, por exemplo, as empresas Living e Vivaz.

Fundada em 1962, a Cyrela realizou o sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 1992. A empresa brasileira tem suas ações negociadas pelo ticker CYRE3.

Na bolsa de valores, a companhia possui mais de 399 milhões de ações gerenciadas, sendo 65,7% em Free Float.

Além da Cyrela, outras companhias fazem parte desse setor. São elas, por exemplo, a Tecnisa (TCSA3) e a Trisul (TRIS3):

  1. Tecnisa: a empresa possui como foco o mercado brasileiro de incorporação imobiliária. Atuando no mercado residencial de maneira integrada, ela realiza a aquisição de terrenos, incorporação, vendas e construção;
  2. Trisul: a construtora atua principalmente no mercado de médio e alto padrão. Ela possui empreendimentos em estados como, por exemplo, São Paulo e no Distrito Federal e acumula cerca de 200 empreendimentos.

Diante da importância da Cyrela Brazil Realty (CYRE3) para o mercado imobiliário, torna-se relevante entender a história e modelo de atuação da empresa.

O que faz a Cyrela (CYRE3)?

Em primeiro lugar, a principal atividade da Cyrela (CYRE3) é a construção civil e a incorporação de empreendimentos imobiliários.

A Cyrela Brazil trabalha com marcas próprias, como, por exemplo, Living, Vivaz e Cyrela. Os principais produtos da empresa são:

  • Aquisição de terrenos;
  • Elaboração dos projetos;
  • Construção;
  • Vendas;
  • Prestação de serviços.

Como a Cyrela (CYRE3) atua?

Em primeiro lugar, vale dizer que a Cyrela Brazil (CYRE3) atua através de um modelo de negócios integralizado, no qual as atividades de incorporação, construção, venda e serviços se complementam. Dessa forma, a empresa está presente em todas as etapas que envolvem o negócio imobiliário.

A companhia se divide em bandeiras diferentes para atuar em segmentos distintos do mercado: Vivaz, Living e Cyrela. A marca Vivaz, por exemplo, tem foco no “Minha Casa Minha Vida”. Já a Living, por sua vez, é voltada a empreendimentos para a classe média. Por último, a Cyrela está direcionada a negócios com imóveis de alto padrão.

Além disso, a empresa trabalha na oferta de dois serviços: o Preference Cyrela e a Facilities. O primeiro, Preference, é um serviço personalizado, no qual os clientes podem escolher kits de personalização para os imóveis adquiridos.

Já o segundo, Facilities, é uma marca da BRC destinada aos clientes que buscam provedores de serviços especializados. O modelo oferece informações sobre os condomínios, além de serviços pay-per-use.

Ações da Cyrela (CYRE3): onde e como negociar?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o ticker da Cyrela (CYRE3) é vendido na bolsa de valores brasileira de forma eletrônica, através de plataformas como é o caso do home broker.

A empresa possui ações ordinárias (CYRE3 ON). Esse tipo de papel dá direito ao voto durante as assembleias executivas.

No entanto, antes de comprar ações da Cyrela, é necessário realizar a abertura de um conta em uma corretora de valores. Essa, por sua vez, precisa ser credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Após isso, deve-se realizar uma transferência TED, com o valor direcionado para os aportes. Em seguida, selecionam-se ações da Cyrela, referidas como CYRE3.

Características das ações da Cyrela (CYRE3)

cyre32

Considerada uma Small Cap, a empresa Cyrela conta um capital bastante pulverizado, não tendo uma sócia majoritária ou acionista principal.

A classificação setorial da Cyrela (CYRE3), segundo as informações disponibilizadas na B3, é: Consumo Cíclico / Construção Civil / Incorporações.

Ainda, seu segmento de listagem na bolsa de valores é Novo Mercado, que prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência.

Por último, vale ressaltar que suas ações oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 65,7%.

História da Cyrela

Em primeiro lugar, a história da empresa começa no ano de 1962, em São Paulo, mas somente em 1982 surge a Cyrela Construtora e Seller, que é a empresa de vendas.

Em 2000 ocorre o inicio do Programa Construindo Pessoas, para alfabetizar os funcionários nos canteiros de obra. Já no ano de 2005, acontece a implantação pioneira do processo de gestão de resíduos nas obras.

Tem início, em 2006, a expansão geográfica da empresa com 8 parcerias em 7 Estados. Além disso, há a incorporação da RJZ Engenharia, no Rio de Janeiro, e a criação da marca Living.

Um ano depois, em 2007, tem início o Programa Jovem Aprendiz e surge a Cyrela Commercial Properties. A Fundação da universidade corporativa Academia Cyrela ocorre em 2008. Já a incorporação da Goldsztein Participações para atuação no Sul, ocorre em 2009.

Em 2013, é feito o investimento na reestruturação de toda área digital da Cyrela com foco nas vendas on-line e no futuro do Grupo. Além disso, há a consolidação dos processos internos de governança para a perenização da Cyrela.

Por fim, a Cyrela inicia a certificação Aqua em alguns dos seus produtos. O Processo AQUA proporciona a Alta Qualidade Ambiental do empreendimento, concedida pela Fundação Vanzolini.

Em 2015, a Cyrela adquire restante das quotas da JV Plano & Plano Incorporações Ltda. Por fim, em 2018, a Cyrela cria a marca Vivaz e passa a atuar no segmento econômico em parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida.

Linha do tempo da Cyrela

  • 1962: Fundação da Cyrela em São Paulo;
  • 1981: Criação da Cyrela Construtora e da Seller (empresa de vendas);
  • 2000: Início do Programa Construindo Pessoas;
  • 2006: Início da expansão geográfica. Incorporação da RJZ Engenharia, no Rio de Janeiro. Criação da marca Living;
  • 2007: Início do Programa Jovem Aprendiz e criação da Cyrela Commercial Properties;
  • 2008: Fundação da universidade corporativa Academia Cyrela;
  • 2009: Incorporação da Goldsztein Participações;
  • 2013: Investimento na reestruturação de toda área digital da Cyrela com foco nas vendas on-line e consolidação dos processos internos de governança para a perenização da Cyrela, além de outros processos;
  • 2015: Compra do restante das quotas da JV Plano & Plano Incorporações Ltda;
  • 2018: Por último, a criação da marca Vivaz.

Como lucrar com as ações da Cyrela (CYRE3)?

cyre33

Em primeiro lugar, vale ressaltar que existem várias maneiras de conseguir lucros com as ações da Cyrela na B3. Por exemplo, é possível considerar o recebimento de dividendos como uma opção de lucro. Isso porque a empresa possui em seu histórico de atuação um pagamento recorrente de proventos.

Além disso, o acionista também pode adquirir dinheiro através da venda de suas ações por um valor mais alto que o adquirido antes, prática comum entre traders.

Dentre as questões a serem levadas em conta, por exemplo, o investidor pode considerar a busca pela diversificação da sua carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável.

Por isso, recomenda-se que o acionista análise a segurança, liquidez e rentabilidade das ações que integram a bolsa, antes de efetuar a aquisição de um papel.

Portanto, antes de efetuar os investimentos é importante que o perfil investidor e seus objetivos já estejam definidos.

Vale a pena investir na Cyrela (CYRE3)?

Com diversos prêmios no setor imobiliário, a Cyrela (CYRE3) se destaca pela sua diversidade e atuação no segmento.

Sendo assim, como ponto positivo, por exemplo, a empresa tem uma boa governança e um bom histórico de pagamento de dividendos, o que pode ser positivo para quem procura investir em uma empresa com esse perfil.

No entanto, esse segmento apresenta uma alta concorrência, o que pode ser um ponto negativo para se levar em conta. Além disso, esse nicho faz parte de um mercado de consumo cíclico. Sendo assim, isso pode ser um fator de risco durante uma crise econômica, por exemplo.

Levando em conta esses fatores, antes de comprar papéis da empresa, aconselha-se, portanto, fazer uma análise fundamentalista da empresa.

Com isso, por fim, será possível verificar se seus investimentos estão sendo realizados de forma coerente, seja com a Cyrela (CYRE3) ou com outra companhia que faça parte da bolsa de valores.

A CYRE3 é small, medium ou large cap?

A Cyrela é uma small cap avaliada em R$ R$ 9,96 bilhões em 2020.

Qual é o Tag Along das ações da CYRE3?

A empresa tem um Tag Along de 100% das ações ordinárias.

A CYRE3 realiza o pagamento de dividendos?

A Cyrela distribui dividendos consecutivamente desde 2000.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *