Home Blog Débito automático: entenda como funciona esse tipo de cobrança

Débito automático: entenda como funciona esse tipo de cobrança

debito automatico 1

Com o aumento da tecnologia e o surgimento de variações de pagamentos como por exemplo, o débito automático, pode ser difícil escolher a melhor opção para acompanhar os gastos mensais.

É preciso estar atento no padrão da vida financeira e escolher a melhor categoria que se adequa à rotina. Mas, o que é o débito automático e quais as suas vantagens?

O débito automático é quando o cliente da instituição financeira programa mensalmente o vencimento automático de cobranças que são enviadas em seu nome por determinado serviço.

Essa modalidade permite mais liberdade ao correntista, sem o contratempo de pagar faturas em atraso com adicionais de juros.

Portanto, esse desconto automático programado traz maior facilidade no acompanhamento de recolhimentos em valores fixos.

Diferença o débito direto autorizado e o automático

Antes de tudo, é preciso entender que o débito programado automático não é a mesma coisa que o DDA.

Débito direto autorizado é uma representação eletrônica das faturas, mas não significa a automatização dos pagamentos.

Como colocar contas em débito automatizado

debito-automatico

Para colocar o débito em conta programado é preciso que haja solicitação e autorização do cliente com a instituição financeira e o fornecedor de serviço. Na maioria das vezes, o cadastro pode ser feito na própria agência ou através do internet banking.

Condições do débito programado

Para que o pagamento definido seja feito na data prevista, é necessário que haja saldo em conta que cubra o valor cobrado.

As faturas devem ser enviadas com a sinalização de que estão sendo liquidadas pelo débito programado.

Caso contrário, significa que o serviço não está ativo e devem ser quitadas normalmente.

Vantagens do débito programado

Além de não correr o risco de pagar multa por atraso, também existem outras vantagens do débito automático.

  • Serviço gratuito;
  • Pagamento de contas na data prevista;
  • Não precisa se preocupar com o vencimento;
  • Descrição dos valores pagos ficam disponíveis para o correntista;
  • Pode ser cancelado a qualquer momento.

Cuidados com a automatização dos débitos

Mesmo com os benefícios ao colocar contas no débito automático, é importante que o correntista esteja atento no extrato bancário, para que não haja cobranças indevidas.

No caso de faturas que não possuem valor fixo, o recomendado é que se realize o pagamento manualmente. Por exemplo, colocar crédito no celular no débito automático pode não ser uma boa opção para quem não usa de maneira assídua.

Fazer isso de forma manual serve para uma maior facilidade de controle financeiro, não realizar gastos desnecessários e não ter problemas com a possibilidade de revisão de valores quando for cobrado pelo banco.

Como cancelar o débito automático

Existem três possibilidades de cancelamento do débito automatizado. Uma permite que seja suspenso pagamentos agendados específicos, outra suspende o débito.

Por fim, há a alternativa em cancelar o serviço de maneira geral.

Aderir ao débito automático de contas fixas pode ajudar a ter uma vida financeira mais saudável, principalmente, para aqueles que esquecem as datas de vencimento dos pagamentos. Para mais dicas como essa, confira nossa newsletter no WhatsApp!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *