Home Blog Dedução do imposto de renda: o que é e como fazer?

Dedução do imposto de renda: o que é e como fazer?

deducao do imposto de renda

Diversas pessoas conhecem as possibilidades de dedução do imposto de renda. No entanto, poucas conhecem como usufruir dessa funcionalidade. Além disso, as despesas devem ser deduzidas em um determinado período do ano.

A dedução do imposto de renda é uma possibilidade oferecida para abater gastos do imposto de renda. Essa declaração pode ser divida em duas modalidades, simplificada e completa.

De uma forma geral, a dedução do imposto de renda é referente a uma quantia que pode ser abatida da base de cálculo utilizada para a declaração do IR. Essa função pode viabilizar certo desconto no imposto de renda ou até mesmo garantir a plena restituição de valores.

O que é uma despesa dedutível?

deducao-do-imposto-de-renda-1

Existem diversas categorias que podem sofrer abatimento no imposto de renda de uma pessoa física. Estão na lista tópicos como pensões, gastos com imóveis e gastos com saúde. No entanto, existem regras para a utilização.

  • Plano de previdência;
  • Curso universitário;
  • Cadeira de rodas;
  • Consulta e exames;
  • Doações;
  • Despesa com empregados domésticos.

Além disso, quem tem dependentes para declarar no IR precisa ficar atento aos limites de valores por pessoa, podendo ser inseridos nessa categoria, por exemplo, pais, companheiro(a) e filho(a).

Para deduzir do imposto de renda é preciso estar em porte de documentos e comprovantes referentes aos itens que serão dispostos no imposto.

Quem precisa declarar o imposto de renda?

Pessoas que possuam um rendimento tributáveis anual referente ao valor estipulado pela Receita Federal. Os que possuírem um rendimento inferior, estão isentas da declaração.

Como fazer declaração do imposto de renda?

  1. Baixar o programa da Receita Federal para fazer a declaração do Imposto de Renda;
  2. Verificar a faixa de salário anual corresponde à alíquota, de acordo com a tabela de desconto de IR;
  3. Disponibilizar para o Fisco os documentos e informações exigidas.

Declaração simplificada:

A declaração simplificada é indicada para pessoas que não possuem muitas rendas dedutíveis. É descontado o valor de 20% da renda tributável (sofrendo limitação de valor até quase R$17.000).

Declaração completa:

A declaração completa abrange as pessoas que possuem gastos dedutíveis significativos.

Quais são as vantagens do imposto de renda?

Além de ser um dever para algumas pessoas que se enquadram dentro do rendimento anual, declarar o imposto de renda pode trazer benefícios tanto para quem declara, quanto para a sociedade como um todo.

  • O contribuinte pode apresentar a declaração para possibilitar o visto de uma viagem para um outro país;
  • Direcionar parte do imposto de renda para projetos sociais;
  • Em caso de solicitação de financiamento de imóvel, o imposto de renda é requisitado;
  • Demonstração legal da origem dos recursos financeiros.

Sonegar imposto de renda é crime?

Não declarar o imposto de renda ou fazê-lo de forma enganosa é crime! Além da multa, o contribuinte pode ter que cumprir pena de prisão dentro de um período de dois a cinco anos.

A famosa malha fina, nada mais é do que a checagem das informações disponibilizadas e, caso seja detectado algum erro de informações e não compatibilidade, a Receita Federal pode solicitar a prestação de esclarecimentos sobre os rendimentos.

Ou seja, é imprescindível fazer a declaração do imposto e buscar utilizar a dedução do imposto de renda da melhor maneira possível. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *