O que é garantia de aluguel por depósito caução?

deposito caucao 1

Definir a modalidade empregada para se obter a garantia locatícia pode ser um verdadeiro desafio. Muita das vezes, quem busca alugar um imóvel não possui fiador e precisa recorrer a outros meios. Um deles pode ser o depósito caução.

A garantia feita através do depósito caução pode ser viabilizada sem muita burocracia. Isto é, trazendo mais facilidade tanto para o locador quanto para o locatário do imóvel. Além disso, essa opção pode trazer outros benefícios.

O depósito caução é um formato de garantia de aluguel cobrada através de um depósito antecipado feito na caderneta de poupança aberta em conjunto, entre quem deseja alugar a propriedade e quem disponibiliza o imóvel para aluguel.

Como funciona o depósito caução para aluguel de imóveis?

O depósito caução é uma modalidade de garantia locatícia fácil e prática para ser executada.

No entanto, é preciso que o futuro inquilino possua o valor equivalente a 3 alugueis, não podendo ser um valor inferior, á título de garantia do pagamento.

Vantagens do depósito caução

Além da possibilidade de realizar o contrato de aluguel sem a necessidade da presença de um fiador, o depósito caução também oferece outras vantagens para os utilizadores:

 

depósito-caução

Desvantagens do depósito caução

O depósito caução pode ser menos atrativo do ponto de vista de quem aluga o imóvel. Isto acontece porque a garantia oferecida cobre apenas uma pequena parcela do aluguel.

Além disso, quando há inadimplência, pode demorar o processo para resolução dos problemas.

Também existem algumas desvantagens na utilização do depósito cautelar:

  • É necessário desembolsar o valor equivalente a 3 meses de aluguel;
  • A necessidade do custo para cumprir débitos em aberto podem ultrapassar o valor de 3 meses e a ação de despejo não é feita dentro do prazo. A duração pode ser superior a dois anos.

Outras opções de garantia de aluguel além do depósito caução:

Título de capitalização

Quem loca o imóvel pode suprir os débitos não pagos através do resgate do título de capitalização.

Ou seja, previamente o título é aberto em nome do locatário e posteriormente é vinculada a quota de fundo de investimento para a propriedade.

Fiador

Na garantia de aluguel de imóvel feita neste modelo, o fiador assume os riscos judiciais e financeiros de quem foi financiado.

Ou seja, a garantia do pagamento dos débitos para quem dispõe do imóvel para aluguel é mais sólida.

Carta de fiança

Na carta fiança  instituição bancária assume o papel do fiador e oferece a segurança da locação caso fiquem débitos em aberto.

Seguro fiança

O seguro fiança é uma forma de garantia de locação feita através de uma seguradora de imóveis.

Isto é, caso haja necessidade de pagamento de dívida, o locador está assegurado.

Qual a melhor opção de garantia de aluguel?

Quem define a modalidade de garantia de aluguel é o locador. Ou seja, dentro do ponto de vista do que pode trazer mais conforto financeiro em caso de abertura de dívida por parte do locatário, é feita a escolha.

Por isso, é preciso avaliar o contexto de cada situação. O depósito caução pode ser a opção mais eficiente em questão de tempo, mas talvez não no sentido financeiro. Para encontrar a melhor opção, é indicado fazer uma análise prévia. Essa e outras dicas você encontra em nossa newsletter no WhatsApp!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos