Home Blog Dinâmica de grupo: conheça 3 para aplicar na sua empresa!

Dinâmica de grupo: conheça 3 para aplicar na sua empresa!

dinamica de grupo

Alguém que planeja abrir um negócio que tenha relevância na sociedade precisa contar com uma equipe. Para isso, é preciso contar com bons profissionais. Através da dinâmica de grupo é possível conhecer e estimular a alta performance do time.

Ou seja, a dinâmica de grupo impulsiona a participação, criatividade e bom relacionamento entre as pessoas que compõem o corpo de profissionais do negócio. Por isso, é necessário buscar ferramentas de motivação e reconhecimento dos talentos.

Isto é, a dinâmica de grupo é uma ferramenta de estudo de grupos que possibilita o acompanhamento e a geração de uma conectividade de relacionamento entre as pessoas envolvidas no processo.

Como a dinâmica em grupo funciona e por que fazê-la?

dinamica-de-grupo

Seja na realização de uma dinâmica de grupo rápida ou não, a realidade é que esse instrumento traz grandes benefícios se aplicada de forma correta. Não existe limitação quanto ao seu modo de uso, podendo ser aplicada em escolas, empresas e afins.

A dinâmica de grupo é uma forma de estimular o trabalho em equipe e reconhecer as qualidades das pessoas de forma que sejam visíveis em uma complementação.

Através dessa análise, é possível identificar personalidade, comportamento, habilidade de relacionamento e outras questões que definem o perfil do colaborador. Para que assim, seja desenvolvida uma maneira de encontrar recursos para ajudar no aperfeiçoamento de habilidades já existentes.

Além disso, a dinâmica de grupo quebra gelo e pode facilmente ser utilizada em um processo de recrutamento na empresa. Auxiliando a encontrar as personalidades que mais tem proximidade com o que a empresa procura em um profissional.

Outros benefícios da dinâmica de grupo:

  • Integralizar colaboradores de setores diferentes;
  • Potencializar a afinidade de execução de atividades;
  • Desenvolver empatia;
  • Melhorar a comunicação empresarial;
  • Entender as habilidades de forma una e colaborativa;
  • Estreitar a relação entre líder e liderados;
  • Diminuir a possibilidade de turnover;
  • Desenvolver ideias e soluções de forma prática;
  • Motivar o time.

3 dinâmicas de grupo essenciais para a sua empresa

1. Dinâmica das mãos dadas

Essa é uma dinâmica de grupo motivacional que mostra a importância da realização do trabalho em grupo. Para realizá-la é preciso ter uma cartolina e reunir as pessoas em um círculo de mãos dadas. Todos devem memorizar quem está do seu lado esquerdo e do lado direito.

Depois, os participantes devem soltar as mãos e dar uma volta no espaço. Após alguns segundos, devem colocar a cartolina no centro da sala em que a dinâmica está sendo feita e pedir para todos ficarem em cima da cartolina.

A partir daí, todos devem dizer quais eram as pessoas que estavam do lado direito e do lado esquerdo, dando as mãos novamente.

2. Dinâmica das semelhanças

Uma dinâmica de grupo divertida e rápida, que pode ser aplicada em qualquer ambiente. O processo consiste em dividir os participantes em duplas ou trios e solicitar para que eles conversem sobre as preferências profissionais e pessoais.

Os pequenos grupos devem anotar ao menos duas características em comum que encontrarem.

3. Dinâmica do estoure o balão

Uma dinâmica de grupo para jovens que e precisa de alguns balões para ser executada. Deve-se formar duas equipes que serão separadas por cores diferentes. Cada participante do grupo recebe dois balões e uma corda para amarrá-los na própria cintura.

Nessa dinâmica de grupo, cada um deve estourar com as mãos os balões da equipe adversária sem permitir que os seus sejam estourados. Quem estourar mais balões do time adversário é o grupo vencedor. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *