Verdades sobre ganhar dinheiro na internet e como fazer isso

Com a popularização do trabalho remoto, cada vez mais pessoas têm buscado uma renda extra ou até mesmo garantir o seu sustento mensal trabalhando online. É possível encontrar diversos sites com indicações de plataformas e formas de ganhar dinheiro na internet. Porém, na prática, não é tão simples quanto parece.

Dessa forma, é preciso avaliar bem se a opção de renda extra é viável ou se, ao tentar ganhar dinheiro na internet, você vai cair numa cilada. Dessa forma, é essencial analisar alguns fatores para saber se o caminho é viável e o que será necessário para trilhá-lo.

Por isso, é importante ter uma real noção de quais atividades podem ser executadas e quais as habilidades que elas precisam para serem executadas, sabendo que, existem maneiras diversas de ganhar dinheiro online, mas todas exigem certo grau de empenho e dedicação.

Dá, de fato, para ganhar dinheiro na internet?

Como citamos na introdução, sim. E em pouco tempo de pesquisa online você pode encontrar pessoas que atingiram esse objetivo com êxito. Mas é necessário entender que, como qualquer ocupação, para executar algumas atividades é preciso desenvolver habilidades específicas, caso ainda não as tenha.

Além disso, você precisará investir em estrutura para que pode realizar o trabalho, como ter acesso a internet e ter um computador ou notebook. Pode até parecer óbvio, mas sem uma rede de conexão de qualidade, fica difícil de vender produtos ou serviços.

Quase todo mundo tem um smartphone, mas para trabalhar online, um computador ou notebook oferece muito mais possibilidades e recursos do que o celular.

Em resumo: ganhar dinheiro na internet é sim um caminho possível, apenas não é tão instantâneo como muitas pessoas fazem parecer. Quanto mais informações e planejamento você tiver sobre os afazeres, menos chances de frustração (e até mesmo de cair em um golpe).

Cinco formas de ganhar dinheiro na internet (+ bônus!)

dinheiro na internet

1. Lojinha virtual

A primeira maneira da lista é também a mais tradicional. Você criar uma loja virtual e produzir coisas para venda, como bolos, doces e artesanato e também pode desapegar de coisas que você já tem, como roupas e sapatos.

Redes sociais e marketplace de lojas são maneiras práticas e para quem dar o pontapé inicial na criação de um negócio digital. Além disso, existem plataformas com modelos prontos de lojas que facilitam bastante para quem está começando.

Ainda assim, é importante ressaltar que deve-se ter planejamento e organização para não acabar no prejuízo: faça os cálculos corretos para cobrar o justo pelo seu produto, pense em onde armazenará os objetos, como será a logística de entrega e outros pontos cruciais para o funcionamento do negócio.

2. Plataformas de trabalho freelancer

Existem algumas plataformas online em que você pode se cadastrar e realizar trabalhos como tradução e revisão de textos, produção de conteúdo para mídias sociais e redação. Mas é preciso ser bem realista quando ao seu nível de conhecimento na área.

Se você pensa em seguir por esse caminho, invista em bons cursos que comprovem que você tem conhecimento na área. Além disso, ainda que seja dentro de um site em que você possa se candidatar aos projetos, pode ser que demore um pouco para que desenvolva uma clientela que confie no seu trabalho.

3. Influenciador digital

Criar vídeos de sucesso e ser reconhecido por isso é o sonho de muitas pessoas. E, apesar de parecer algo simples, demanda bastante trabalho. Não é necessário investir na qualidade das imagens, mas também na propriedade do assunto a ser tratado para ganhar a confiança da audiência. Ou seja, é necessário estudar e estar sempre atualizado.

Fora isso, são poucos os influenciadores que conseguem se destacar no meio. No YouTube, por exemplo, é bem difícil conseguir um número de visualizações que seja convertido em uma boa remuneração. Ou seja, este é um investimento a longo prazo.

4. Sites de produtos digitais e afiliados

A venda de produtos digitais movimenta bastante dinheiro na internet atualmente. Você pode tanto criar um produto (um curso, por exemplo), para comercializar nesses sites, como também pode ganhar dinheiro sendo um afiliado.

Os afiliados ajudam os produtores a divulgar e vender seus produtos em troca de comissões. Alguns dos materiais que podem ser comercializados são:

  • eBooks e cursos;
  • Documentos e imagens;
  • Músicas e podcasts;
  • Videoaulas;
  • Palestras;
  • Softwares;
  • Scripts.

5. Sites de pesquisa

Com o objetivo de entender melhor a opinião e o comportamento do consumidor, diversos sites oferecem remuneração por pesquisar on-line. Depois de acumular um certo valor, a pessoa pode fazer a transferência para a sua conta.

Embora seja uma maneira relativamente fácil de ganhar dinheiro na internet, os valores pagos pelas pesquisas respondidas são bem baixos, então este item se encaixa melhor como renda extra.

6. Bônus: Cliente oculto

Outra forma é como cliente oculto, em que você recebe dinheiro para avaliar um produto ou serviço. Em troca, você preenche um relatório indicando as suas impressões. O recurso funciona como uma auditoria que avalia os processos da empresa.

Todo o cadastro e relatório de avaliação são preenchidos de forma virtual. A remuneração varia de acordo com a tarefa que for atribuída a você.

Dicas para quem quer ganhar dinheiro na internet

Você tomou a decisão de empreender e trabalhar online. Seja qual for o segmento que você pretende atuar, se venderá produtos ou serviços, seguir as orientações certas pode ser o diferencial para que o seu negócio prospere e assim, você ganhe dinheiro com a internet.

  1. Monte um plano de negócio
  2. Capacite-se na área que deseja atuar
  3. Defina qual será o seu canal de vendas
  4. Invista na experiência do cliente
  5. Estruture um modelo de gestão eficiente

Conhecimento é poder!

Como mostramos no decorrer desse artigo, sim, é completamente possível e viável ganhar dinheiro na internet. Mas, para isso, o seu maior aliado é o conhecimento. Saiba como e onde o seu dinheiro está sendo investido, não acredite em ganhos milagrosos ou promessas boas demais para serem verdade.

Como em qualquer área de atuação profissional, invista em conhecimento e capacite-se. Assim, o caminho do sucesso será construído de maneira sólida e ganhar dinheiro será uma boa consequência disso.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos