Dívida de faculdade: como quitá-la?

divida de faculdade

Para os alunos que ingressam pela primeira vez em uma universidade, pode não haver muita atenção para possíveis dívidas de faculdade. Seja pelo atraso de boleto da mensalidade, empréstimo na biblioteca ou uma matéria que deveria ter sido paga regularmente.

A dívida de faculdade pode surgir de diversas maneiras e trazer muita dor de cabeça para o estudante sem educação financeira. O débito com o serviço educacional, assim como a maioria dos débitos, além de trazer prejuízos financeiros também pode acarretar algumas restrições.

É preciso estar atento para que não haja o descumprimento de obrigações financeiras. Além disso, para que não haja a possibilidade de processo judicial. Mas caso já exista um débito em aberto, é possível recorrer a alternativas para renegociar a dívida com a faculdade.

Dívida com a faculdade

Mesmo para pessoas que já estão formadas ou não estão mais frequentando a faculdade, a dívida em aberto pode trazer diversos problemas. Essas restrições podem estar presentes tanto na vida profissional, quanto pessoal.

Nome sujo

Mesmo sendo um serviço educacional, o débito em aberto com a faculdade possibilita à instituição de ensino inserir o nome do aluno no SPC/SERASA. Essa questão é uma dúvida comum e possui algumas particularidades.

Cada situação e cada contrato deve ser visto para que não haja prática abusiva na cobrança da dívida Além disso, o aluno precisa estar ciente de que a faculdade só pode acrescentar os juros de 12% a.a. e a multa não pode ultrapassar 2%.

Acima desses valores, é passível e direito do aluno acionar os seus direitos do devedor através do PROCON de sua região.

Cobrança judicial

A instituição educacional pode recorrer a judiciário para ter o recebimento da dívida. O processo será mais custoso para a faculdade e consequentemente pode ser mais complicado para que o aluno consiga negociações melhores para quitar o débito.

Em alguns casos, o estudante pode até mesmo ter os bens penhorados para que seja efetuado o pagamento referente aos valores em aberto.

Restrição

Caso o estudante não frequente mais a faculdade, mas queira retornar em algum momento, o ingresso pode ser negado. Além de ter possibilidade de não permitir que o aluno efetue a rematrícula, caso ainda esteja cursando.

No entanto, caso o aluno esteja disposto a quitar o débito de mensalidade atrasada, por exemplo, a faculdade e o devedor devem negociar para a regularização das parcelas.

Dívida com a faculdade caduca?

A dívida com a faculdade “caduca” em 5 anos. Mas apesar do termo ser bastante conhecido, poucas pessoas sabem o seu real significado. O aluno inadimplente continua devendo mesmo depois de 5 anos. A diferença é que, a dívida “caducar” significa que o valor não pode mais ser cobrado através de vias judiciais.

Ou seja, o credor pede o direito de fazer essa cobrança através da via judicial. Mas é preciso atenção: prescrição de dívida com a faculdade é diferente de decadência, que nesse caso, pode ocorrer no mínimo depois de 10 anos a partir da data de vencimento da dívida.

Dicas para quitar a dívida

O estudante deve estar sempre ciente dos prazos de vencimento. Além disso, é importante ter uma reserva financeira para eventuais situações que possam ocorrer para o não pagamento da dívida.

  • Conhecer o orçamento: não adianta sugerir um acordo para a instituição educacional se esse acordo parecer irreal tanto para o devedor, quanto para a faculdade. Levar tudo para a ponta do lápis antes de negociar é essencial para o cumprimento da quitação de débito.
  • Buscar plataformas online: alguns sites disponibilizam modelo para solicitar negociação com a faculdade e até mesmo para realizar o cálculo do valor original acrescido de reajustes.
  • Fazer uma oferta possível para ambas as partes: saber o valor do débito e as condições possíveis de pagamento faz com que o devedor tenha mais possibilidades de realizar uma oferta razoável, muitas vezes livre de juros e multas
  • Ter comprometimento: o aluno deve efetuar o pagamento da dívida e estar atento às datas de vencimento acordadas na negociação com a instituição de ensino.

Busque sempre encontrar mais formas de quitar sua dívida de faculdade.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

35 respostas

  1. Eu fiquei devendo 2 mensalidades da faculdade em 2012 e fiquei desempregada, quando consegui trabalho em 2014 fui até o financeiro da faculdade pegar os boletos e ela não quis fornecer os boletos alegando que só em outro endereço, como eu não tinha tempo e achei um absurdo. Deixei pra lá, agora a faculdade enviou a minha dívida com um juros
    a faculdade é a (suprimido por fins jurídicos),absurdoo pra um escritório de cobrança e como eu não concordei em pagar os juros absurdo, eles falaram que vão enviar o meu nome prá o cartório de protesto. agora eu não sei o que fazer.

    1. Tudo certo, Maria?
      Caso esteja se sentindo lesada, indico que você busque ajuda do PROCON ou uma ajuda especializada para revisão dos juros aplicados.

  2. Fiz faculdade em 2010 não consegui pagar até o final fiquei devendo alguns meses, hj esta dívida está em
    Juízo com bloqueio de bens, tenho interesse em pagar porém está com juros altíssimos, como faço para rever isso é tirar estes juros absurdo?!

  3. Eu tentei negociar minha dívida de 2017 e eles não querem baixar o valor da parcela, eu me mostrei interessada em pagar a dívida mas eles querem cobrar um valor muito alto em cada parcela e eu não tenho condições não sei o que fazer !

  4. O último semestre da minha faculdade ficou em aberto. Última parcela venceu em julho de 2012. Agora um escritório de cobrança está requerendo o pagamento de 6 mil reais pela dívida. Minha pergunta é se eles podem me processar 8 anos depois?

    1. Geysiane, mesmo que tenham passado os 5 anos e seu nome esteja “limpo”, a dívida não deixa de existir. Por isso, recomendo que você busque a ajuda de um advogado para resolver a situação.

  5. Ola! Fiz faculdade em 2003 e ficou em aberto um semestre, nunca me cobraram..Agora ando recebendo email sobre cobrança.Minha divida prescreveu? Ou eles pode bloquear meus bens? Att

    1. Olá, Eva. Após 5 anos da dívida, ela continua, no entanto, o valor não pode mais ser cobrado através de vias judiciais. É preciso que você entre em contato com a instituição e um advogado para entender melhor a situação e chegar a um acordo.

  6. Boa tarde, fiz faculdade na (suprimido por fins jurídicos), fiquei com 3 parcelas de Fevereiro, março e abril de 2014 tranquei o curso, pois não podia pagar e não estavam me cobrando hoje recebi um email, informando: “informamos que seu prazo para negociação na esfera amigável encerra-se em 26/01/2021.

    Após esta data, ajuizaremos ação judicial junto ao Fórum competente, conforme autorizado pelo Código Civil vigente.”

    Eles podem fazer isso, mesmo após os 5 anos?

    1. Gustavo, mesmo que tenham passado os 5 anos e seu nome esteja “limpo”, a dívida não irá deixar de existir. Porém, o valor não pode ser cobrado por meio de vias judiciais. Portanto, recomendo que você entre em contato com um advogado para entender melhor como fica a situação.

  7. Estou com uma divida do segundo semestre de 2020 na faculdade e o valor é muito alto, estou faltando dois semestre para formar e a forma de negociação deles ou é cartão de crédito ou um boleto do valor integral, existe algum meio que posso tentar negociar com forma pagamento boleto?

    1. Paulo, recomendo que você tente negociar essa forma de pagamento diretamente com o setor financeiro da faculdade, buscando um acordo diante da sua situação.

  8. Entao fiquei devendo a mensalidade da faculdade nao conclui so fiz uns 5 meses nunca fui cobrada nem sabia da divida e antes de dar 5 anos entraram na justica e bloquearam minha conta no banco sorte que nao tinha nada la
    Mas queriam me cobrar muito e as custas do advogado tb agora fazem 6 anos. Bloquearam minhas contas so que tem dinheiro la. E do meu trabalho nao e muito mas e o que tinha
    Entao querem que eu pague um valor absurdo juros e as custas dos advogados deles
    Nao tenho como pagar o que eu faco? Eles podem fazer isso ?

    1. Marli, é uma situação bem delicada, por isso recomendo que você busque a ajuda de um advogado para resolver a situação e buscar renegociar a dívida com a instituição.

  9. Olá! Tenho uma dívida com uma Faculdade e agora em Novembro de 2020 ela prescreveu, ou seja, passou de 5 anos. Inclusive, a restrição que estava em meu CPF (Serasa) desapareceu dois dias após de completar 5 anos. Queria saber se isso afeta de alguma forma o meu Score? Pois vejo que mesmo sem restrições ele sofre baixas (score).
    A Empresa de Cobrança da Faculdade continua me ligando mesmo assim. Obviamente querem receber.
    Enfim, queria saber se isso afeta de alguma forma o desempenho do crédito que o mercado possa vir a oferecer.
    Obrigado!

  10. Eu fiz uma inscrição de uma pós e não tranquei o curso, não realizei a pós e negativou o meu nome. Como faço para resolver essa situação?

    1. Tudo certo, Daniela?
      Como é um caso bem específico, recomendo que você busque a ajuda de um advogado especializado na área para resolver a situação junto à faculdade.

  11. Em 2016 estudava com auxilio do FIES, e no processo de trancamento não foi me informado que o valor de pendencia do FIES ficaria para mim pagar, informação que só fui informado agora, quase 5 anos depois, quando a dívida ja está em uma empresa de cobrança. Decidi entrar em contato com a universidade e me informar melhor sobre a situação, e realmente eles esqueceram lá a informação para vir me cobrar somente a alguns meses da dívida “caducar”. Como a dívida só chegou a ser informada quando ja repassada para frente, com chances de sujar meu nome e etc, eles fizeram algo de errado? Devo tentar negociar diretamente com a empresa de cobrança?

    1. Mateus, recomendo que você busque a ajuda de um advogado para resolver a situação junto à instituição. Além de buscar renegociar a dívida.

  12. Boa noite ! Sou Daniel, gostaria de uma orientação sua.

    Fiz o vestibular e passei, logo após fiz minha matrícula mas não conseguir estudar por conta do trabalho e vinha pagando algumas mensalidades , fui na instituição falei que queria trancar não me deram a opção de trancamento falaram que só poderia fazer o Cancelamento , fiz o Cancelamento após isso ainda me enviaram uma mensalidade e o valor da multa de cancelamento O valor é absurdo .o que devo fazer ?

    1. Daniel, recomendo que você entre em contato com um advogado especializado na área para tentar uma renegociação da dívida. Ele vai conseguir te orientar melhor.

  13. Meu chamo Natália, dei início na faculdade, e ao mandar mensagem referindo que eles não me deram a bolsa conforme orientação ( e carta entregue na secretaria) falei que estava pensando em trancar a faculdade e automaticamente eles trancaram sem meu alvará, perdi todo o semestre e estão me cobrando 6.000( já estou com o nome no Serasa) por duas parcelas refente a meses que não estava matriculada. Tentei conversar mais sem sucesso, nesse caso como devo proceder?

  14. Boa Tarde,
    Me formei em 2001 e não consegui pagar as mensalidades desse último ano ,desde então tenho essa dívida há 20 anos.
    Tive minha conta bloqueada no passado, mesmo sendo salário e fiz um acordo do qual não consegui cumprir.
    Estou com uma ação judicial e em 2019 a divida foi para o serasa.
    Fiquei devendo 7 e agora está em quase 100 mil.
    Como devo proceder por favor?
    Essa dívida deixa de existir algum momento? Posso ter o processo desarquivado e os bens penhorados mesmo depois de anos?
    Obrigada

    1. Camila, nesse caso, recomendo que você busque a renegociação de dívidas com a empresa. Lembrando, só aceite um valor na renegociação se você realmente conseguir cumprir.
      A dívida não deixa de existir, apesar de caducar após 5 anos, você permanece em situação de inadimplência!

  15. Fiz apenas 1 semestre da faculdade e acabei mudando de uma para outra, deixando de fechar a matricula na faculdade. Estão me cobrando as mensalidades de semestres que não tive aula, uma vez que não estava mais na faculdade. A dívida é de 2016 e até hoje recebo mensagens de negociação, mas com juros absurdos. O que posso fazer?

    1. Natalia, nesse caso recomendo que você procure um advogado para te ajudar da melhor forma, você pode solicitar um advogado gratuito na defensoria.

  16. Boa tarde, fiz a matrícula na faculdade e nem cheguei a estudar em nenhum dia, infelizmente passei por problemas pessoais e esqueci de trancar, a faculdade está me cobrando absurdos, e protestaram meu nome, o que fazer nesse caso

    1. Rose, como é um caso bem específico, recomendo que você busque um advogado especializado na área para te orientar da melhor forma.

  17. Oi ,fiquei devendo 460 de um acordo jurídico fiquei desempregada e não tive como pagar o acordo mas, agora depois de seis meses estão cobrando 3400,tô desesperada ,pq falarão que vão penhora meu carro ,eu não tenho como paga 3400,sendo que só devia 460,não sei o que fazer , faculdade católica

  18. Ola Artur, me matriculei em uma pos Graduacao online, mas não me identifiquei com o curso. A multa de cancelamento em 2018 estava muito alta e não pode pagar. Eu cursei algumas disciplinas e não conclui. A faculdade comocou meu nome em protesto e não facita para eu quitar os valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos