Dropshipping, você sabe o que é? Descubra como funciona!

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Dentro do empreendedorismo existem diversas práticas que podem auxiliar empresas, uma delas gira em torno dos estoques. Um serviço bastante popular entre vendedores individuais e comércios digitais, o Dropshipping representa vários benefícios.

O processo de Dropshipping acaba trazendo lucro às empresas, pois barateia e agiliza o serviço de entrega.

No Dropshipping, a loja online faz apenas o intermédio de venda entre o cliente e o produto. A partir disso, ele é entregue por outra empresa que recebe a informação de compra.

Entenda o que é Dropshipping

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Voltado para os serviços de vendas digitais, o processo consiste em encaminhar a informação de venda de um produto para seu fornecedor.

Ele é chamado de Drop Shipper ou Dropship, e fica encarregado de enviar o produto para o cliente em nome da loja online.

Assim, a loja nem precisa ter acesso ao produto vendido, o que dispensa toda a burocracia de organização de produtos e local de armazenamento.

Ou seja, o comércio online se torna uma plataforma para outras empresas divulgarem e venderem seus produtos.

Conheça o funcionamento do processo de Dropshipping

Inicialmente, acontece a compra do produto pelo cliente por meio da loja online. Após isso, essa empresa repassa a informação de venda para o parceiro dropship.

Ele fica responsável pelo contato posterior com o cliente, iniciado pelo rastreamento do produto. No final do processo, finaliza a entrega no endereço escolhido pelo consumidor.

Algumas grandes marcas do mercado adeptas do dropshipping são:

  • eBay;
  • Aliexpress;
  • Amazon.

Caso o consumidor fique insatisfeito com o produto, as reclamações devem ser feitas para a o comércio online. Eles servirão como intermediadores entre o consumidor e o Drop Shipper.

Então, quais as vantagens do Dropshipping para as empresas?

Existem diversos benefícios em utilizar o dropshipping na venda de produtos online.

O maior deles é a diminuição das despesas. Isso porque não é preciso investir no estoque de produtos, nem em funcionários para geri-los corretamente.

Isso possibilita que seu gerenciamento ocorra em apenas uma sede, mesmo que ela seja uma gigante do mercado online.

Outra característica é a variedade de produtos, isso porque não existem limites de fornecedores para encher a loja de itens.

E quais as desvantagens do dropshipping para um e-commerce?

A maior desvantagem de adotar essa estratégia do e-commerce é a baixa margem de lucro relacionada com a concorrência.

Isso porque, mesmo economizando em outros setores, a loja pode possuir concorrentes maiores que oferecem os mesmos produtos.

Além disso, existe o risco do fornecedor oferecer produtos de má-qualidade, que poderão denegrir a imagem da loja virtual.

Como garantir o bom funcionamento do Dropshipping?

Para garantir o fornecimento de bons produtos, é preciso que o e-commerce possua um controle de fornecedores.

Além disso, ter um bom serviço de feedback é essencial. Isso porque são os usuários que podem melhor avaliar a qualidade de cada produto e serviço.

Assim, fica fácil descobrir quando um fornecedor representa riscos para a imagem da empresa baseando-se nos retornos negativos.

Caso você escolha começar a vender pelo serviço de Dropshipping, não esqueça de investir na qualidade desde a entrega. Assim, garantirá uma boa experiência para o cliente que retornará e garantirá o crescimento do seu negócio. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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