Home Blog Economia pessoal: {7} dicas para melhorar seu planejamento financeiro

Economia pessoal: {7} dicas para melhorar seu planejamento financeiro

economia pessoal2

Saber como gerar economia pessoal, cortar despesas e racionalizar suas finanças, pode representar um grande benefício para sua vida financeira.

A economia pessoal não deve ser visto como um processo árduo, mas sim, como um comportamento que você precisa transformar em hábito.

Entender de economia pessoal significa ter as contas em dia, não contrair dívidas e, assim, conseguir fazer economias e aplicá-las com educação financeira em investimentos.

Dicas de economia pessoal

 

A economia pessoal é muito importante para a consolidação do seu planejamento financeiro, portanto, esteja atento a algumas dicas de economia pessoal que podem ajudar o desenvolvimento deste comportamento.

1. Pagar à vista

Pagamento à vista sempre vai ser a melhor opção de pagamento possível. Parcelar ou pagar com o cartão de crédito podem ser métodos que levem o consumidor a desorganização, atrapalhando seus orçamentos futuros.

Além disso, em compras grandes e/ou caras, o método de pagamento a vista pode proporcionar descontos.

Mesmo que dividindo você tenha a sensação de um conforto no orçamento mensal, esta não é a opção mais econômica e vantajosa.

2. Poupar para o longo prazo

Poupar para longo prazo é uma decisão mais inteligente do que consumir no curto prazo.

Ter o hábito de economizar dinheiro para o longo prazo vai facilitar a construção de uma reserva financeira consistente e que, ao longo do tempo, vai passar por valorizações.

Quanto mais distante o prazo, mais tempo o seu dinheiro renderá sobre os juros compostos, em caso de renda fixa. Se você investir em renda variável, a valorização de longo prazo pode ser ainda melhor, dependendo do ativo que você decidir investir.

3. Não compre por impulso

Compras impulsivas podem ser responsáveis por um descontrole no planejamento financeiro. Portanto, para evitar esse tipo de comportamento, existem algumas ótimas dicas:

  • Não vá às compras triste, irritado ou com fome;
  • Não leve crianças;
  • Faça um lista antes de ir às compras;
  • Usar dinheiro em espécie;
  • Crie um limite para gastos supérfluos.

4. Fluxo de caixa pessoal

Usar instrumentos com o fluxo de caixa pessoal podem ajudar bastante para a organização financeira.

Com essa ferramenta, você consegue ter uma visão macro sobre todos os seus recebimentos e todas suas despesas, auxiliando na manutenção de um saldo positivo.

Para o desenvolvimento do fluxo de caixa pessoal é interessante o auxílio de planilhas.

5. Comparar preço de produtos

Essa dica, mesmo sendo muito simples, não é adotada pela maioria das pessoas. A pressa ou, até mesmo, o hábito de comprar impulso podem ser mais fortes que a racionalidade de estar comparando preços.

Pesquisando sobre os produtos e serviços que deseja obter e comparando preços, você pode obter economia adquirindo bens da mesma qualidade.

6. Trace metas de economia

Traçar metas é muito importante para que você planeje um plano de ação para alcançar seus objetivos.

Divida as metas em prazos e mantenha-as sempre objetivas e atingíveis.

7. Busque educação financeira pessoal

O desenvolvimento da educação financeira pessoal é muito importante para que você saiba como administrar e multiplicar seus recursos.

Educação financeira nunca é demais. Logo, busque estar sempre estudando, lendo livros de economia e finanças.

Esse desenvolvimento será importante para todas as fases da sua vida e para qualquer realidade financeira.

Por fim, vale a pena ressaltar que as dicas sobre economia pessoal devem ser transformadas em hábitos. Se isso for feito, você estará construindo o caminho para o sucesso financeiro.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *