Home Blog Economia sustentável: gastar menos e ajudar o meio ambiente

Economia sustentável: gastar menos e ajudar o meio ambiente

fabrica de succes solutii de marketing

A economia sustentável é revolucionária por mostrar que para o desenvolvimento econômico e, até mesmo, para suas finanças pessoais, tomar decisões que ajudam o meio ambiente podem representar benefícios financeiros.

Ser mais consciente sobre os produtos que você compra e ser consciente quanto ao gasto de recursos finitos, são algumas das pautas adotadas pela economia sustentável. Sendo importante para o aspecto social e para a educação financeira.

O que é economia sustentável?

economia-sustentavel

Economia sustentável é um conceito macroeconômico, que foca em mostrar que para atingir o desenvolvimento econômico desejado não é necessário comprometer a saúde do meio ambiente.

Apesar de ser algo que visa o impacto na sociedade como um todo, a mudança deve partir dos indivíduos que compõem a economia.

Portanto, economia sustentável, para nós consumidores, é uma série de comportamentos relacionados a um consumo sustentável e consciente que, além de diminuir o impacto negativo no meio ambiente, pode representar uma economia financeira pessoal.

Comportamentos de uma economia sustentável

Ao entendermos o conceito e importância de uma economia sustentável, é necessário, também, buscar uma série de hábitos que podem ser adotados que vão permitir um impacto positivo no meio ambiente e no seu próprio bolso.

Reduzir o consumismo

Comprar acima do necessário, obviamente, não é nada bom para o seu bolso. O dinheiro que você está gastando em compras supérfluas, poderia ser usado para formar uma reserva financeira e uma carteira de investimentos.

Além disso, a falta de um consumo consciente, pode impactar negativamente o meio ambiente, já que você estará demandando mais produtos, insumos, processo fabril, entre outros fatores que impactam negativamente.

O indicado é utilizar o máximo possível os produtos, especialmente aqueles que são de materiais agressivos para o meio ambiente, como:

  • Plástico;
  • Papéis não recicláveis, como papel higiênico, por exemplo;
  • Eletrônicos não recicláveis;
  • Vidros não recicláveis, como vidros temperados.

Optar por produtos sustentáveis

Falamos acima sobre quais produtos evitar, mas é importante saber, também, aqueles que o uso é mais sustentável.

  • Roupas ecológicas;
  • Guardanapos de algodão orgânico;
  • Lâmpadas LED;
  • Carros elétricos ou movidos a gás natural;
  • Sacos reutilizáveis para as compras.

Além dessas sugestões de produtos, é necessário lembrar que você pode até obter economia por estar tendo um consumo responsável e sustentável.

Ao invés de comprar diversos copos plásticos para o trabalho, manter um fixo, por exemplo, é mais econômico e sustentável.

Não desperdiçar água e energia

Água é um bem natural finito, e uso exagerado desse recurso pode levar a escassez no futuro. Já parou para pensar como seria sua vida sem água ou energia, por exemplo?

Portanto, na hora de consumir energia e água, até mesmo fora da sua casa, sempre tente desperdiçar o mínimo possível.

Sabemos que as contas de energia podem ser muito cara, ou seja, ao poupar energia, você está ajudando o meio ambiente e economizando.

O mesmo serve para o consumo de água. E, mesmo que a conta d’água seja paga pelo condomínio, por exemplo, você tem motivos suficientes para não exagerar no consumo desse recurso finito.

Troca de resíduos eletrônicos

Resíduos eletrônicos como discos, celulares, e aparelhos eletrônicos em geral, podem ser trocados por descontos em alguns pagamentos, como a conta de luz, por exemplo.

Além disso, muitas empresas que vendem celulares, por exemplo, ao devolver seu telefone antigo, oferecem descontos na compra de novos aparelhos.

Vantagens da economia sustentável

Deve ter ficado claro que a sustentabilidade econômica é muito vantajosa. A importância da economia sustentável não se restringe apenas a sua vida, mas, apresenta diversos benefícios para os outros e para o mundo como um todo.

Alguns exemplos de benefícios que a economia sustentável pode trazer, são:

  • Desenvolvimento econômico sem comprometer o meio ambiente;
  • Reutilização de bens, evitando compra constante de novos;
  • Diminuir produção industrial que impacta o meio ambiente negativamente;
  • Economia de dinheiro no longo prazo. Por exemplo: carros elétricos podem ser mais caros de comprar, mas o consumo de combustível é muito mais barato, resultando em uma economia no longo prazo;
  • Mundo mais verde e com menos poluição.

Por fim, é válido lembrar que a economia sustentável é essencial para o futuro do planeta. Ela apresenta vantagens para você, para as pessoas que estão ao seu redor e para o meio ambiente como um todo.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *