Home Blog Entenda o que é educação corporativa e quais são suas vantagens

Entenda o que é educação corporativa e quais são suas vantagens

educacao corporativa

Com diversos processos colaborativos e até mesmo a prática do coworking, cada vez mais empresas buscam formas de aprimorar a inteligência comercial do seu negócio e isso é viabilizado através da educação corporativa.

A educação corporativa funciona por meio da entrega de cursos, treinamentos e eventos de integração em uma empresa. Sua ideia é especializar cada vez mais os funcionários e fortalecer a aprendizagem com o compartilhamento de conhecimentos no empreendedorismo.

Então, a educação corporativa é uma forma de engajar os funcionários de uma empresa proporcionando uma formação continuada e integrando cada vez mais as práticas, valores e missões da empresa.

Ela é uma forma de cultura organizacional pautada no aprimoramento dos agentes internos e subsequentemente, aumento do desempenho e melhora da empresa.

Como funciona a educação corporativa?

A educação empresarial parte da coordenação da gestão de pessoas e do conhecimento gerado por vias internas de uma empresa.

Nesse caso, é comum a prática do treinamento in company, que é o contrato de uma outra organização para ministrar treinamentos ou cursos.

Por exemplo, uma empresa de tecnologia observou que muitos dos seus funcionários estavam com dívidas e isso prejudicava o foco e sua produção.

Para lidar com isso, ela contratou uma escola de educação financeira para realizar palestras sobre atitudes financeiras inteligentes.

Dessa maneira, os funcionários obtiveram uma melhora na gestão de suas dívidas e consequentemente, melhoraram o rendimento, já que estavam despreocupados com os fatores externos.

Então, o treinamento empresarial não somente melhorou a vida dos funcionários, mas também a produtividade do negócio.

Por meio dessa modalidade de gestão do conhecimento, os funcionários se tornam mais qualificados e oferecem  uma mão-de-obra mais especializada, sendo um processo visado em longo prazo.

Além disso, a educação corporativa também é pautada na diminuição do turn-over, uma vez que o funcionário fica mais motivado.

Portanto, a educação corporativa nas empresas é pautada nas seguintes premissas:

  • Aperfeiçoamento das competências individuais dos funcionários;
  • Conciliação dos funcionários com missão, visão, valores e cultura organizacional da empresa;
  • É pautado na inovação e subsequentemente no aumento da competitividade das soluções propostas pela empresa (ex. produtos e serviços oferecidos);
  • Aprendizagem contínua a troca de expertise entre os setores da empresa;
  • Aprimorar o tempo gasto com tarefas e objetivos;
  • Propiciar sugestão de mudanças e espaço para feedback.

Portanto, é evidente a importância da educação corporativa no desenvolvimento mais ágil e aprimorado da empresa e dos funcionários que atuam nela.

Isso se pelo fato de que o treinamento corporativo é cíclico, ou seja, uma parte retroalimenta a outra: se o empregado cresce, ele melhora a companhia, e se a empresa cresce, novos ramos e possibilidades surgem, o que pode gerar benefícios ao funcionário.

Quais são as vantagens da educação dentro das empresas?

O objetivo da educação corporativa é justamente integrar os modelos organizacionais de uma empresa em relação aos seus ativos fundamentais, os funcionários.

Por isso, é pautada em uma interação e comunicação entre a empresa e os colaboradores.

Essa, inclusive, é uma forte tendência para empresas no geral.

Independente do ramo de atuação, são benefícios da educação corporativa: auxílio na tomada de decisão, rapidez na proposição de resoluções, melhoria da comunicação e até mesmo no potencial da equipe.

Além disso, entre as vantagens da educação corporativa estão:

  • Motivação extra para os funcionários: na medida em que a empresa investe em seus funcionários ela acrescenta uma percepção de valor;
  • Aumento da produção e produtividade: com funcionários mais motivados é comum que a produção da empresa aumente, já que eles se tornam subsequentemente mais produtivos em suas funções;
  • Inovação e confiabilidade: como os treinamentos, cursos, palestras e workshops são atualizações e novos insights. Aborda também, expertise externa, inovação e conhecimentos que subsidiam soluções para empresa, novas formas de pensar;
  • Vantagens competitivas: de acordo com as novas soluções, a empresa poderá desenvolver estratégias que a diferencie das demais no mercado.

Por fim, a educação corporativa é uma forma de aumentar e movimentar a inteligência, expertise e know-how de uma empresa, por meio do aprimoramento dos seus funcionários e dos processos internos. Com ela, a organização tende a propor soluções mais atrativas para os clientes ou até mesmo, melhorar a sua produtividade.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *