Educação empreendedora: entenda por que você deve despertá-la

educacao empreendedora

Por diversas vezes o empreendedorismo é encarado como um monstro de sete cabeças. E por isso, a educação empreendedora não é estimulada, pelo medo de dar errado. Muita das situações as pessoas não sabem sequer o que temem, mas sentem receio em tentar.

Ou seja, a falta de impulso para desenvolver uma educação empreendedora é um dos principais fatores pela falta de base que temos no universo do empreendedorismo, seja dentro do ambiente escolar, quanto no ambiente familiar.

A educação empreendedora é uma forma ativa de encorajar pessoas a sair do usual e desenvolver projetos, negócios ou serviços. O empreendedorismo na educação abrange tanto a busca da realização de projetos profissionais, quanto pessoais.

O que define uma mentalidade empreendedora?

educacao-empreendedora

A mentalidade empreendedora não está presente apenas quando se é dono de uma empresa, por exemplo. Muitos colaboradores também podem desenvolver em si o intraempreendedorismo.

Isto é, empreender em uma organização. Claro, respeitando os limites impostos por fatores externos. No entanto, uma dúvida recorrente é a de qual seria o ponto chave para uma mentalidade empreendedora?

Alguns aspectos são essenciais para aprender a empreender e ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, não está ligada diretamente ao poder aquisitivo para desenvolver um plano de negócio.

Na maior parte do tempo o sucesso ou insucesso de um empreendedor não está relacionado a ter feito ou não um curso de empreendedorismo, de ter frequentado ou não uma escola de empreendedorismo.

O que define uma mentalidade empreendedora é a capacidade de ser resiliente, de saber se reconstruir e entender que consistência é a chave para abrir ou não a porta do êxito empreendedor.

  • Você é o responsável pelas decisões e resultados

Pessoas que estão acostumadas a trabalharem para outras podem entrar em um círculo vicioso de não saber lidar com a responsabilidade. Quando se está fazendo parte da engrenagem de uma empresa, um erro pode ser fatal, mas a probabilidade é menor.

Já quando se é empreendedor, você precisa entender que é inteiramente responsável pelas decisões e resultados obtidos através das mesmas – sejam eles resultados bons ou ruins. Por isso, é preciso se reinventar e não desistir do jogo.

  • Nem tudo sai como o planejado

O plano no papel é perfeito, na vida real as coisas acontecem de forma diferente. Seja uma pequena ou grande modificação na rota, quem não possui preparo psicológico para empreender, não consegue manter a vontade de continuar.

Entender que nem tudo sai como o planejado é o primeiro ponto para trabalhar em mentalidade de sucesso e empreendedora. Se o plano não sai como o esperado, recalcule a rota e volte para o percurso desejado. Ou então, saiba quais proveitos você pode tirar dessa nova estrada.

  • O processo é contínuo

Não apenas no campo do empreendedorismo, em todos os ambientes em que se deseja manter útil e capaz é preciso entender que o processo é contínuo. É necessário experienciar, aprender, cair e levantar.

Como desenvolver uma educação empreendedora?

Além de investir em cursos, livros e outros pontos de apoio que servem como uma ótima maneira de desenvolvimento. Quem procura desenvolver uma mentalidade empreendedora precisa entender e cultivar os pilares que envolvem esse movimento.

  • Amor;
  • Visão;
  • Competência;
  • Consistência.

São alguns dos pilares que devem ser lembrados sempre por quem quer estimular uma educação empreendedora. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos