Eficiência operacional: saiba como aumentar a do seu negócio

eficiencia operacional

Em busca da otimização dos resultados de um negócio, a eficiência operacional, sem dúvidas, é um dos pontos em que a empresa deve direcionar seus esforços.

Para isso é necessário entender bem o que, de fato, é a eficiência operacional e o que as empresas devem fazer para atingi-la no empreendedorismo.

O que é a eficiência operacional?

A eficiência operacional, de forma simplista, pode ser definida como a divisão entre os resultados obtidos do negócio pelo custos operacionais da empresa.

Os custos operacionais, por sua vez, são aqueles que garantem a execução das atividades de uma empresa, por exemplo:

  • Insumos produtivos;
  • Salário de funcionário;
  • Viagens corporativas;
  • Aluguéis.

Portanto, para aumentar eficiência operacional, o negócio deve aprender a manter o nível de produtividade reduzindo seus custos operacionais ou melhorar seus resultados mantendo constante as despesas operacionais.

Falando desta forma, pode parecer simples. Entretanto, a tarefa de otimizar eficiência operacional não é nada fácil.

4 estratégias para aumentar a eficiência operacional do seu negócio

Existe uma série de estratégias adotadas por empresas de sucesso que buscam entregar seus produtos ou serviços com a mesma qualidade, mas gastando menos.

Dessa forma, para aumentar a lucratividade e rentabilidade do seu negócio, é interessante estar atento à algumas dicas de como melhorar a eficiência operacional de uma empresa.

1. Coletar dados e informações relevantes

Para melhorar a atuação de qualquer setor de um negócio, é extremamente relevante ter em mãos o máximo de dados e informações relevantes possíveis.

Dados e informações internas e também referentes ao mercado são ferramentas muito importantes para que a gestão operacional possa analisar quais meios deveriam estar performando melhor.

Para extrair as informações mais relevantes sobre a performance interna do negócio, é muito importante que a gestão conheça os KPI‘s (indicadores chaves de performance) da empresa.

2. Analisar os dados

Após coletar os dados mais relevantes, é necessário analisá-los e, a partir disso, desenvolver soluções que aumentem a eficiência da operação do negócio.

É necessário entender quais meios entregam mais resultado com os recursos que vêm sendo direcionados e quais não vem apresentando uma eficiência desejável.

Esta é uma ótima forma de direcionar os esforços e recursos da empresa para ações que trazem mais resultados.

3. Faça uma análise minuciosa nos custos

Quanto maior o negócio for, mais fácil se torna de perder de vista algum custo que vem prejudicando desnecessariamente o orçamento da empresa.

Por isso, muitas empresas grandes vêm demandando por controllers, que são profissionais que analisam contabilmente o negócio, cortando gastos que não vem contribuindo produtivamente para a empresa.

Caso seu negócio não tenha disponibilidade orçamentária para ter um controle, é papel de todos empreendedores ter uma noção mínima de contabilidade.

Portanto, faça você mesmo uma análise de todos os gastos, mesmo aqueles que pareçam irrelevante a primeira vista.

4. Invista em tecnologia

Para ser minimamente competitivo no mercado atual, é necessário ter a disposição recursos tecnológicos que aumentem a produtividade operacional do negócio.

Portanto, existem vários investimentos tecnológicos que podem ser feitos para melhorar a eficiência operacional, como:

  • Utilização de software de CRM;
  • Automação de pagamentos on-line;
  • Automação de processos de marketing e vendas;
  • Investimento nas demais áreas de TI (tecnologia da informação).

Esses investimentos podem ser inicialmente caros, mas, sem dúvidas, farão seu negócio atingir eficiência operacional.

Portanto, é possível perceber que, para aumentar a eficiência operacional no seu negócio, é necessário estar constantemente estudando a operação da sua empresa e investindo em soluções inteligentes.

 

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos