Home Blog Como emitir boleto bancário? Descubra as alternativas disponíveis!

Como emitir boleto bancário? Descubra as alternativas disponíveis!

emitir boleto bancário 2

Entender como emitir boleto bancário é importante não só para quem tem uma empresa, mas para consumidores que desejam fazer cobranças.

Para quem escolhe emitir boleto bancário existem algumas opções possíveis, sendo elas seguras, baratas e bastante práticas.

O que é um boleto bancário?

Antes de emitir boleto bancário, é importante entender o que ele é. O boleto bancário é um documento utilizado como instrumento de cobrança, para quem vende, e pagamento, para quem compra.

Ele costuma ser bastante utilizado por pessoas consideradas “desbancarizadas”, ou seja, que não possuem conta em um banco financeiro.

No entanto, é uma opção de pagamento e cobrança que oferece diversos benefícios até mesmo para quem possui uma conta corrente.

Alguns negócios, inclusive, oferecem descontos para pessoas que pagam através de boleto, já que esse tipo de pagamento é bastante prático tanto para os vendedores quanto para os clientes.

Quais os tipos de boleto?

homem deitado pagando contas

Algo pouco comentado é que existem diferentes formas de fazer um pagamento por boleto. Confira quais são os tipos de boleto:

  • Boleto sem registro: não é mais permitido, não repassava as informações sobre o comprador, a data de vencimento e o valor da compra ao banco;
  • Boleto registrado: com ele, devem ser comunicados ao banco informações sobre CPF ou razão social e CNPJ do comprador, valor e data de pagamento, além de penalidades em caso de atraso;
  • Carnê: uma série de boletos gerados para cobrar por compras parceladas ou serviços mensais, geralmente usado para valores mais altos;
  • Boleto recorrente: possibilita a cobrança mensal, bimensal ou trimestral, gerada de forma automática e entregue ao cliente.

Como funciona o boleto?

Ao emitir boleto bancário, algumas informações são apresentadas para que o pagante não se confunda e consiga identificar os dados necessários para a compensação do valor em débito.

Inicialmente, o documento apresenta o nome do banco que receberá o pagamento de quem emitiu a cobrança, servindo então como um intermediário.

Além disso, consta também o nome do titular da cobrança, ou seja, aquele que deve efetuar o pagamento.

Também é apresentado o valor da dívida junto a uma data limite para a sua quitação.

Na maioria dos casos, os boletos vêm com um código de barras que possibilita a captação automática de todos os seus dados por meio de leitores óticos oferecidos por bancos e outras instituições de pagamento.

O emissor do boleto recebe o valor em até 2 dias após o seu pagamento.

Quem pode emitir boletos?

A emissão de boletos é bastante comum entre pessoas jurídicas. No entanto, também é permitida para pessoas físicas, através de um intermediador financeiro, como um banco.

Para os Microempreendedores individuais, é preciso estar atento às regras de preenchimento, que exigem dados relacionados à multa e juros.

Como emitir boleto bancário?

Como visto anteriormente, a emissão de um boleto bancário pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas por meio do CPF ou CNPJ.

Para isso, existem diferentes alternativas, como:

Internet Banking ou Bancos digitais

A emissão através do internet banking ou pelos bancos digitais é feita pela pessoa ou empresa com conta corrente aberta nessas instituições.

Os dados necessários são sempre os mesmos: cedente ou sacador/avalista (que fará a cobrança), sacado (o comprador), prazo de pagamento, valor do título e orientações relacionadas a juros e multas.

Ao finalizar a emissão, é possível imprimir, enviar por e-mail ou copiar o código do boleto.

Vale lembrar que esse caso só permite o preenchimento manual dos boletos, um a um.

Por isso, caso exista a necessidade de um volume considerável de emissões, o internet banking pode não ser a opção mais adequada.

Intermediadores de cobrança

Quando existe a necessidade de otimização de cobranças, pode valer a pena contar com uma plataforma de emissão de boletos online.

No mercado, existem diversas opções com planos que atendem às demandas de cada cliente.

Por isso, é provável que você encontre uma opção mais adequada.

Os boletos emitidos desta forma são aceitos em todos os bancos, agências postais, lotéricas e outros estabelecimentos credenciados para o recebimento de boletos.

Qual a melhor forma de emitir boleto bancário?

Quando você opta pelo internet banking ou banco digital para emitir boletos bancários, a maior vantagem percebida é a praticidade.

Isso porque basta entrar no site ou aplicativo da instituição bancária para emitir o boleto, que pode ser enviado até mesmo através do seu código.

Já a opção de sistemas de pagamentos serve mais para pequenas e médias empresas que precisam de mais segurança e suporte para emitir um volume maior de cobranças.

Nesse caso, o processo de recebimento da empresa se torna mais simplificado, já que todo o trabalho é terceirizado.

Portanto, encontrar a melhor forma de emitir boleto bancário depende apenas das necessidades de cada um.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

4 Respostas para “Como emitir boleto bancário? Descubra as alternativas disponíveis!”

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle