Empowerment: a descentralização de poderes como método de gestão

empowerment2

O termo empowerment vem se tornando cada vez mais popular nos ambientes empresariais e pode ser livremente traduzido como “empoderamento”.

Portanto, é interessante que gestores e colaboradores entendam o que significa o empowerment dentro de um negócio e quais benefícios esse método de gestão no empreendedorismo pode trazer.

O que é empowerment?

O empowerment é uma estratégia de gestão descentralizada, onde os colaboradores são empoderados e incentivados a serem proativos.

Significa tornar o ambiente de trabalho propício ao crescimento pessoal dos trabalhadores e, por consequência, do negócio.

As empresas tradicionais tendem a cultivar um ambiente onde todas decisões estratégicas devem passar pelo chefe da empresa.

Entretanto, muitas empresas vêm adotando a estratégia de delegação de responsabilidades, onde várias pessoas assumem frentes estratégicas do negócio, tornando o ambiente mais dinâmico e descentralizados.

Importância do empowerment em uma empresa

Como demonstrados anteriormente, um dos principais pilares do empowerment é estimular a descentralização na tomada de decisões através do empoderamento dos colaboradores dentro do negócio.

Existem diversas vantagens do empowerment como método de gestão de um negócio, como:

  • Tornar funcionários mais produtivos e confortáveis dentro do ambiente de trabalho;
  • Aumentar a confiança entre os colaboradores e lideranças da empresa;
  • Melhorar a comunicação dentro do negócio;
  • Alinhar melhor objetivos e metas da empresa;
  • Flexibilizar atuação da equipe de acordo com as necessidades correntes do negócio.

4 Dicas para incentivar o empowerment no seu negócio

Portanto, fica fácil perceber que o empoderamento dos funcionários e da equipe como um todo pode ser uma ótima estratégia para melhorar os resultados dos negócios.

Entretanto, para migrar de um ambiente centralizado incentivando a divisão de lideranças, é necessário estar atento a algumas dicas de como tornar o empoderamento um hábito dentro da empresa.

1. Demonstração de confiança

Se você é um gestor ou está sobre a liderança de um negócio, a sua demonstração de confiança e de valorização de cada pessoa envolvida no negócio é muito importante.

Desta forma, o nível de empowerment do seu negócio será elevado, tornando a confiança como parte da cultura da empresa.

É importante lembrar que, ao delegar responsabilidades, nem sempre as pessoas vão executar as atividades da maneira planejada, mas tudo isso é um processo que no longo prazo aumentará a eficiência da sua empresa.

2. Encorajar a qualificação e desenvolvimento pessoal

É muito importante que oportunidades externas de desenvolvimento pessoal e melhor qualificação, para a equipe como um todo, sejam amplamente incentivadas.

Assim, cada pessoa será estimulada a estar constantemente melhorando e aprendendo mais, trazendo mais conhecimento para o ambiente de trabalho.

É importante lembrar que quando um colaborador aprende algo novo ou desenvolve alguma habilidade, todo a empresa acaba sendo beneficiada.

3. Compartilhar objetivos e metas para o negócio

É muito importante que toda a empresa esteja ciente dos objetivos e metas para o negócio como um todo.

Desta forma, dificilmente alguém se sentirá desestimulado por não entender o propósito das atividades que vêm executando.

Além disso, todos os colaboradores compartilham um objetivo final para a empresa, não dando margem a competitividades entre setores e pessoas.

4. Flexibilizar o trabalho

Todos os colaboradores são pessoas que têm suas próprias vidas, realidades, necessidades e horários.

Portanto, tornar o trabalho flexível, será uma atitude importante para que o ambiente de trabalho e as atividades sejam enxergados de forma mais positiva.

Ambientes de trabalho flexíveis, além de serem mais confortáveis para todos os funcionários, estimula o crescimento e a proatividade de todos envolvidos na empresa.

Por fim, é interessante lembrar que o empowerment como forma de gestão, torna cada pessoa envolvida no processo produtivo de um negócio mais empoderada e, consequentemente, mais determinada a alcançar o sucesso junto à empresa.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos