4 dicas essenciais para o empreendedor iniciante

empreendedor iniciante

Ser um empreendedor pode ser o sonho de muitos, mas poucos levam esse desejo para frente. O empreendedor iniciante se depara com diversos obstáculos na estruturação e geração de valor do seu negócio.

A verdade é que o empreendedor iniciante pode adquirir conhecimento com o passar do tempo, advindo da experiência empreendedora. Mas no mundo real, é impossível prever todas as adversidades e necessidades de criatividade que quem quer começar um negócio precisa encarar.

Isto é, o empreendedor iniciante precisa, além de querer começar a empreender, treinar e desenvolver uma mentalidade empreendedora. Isso é, preparar o terreno para perdas, ganhos e demais ações que podem vir com o decorrer do tempo.

4 dicas para o empreendedor iniciante

Os empreendedores possuem algumas frases e palavras que são peças chave para continuar no caminho do empreendedorismo. Uma delas é a palavra resiliência.

Uma pessoa resiliente é aquela cujas adversidades não fazem com que ela seja abalada em sua verdadeira natureza. Ou seja, um empreendedor resiliente sabe, mesmo depois de passar por períodos difíceis, se adaptar e retomar com igual ou maior energia.

O começo e recomeço são uns dos tópicos principais para quem quer saber mais sobre dicas de empreendedorismo. Seja para tirar um projeto do papel ou para reformular um modelo de negócio.

1. Coloque a ideia no papel, para depois colocá-la em prática

Antes de executar um projeto, é preciso moldá-lo a fim de que a possibilidade de danos seja reduzida ou até mesmo anulada.

A criação de um planejamento é uma etapa crucial para o empreendedor iniciante evitar perder tempo e dinheiro.

Provavelmente, a ideia sofrerá algumas modificações na vida real do que seria no papel. Isso é normal, mas não pode ser algo muito solto para que o empreendedor não possa ter tato em nenhuma ação.

2. Invista em conhecimento

Uma das dicas mais comuns é para que quem quer empreender, entre em um mercado que já conhece ou, de certa forma, domina.

Mas nem sempre isso é possível e essa premissa não é uma garantia de sucesso.

Para ter maiores possibilidades de fazer o negócio alavancar, é essencial investir em conhecimento. Não apenas na área em que o negócio irá atuar, mas também nas ferramentas que serão necessárias para fazer com que o produto chegue até os clientes.

3. Use as ferramentas do marketing digital

Ter um perfil na rede não é mais um diferencial, é uma obrigação. As pessoas estão buscando umas às outras nas redes sociais e quem quer empreender precisa ser visto.

Por isso, usar as ferramentas do marketing digital pode ser uma ótima oportunidade para levar o empreendimento a um maior nível de pessoas.

Isso sem contar na oportunidade de afunilar o grupo que quer atingir.

4. Conheça a concorrência

Antes da fase de tirar o projeto do papel, é preciso fazer um estudo da concorrência. Um bom empreendedor precisa reinventar o mercado em que deseja se desenvolver. Ser mais um, apresentando mais do mesmo não é uma boa jogada.

Por isso, um empreendedor iniciante precisa investir em cursos, livros sobre empreendedorismo, filmes e as mais variadas formas de adquirir conhecimento, além da experiência. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos