Home Blog Empreendedor inovador: {6} características chave

Empreendedor inovador: {6} características chave

franqueador 2

Aprender a ser um empreendedor inovador, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil.

Empreender é uma tarefa difícil, inovar mais ainda, portanto, é preciso muito estudo, preparo e inteligência para se tornar um empreendedor inovador.

No entanto, o empreendedor inovador é uma pessoa comum, mas que possui uma série de características que o possibilitam alcançar seus objetivos e desenvolver soluções novas.

Logo, para quem deseja empreender inovando, é indicado estar atento a uma série de características compartilhadas por todos empreendedores inovadores. Atitudes essas, que são essenciais no mundo do empreendedorismo!

6 características essenciais para se tornar um empreendedor inovador

Portanto, para quem deseja desenvolver as características do empreendedor inovador, essa lista pode ajudar muito.

A partir do conhecimento dessas características, você pode começar a exercitar a criatividade e inovação nos negócios.

Sempre estar atento aos padrões

Analisar dados e informações, e a partir disso, identificar padrões, sem dúvidas, é uma característica marcante dentro do mundo do empreendedorismo inovador.

Entender e saber quando há efeito de causalidade em algum fator para alcançar seu objetivo, é muito importante para a tomada de decisões dos empreendedores.

É importante entender que, para inovar, também é interessante conhecer experiências prévias, saber o que funciona e o que não funciona.

Anotar tudo que for relevante

No mundo dos negócios, acontecem muitas coisas ao mesmo tempo e, consequentemente, muitas ideias surgem.

É normal que nossa mente não consiga guardar todos os pensamentos que aparecem, portanto, para não deixar de lado algo que pode ser interessante para a sua empresa, é necessário sempre estar tomando notas.

Uma ideia disruptiva pode aparecer a qualquer momento, logo, esteja preparado para anotar e guardar o pensamento com carinho.

Boa reação a eventuais falhas e medos

No mundo de empreendedorismo, é praticamente certeza que falhas ocorrerão ao longo do caminho e muitas coisas não acontecerão da forma que você havia planejado.

Portanto, quem alcança o sucesso empreendendo, são pessoas que sabem lidar com essas situações de uma forma positiva, extraindo o que há de melhor na situação.

Momentos de falhas e medos em relação ao negócio, são aqueles que você tende a estar mais atento e cuidadoso em relação a tudo que está acontecendo.

Esse cuidado e atenção que o medo traz, podem ser fontes exponenciais de disrupção e inovação.

Gostar do que faz

Quem gosta do que faz tende a ter mais sucesso e desenvolver soluções mais criativas.

Isto pode ser explicado porque quem trabalha com algo que gosta, normalmente, pensa de acordo com a cabeça do consumidor, além de ter a mente empreendedora.

Para ter sucesso com empreendedorismo e inovação, gostar da área de atuação é um fator que pode facilitar bastante o processo.

Entender o processo criativo

Evidentemente, a criatividade se manifesta e é estimulada em cada um de uma forma diferente.

Contudo, adaptando para o seu método, o empreendedor deve dominar a estrutura do método criativo, que basicamente consiste em:

  • Preparação;
  • Incubação;
  • Iluminação;
  • Implementação.

A incubação é o momento mais pessoal e que merece maior destaque, já que é nesta etapa que o empreendedor deve usar seu método de desestressar a mente, e assim, chegar as respostas inovadoras que precisa.

Desenvolver multifunções

Antes, o celular era visto apenas como um meio para fazer ligações, entretanto, ao longo do tempo, algum empreendedor inovador percebeu a oportunidade de anexar a este bem funções que atraíram um mercado consumidor ainda maior.

Portanto, um empreendedor de sucesso, tem a habilidade de desenvolver multifunções para seu produto ou serviço, sem comprometer a função principal para qual o produto foi desenhado, é claro.

Estando atento a essas características e buscando sempre desenvolver-las e executá-las, você estará no caminho correto para se tornar um empreendedor inovador, e se destacar com as ideias que vêm lançando no mercado. Assine a newsletter e receba conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *