Home Blog Empreendedor serial: descubra o que esse profissional faz!

Empreendedor serial: descubra o que esse profissional faz!

empreendedor serial

Por mais que a grande maioria das pessoas acredite que haja apenas um perfil de empreendedor, existem diversos tipos de empreendedores, já que cada um deles possuem características multifacetadas. Dentre eles, está o empreendedor serial.

Apesar de não ser um termo muito comentado, o empreendedor serial traz consigo um perfil que pode ser comum para muitas pessoas, principalmente para aqueles que desejam estar sempre ativos e encarando novos desafios.

O empreendedor social é aquele tipo de empreendedor que precisa estar constantemente ligado ao ato de criar novos negócios.

Ao contrário do empreendedor solo, o empreendedor em série busca se envolver em mais de um projeto ao mesmo tempo ou em sequência.

Conheça alguns tipos de empreendedores

  • Empreendedor social

O empreendedor social trabalha diretamente com processos que beneficiem a sociedade, seja para resolver problemas na saúde, acesso à informação, educação ou qualquer outra demanda.

Esse tipo de empreendedor possui como característica específica, o comprometimento com causas humanitárias em maior escala do que os demais tipos de empreendedores.

  • Empreendedor nato

O empreendedor nato é quase como um ser mitológico. Ele traz consigo características que são esperadas em alguém que gerencia um negócio bem sucedido, como por exemplo, liderança, coragem e disciplina.

Geralmente esse tipo de empreendedor tem como inspiração alguém próximo, como um familiar.

A história de vida de uma pessoa que passou por dificuldades se torna um impulso para desenvolver um negócio com consistência.

  • Empreendedor corporativo

O empreendedor corporativo costuma ser um executivo com iniciativa que promove ações em um negócio já existente. É aquela pessoa que desenvolveu o intraempreendedorismo.

Ou seja, mesmo que não seja o dono de uma empresa, cria em si um senso de responsabilidade para alavancar o negócio.

O empreendedor corporativo está se tornando cada vez mais comum em diversas organizações.

  • Empreendedor por necessidade

O empreendedor por necessidade é aquela pessoa cuja única escolha foi empreender. Isto é, não conseguiu entrar no mercado de trabalho ou então sofreu uma demissão e não conquistou o retorno.

O empreendedor por necessidade é um dos tipos que pode sofrer frustrações e perdas financeiras se não conseguir trabalhar e desenvolver ferramentas para tirar os melhores resultados dessa realidade.

  • Empreendedor herdeiro

Assim como o empreendedor por necessidade, o empreendedor herdeiro também pode sofrer grandes frustrações. A característica do empreendedor herdeiro está por conta da sucessão da família. Ou seja, tem como legado tocar um negócio já existente.

Alguns empreendedores herdeiros desenvolvem amor pelo empreendedorismo e conseguem alavancar o negócio, já outros, acabam trazendo resultados não tão positivos por não possuírem interesse na área.

  • Empreendedor serial

O empreendedor serial é aquele empreendedor que não é apenas apaixonado pelo negócio que desenvolve, ele é um verdadeiro criador de empresas. Uma das características do empreendedor serial é a paixão por criar novos negócios.

No empreendedorismo serial existem fortes traços de gestão de pessoas, captação de recursos e outros atributos que são necessários para abrir um empreendimento. Por isso, o empreendedor serial pode estar envolvido em diversos projetos.

Exemplos de empreendedores seriais: o que é preciso para ser um empreendedor em série de sucesso?

Existem diversos cases de sucesso de empreendedores seriais. Não existe uma forma de mensurar qual modelo pode trazer mais rentabilidade para o empreendedor, se seria o empreendedorismo solo ou serial.

Cada modalidade possui características, vantagens e desvantagens específicas.

Por isso, não há como dizer qual seria o formato ideal para se empreender, mas algumas aptidões são necessárias para se tornar um empreendedor em série de sucesso, como por exemplo:

  • Proatividade;
  • Liderança;
  • Motivação;
  • Amor;
  • Criatividade;
  • Responsabilidade.

Esses são alguns dos pré-requisitos para ser um empreendedor serial que traz bons resultados para os diferentes negócios. Caso você deseje conhecer mais sobre o tema, baixe o Ebook: 10 Melhores Livros de Finanças e Empreendedorismo!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *