Conheça o que é o empreendedorismo feminino!

empreendedorismo feminino 1

Cada vez mais mulheres estão ganhando os espaços profissionais. Um dos exemplos de atuação é no empreendedorismo feminino. Ele está em ascensão e traz consigo grandes promessas para o desenvolvimento de negócios criados e administrados por mulheres.

O empreendedorismo feminino não apenas traz ganhos significativos para a representatividade da mulher nos mais variados campos de atuação. A participação das mulheres no mercado também democratiza as produções e gera ganhos econômicos.

Ou seja, o empreendedorismo feminino é uma mudança na perspectiva de um mercado que, em grande maioria, é criado por homens. Mas ainda existem diversas barreiras para que mulheres empreendedoras consigam conquistar o espaço dos negócios.

Empreendedorismo feminino: negócios de mulheres

Apesar do aumento recorrente de mulheres compondo o universo do empreendedorismo, ainda é pouco comum encontrar empresas que são desenvolvidas e geridas por mulheres.

Mas essa é uma situação que está sendo modificada com o passar dos anos.

O empreendedorismo feminino não se restringe apenas à mulheres compondo o cenário de uma empresa, e sim reconhece e busca ampliar o espaço para que presenças femininas tenham vez e voz para atuação.

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, o empreendedorismo feito por mulheres não é necessariamente direcionado para produtos e serviços específicos ao público femininos.

Pode-se existir um espaço de fala que possibilita mais tato ao disponibilizar um produto ou serviço ao público feminino, mas não é limitado a isso.

O empreendedorismo feminino pode estar nos mais diversificados campos de atuação.

Qual é a importância do empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino é importante não apenas para as mulheres, mas para a sociedade como um todo.

Um ambiente igualitário e que permite que homens e mulheres tenham a oportunidade de expressar toda a potencialidade é benéfico tanto para quem executa as tarefas, quanto para quem recebe os resultados.

As mulheres também possuem competências de liderança, inteligência emocional, empatia e diversos outros traços que constituem um empreendedor de sucesso.

4 dicas de empreendedorismo feminino

empreendedorismo-feminino-2

Além de proporcionar a liberdade financeira e empoderamento, o empreendedorismo também traz consigo outros benefícios.

Um deles, é a possibilidade de liberdade emocional.

Muitas mulheres se mantém em relacionamentos abusivos devido a dependência financeira e isso acarreta uma série de problemas, por exemplo, a baixa estima é uma delas.

1. Conheça sua paixão e monetize-a

Antes de iniciar um negócio, é imprescindível saber em qual território está para ser explorado.

Por isso, é preciso que haja planejamento do que será feito e quais serão os possíveis desafios a serem encontrados durante o percurso.

Ao conhecer a sua paixão, é preciso buscar meios de monetizá-la.

Lembrando sempre do preceito que o empreendedorismo é, acima de tudo, a prática de ideias que surgem para ajudar outras pessoas.

2. Saiba ser melhor no que você já é boa

O que você foca, expande. Por isso, não adianta se capacitar sem uma programação inteligente.

Quando se conhece o que é bom, é possível trabalhar em recursos para ser melhor ainda e explorar o máximo de potencial.

Investir em cursos, livros e palestras são algumas das formas de se capacitar e trazer mais resultados para o empreendimento.

3. Tenha ao seu lado pessoas que te impulsionam

Pessoas precisam de pessoas. Por isso, o ideal é sempre ter ao lado pessoas que são positivas e estimulam no desenvolvimento do negócio. Mas é válido ressaltar que pessoas positivas não são pessoas alienadas.

Não adianta ser e ter ao redor pessoas que sempre pensam positivo, mas não enxergam reais problemas e não pensam em resoluções.

É preciso ter sabedoria para saber distinguir os dois grupos.

4. Aprenda a lidar com o dinheiro

Aprender a lidar com o dinheiro é uma etapa que mais cedo ou mais tarde será necessária. Não apenas com o lucro, mas aprender a investir e produzir ainda mais dinheiro.

Para conseguir ter uma boa relação com as finanças, é possível recorrer a conteúdos disponibilizados gratuitamente, livros, cursos e consultorias.

O empreendedorismo feminino pode ser uma ótima ferramenta de se desenvolver tanto no setor profissional, quanto no pessoal. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Últimos artigos