Home Blog Empreendedorismo na educação: como funciona?

Empreendedorismo na educação: como funciona?

empreendedorismo na educacao

Apesar de pouco executado, é possível encontrar o empreendedorismo na educação espalhado pelo país. Essas iniciativas não influenciam apenas no desenvolvimento dos estudantes, mas impactam também na formação da sociedade.

empreendedorismo na educação reflete na formação das pessoas que irão compor os aspectos da economia do país. Para além disso, é preciso compreender que os modelos de trabalho estão mudando e é preciso se adaptar para existir desenvolvimento.

O que significa o empreendedorismo na educação?

Empreender na educação diz respeito ao estímulo que escolas podem realizar nos alunos para incentivar iniciativas empreendedoras. E ao contrário do que pode-se imaginar, executar essas atividades não precisa, necessariamente, ter um alto custo financeiro para a instituição.

Pequenas ações implementadas diariamente na vida dos estudantes podem trazer grandes resultados! Até mesmo para a reputação da própria escola.

Por exemplo, sabendo que são poucos estabelecimentos de ensino que oferecem aulas sobre empreendedorismo e educação financeira. Essa organização terá um destaque positivo e maior receptividade frente os concorrentes.

Por que o empreendedorismo é importante na formação educacional?

A formação educacional e o mercado de trabalho estão conectados desde o primeiro momento que a criança aprende a conviver em grupo, desenvolve habilidades e evolui com o decorrer dos anos.

E na “penúltima fase” escolar, o então jovem, é direcionado para a faculdade para aprender a função a qual deverá se dedicar nos anos seguintes. No entanto, esse não é um sinônimo de sucesso.

Porque o mercado de trabalho está ficando cada vez mais competitivo, as pessoas estão “desesducadas” financeiramente, contraindo dívidas e entrando em uma verdadeira bola de neve. Causada por desinformação, ansiedade e diversos outros fatores.

Por isso, o empreendedorismo tem um papel tão importante. É como se houvesse uma “virada de chave” em que as pessoas podem desenvolver as próprias soluções para os problemas da sociedade, aumentar o nível de lucro financeiro e afins.

Como implementar o empreendedorismo na educação?

Antes de colocar os alunos para empreenderem, é preciso contextualizar a realidade. Muitos familiares não estão habituados com o empreendedorismo e, inclusive, podem desencorajar a criança ou o jovem a ter esse tipo de vontade.

Por isso, além de reunir os alunos, é preciso reunir os pais e responsáveis e disseminar a importância dessa nova existência. Assim, todos poderão participar e aprender.

Além disso, o rendimento escolar em outras matérias pode ser elevado de forma considerável. É importante sempre acompanhar todos os ganhos para, se necessário, corrigir eventuais erros na eficiência do aluno de maneira geral.

Exercer a criatividade é um dos pontos essenciais para estimular o empreendedorismo na educação de crianças e jovens.

Mas além disso, existem outros fatores que podem auxiliar na implementação e manutenção do empreendedorismo no ambiente escolar:

  • Estimular a criação de projetos;
  • Valorizar o trabalho em equipe;
  • Incentivar a busca por novos conhecimentos;
  • Ensinar como lidar com o dinheiro.

São apenas alguns dos inúmeros formatos de realizar o empreendedorismo na educação. Além disso, essa não é uma atividade que deve ser feita de maneira separada, mas construída com consistência. Para receber mais conteúdos sobre empreendedorismo, investimentos e educação financeira, assine a newsletter no Whatsapp!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle