Como começar a empreender?

empreender

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, poucos sabem como começar a empreender. Primeiro, pelo medo de adentrar em um universo desconhecido. E segundo, pelo medo de o negócio não dar certo.

Mas é preciso entender que é necessário gerenciar o medo para conseguir resultados positivos. Para empreender não existe uma fórmula certa, mas existem algumas atitudes que podem tornar esse caminho mais positivo e lucrativo.

Ou seja, empreender não é algo extremamente fácil, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Assim como a atuação em qualquer outra função, é importante desenvolver atitudes que condizem com o que é esperado. Empreender ideias é uma atitude essencial.

O que é empreender ideias?

A criatividade é um fator nato do ser humano, desde os homens primitivos. Isto quer dizer que, utilizar a criatividade foi e é um fator de sobrevivência. Empreender ideias segue no mesmo sentido.

É comum encontrar pessoas que ao verem um produto ou serviço considerado inovador, podem dizer “eu teria inventado isso!”. Na verdade, sim. Mas poucas são as pessoas que têm a iniciativa de transformar a invenção em dinheiro.

E é justamente isso que diferencia os empreendedores dos não empreendedores. A capacidade de ver uma oportunidade de criação e monetizá-la. Além disso, é preciso ressaltar que não é necessário apenas ter uma boa disposição financeira para começar.

Claro, o fator econômico influencia na quantidade de investimento despendido para o negócio. Mas isso não deve ser um motivo para iniciar ou não um projeto empreendedor. Inclusive, existem casos de pessoas que começaram com pouco dinheiro e hoje são referências.

Por isso, antes de se preocupar com o quanto de dinheiro será necessário para transformar a ideia em um negócio, é essencial primeiro ter a ideia. Por mais óbvio que possa parecer, muitas pessoas mudam o curso e se auto sabotam.

Ou seja, antes de encontrar os poréns, é preciso encontrar os motivos positivos para tirar a ideia do papel. No decorrer do processo, os conceitos ganharão formas e se tornarão viáveis de realização.

Quais são as formas de empreender?

É possível desenvolver inúmeras ideias para empreender com pouco dinheiro e são variadas as formas de colocá-las em prática. Antes de tudo, é preciso entender quais são alguns dos traços essenciais para um bom perfil empreendedor.

  • Iniciativa;
  • Controle de emoções;
  • Oratória Persuasiva;
  • Bons relacionamentos;
  • Capacidade de gerenciar riscos.

Depois disso, é possível criar um ambiente que seja bom para a ideia desenvolvida e que supra as necessidades do público-alvo. Por exemplo, o ambiente digital pode fazer sentido para alguns negócios, para outros não.

Conhecer o ambiente que se deseja atingir é essencial para aumentar a possibilidade de sucesso no empreendimento. Por isso, não existe formas específicas de empreender, mas há possibilidades mais assertivas de execução.

Empreender é um caminho que exige esforço contínuo e o poder de auto motivação, já que, diferente do ambiente corporativo tradicional, é um início de uma jornada. Tirar algo do zero pode ser prazeroso, mas acima de tudo, exige responsabilidade e consistência. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos