Home Blog O que é uma empresa credora?

O que é uma empresa credora?

cartão de credito e calculadora

Uma empresa credora costuma ter um número bastante elevado de clientes. No entanto, muitos deles podem se tornar inadimplentes.

Esse tipo de serviço possui alguns custos, que são passados em forma de altos juros. Por isso, dever a uma empresa credora não é uma boa opção.

O que é uma empresa credora?

Uma empresa credora é aquela que oferece algum tipo de crédito aos seus clientes, geralmente financeiro.

Para isso, elas cobram juros, que servem de remuneração pelos seus serviços.

É possível também que o trabalho de uma empresa credora seja oferecido gratuitamente, por meio de um acordo com seus clientes.

Nesse caso, se houver algum rompimento nesse acordo, existe a cobrança de altos juros e até mesmo multas por atraso.

Alguns exemplos de empresas credoras são:

Todas elas oferecem algum tipo de crédito financeiro aos seus clientes, a partir de diferentes condições.

O que acontece em caso de dívida?

calculadora contabilidade empresa

A dívida é uma obrigação que uma pessoa possui de pagar, reembolsar ou satisfazer algo a outro sujeito, nesse caso, uma instituição.

Quando os clientes possuem dívidas com qualquer empresa, se inicia um processo de cobrança do valor diretamente com o devedor.

No entanto, quando não é obtido nenhum resultado, ou seja, a empresa continua sem o valor do produto ou serviço oferecido, há o processo de inscrição em cadastro de inadimplência.

Nesse momento, os clientes inadimplentes são registrados em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e a SERASA, que prestam serviços a empresas e credores, fazendo com que os devedores fiquem com o “nome sujo”.

Quando isso ocorre, os clientes podem sofrer a suspensão de benefícios e possuírem dificuldade para obter créditos e financiamentos.

Empresa credora: quais as principais?

As empresas credoras do mercado financeiro estão em diversos setores, oferecendo diferentes tipos de serviços aos seus clientes.

Conheça as principais:

Financeiras

As financeiras são Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento e oferecem créditos financeiros aos seus clientes, em formatos como:

Apesar de serem semelhantes aos bancos, elas não possuem os mesmos produtos que as instituições bancárias. Porém, costumam oferecer melhores condições financeiras.

Bancos

Os bancos são instituições financeiras privadas ou públicas que oferecem serviços financeiros à sociedade.

Entre os principais produtos e serviços oferecidos pelos bancos, estão:

As instituições bancárias também são essenciais para a manutenção do comércio, já que facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal.

Para isso, elas cobram juros e taxas em operações e transações efetuadas.

Cooperativa de Crédito

Uma cooperativa de crédito é uma instituição formada por um conjunto de pessoas jurídicas em sociedade.

Elas são uma alternativa para quem não está satisfeito com as exigências e taxas cobradas pelos bancos, já que oferecem condições mais vantajosas em seus produtos e serviços.

Assim como os bancos, ela possui conta corrente e poupança, cartão de crédito e débito e empréstimo pessoal.

Lojas de departamento

As lojas de departamento são umas das principais empresas credoras, já que disponibilizam diversas alternativas de compra para seus clientes, que visam o aumento do lucro através da fidelização de clientes.

Para isso, além de carnês, a maioria das lojas de departamento oferecem cartões de crédito, os famosos.

Os famosos “cartões de loja” possuem benefícios distintos, como descontos e sorteios, mas exigem cuidado dos consumidores.

Isso porque, em caso de atraso, seus juros costumam ser bastante expressivos.

Além disso, muitos deles só podem ser utilizados dentro das lojas para que permaneçam sem a cobrança de anuidade, o que acaba limitando as opções dos clientes.

Redes de supermercados

As grandes redes de supermercados estão em praticamente todos os locais do Brasil, oferecendo inúmeros produtos, sejam eles alimentícios, de tecnologia ou de vestuário.

Para facilitarem o acesso à compra de seus clientes, muitas possuem seus próprios cartões de crédito, que também oferecem benefícios exclusivos.

Em geral, esses cartões também podem ser utilizados em diferentes estabelecimentos, mas são atrelados à cobrança de anuidade.

Qual a importância de uma empresa credora?

Como visto, as empresas credoras fazem parte de diferentes setores do mercado.

Cada uma delas é responsável por oferecer diferentes produtos, serviços e benefícios aos seus clientes. No entanto, em caso de dívida, podem cobrar juros bastante excessivos.

Por isso, para evitar o endividamento, é importante entender as condições oferecidas por cada empresa credora.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *