Empréstimo e financiamento: qual a diferença?

emprestimo e financiamento

Em algum momento da vida financeira o consumidor pode se deparar com alternativas de empréstimo e financiamento. Seja na hora de comprar uma casa, carro ou até mesmo para ingressar na faculdade.

Mesmo sendo opções de créditos bem parecidas, o empréstimo e financiamento possuem algumas características particulares e que devem ser levadas em consideração na hora de optar entre um dos dois.

Empréstimo e financiamento possuem finalidades, juros e até burocracias diferentes. Estar atento a essa diversidade de crédito pode livrar o utilizador do serviço de uma verdadeira bola de neve.

Diferença entre empréstimo e financiamento

empréstimo-e-financiamento

As únicas semelhanças entre empréstimo e financiamento se referem a que ambas são modalidades de solicitação de crédito.

Portanto, para fazer a escolha do serviço que melhor cabe no bolso e no objetivo é preciso analisar alguns pontos.

O empréstimo é a opção menos burocrática e não possui limites quanto ao seu uso. Ou seja, para utilizar o empréstimo pessoal não é preciso informar uma finalidade para o banco ou financeira.

Já o financiamento é mais burocrático e precisa ter uma justificativa prévia quanto ao seu uso. Isso significa que, para obter o crédito de financiamento, é necessário que seja explicado o motivo da solicitação.

Características do empréstimo

Além de não possuir restrições de utilização, existem outras especificidades para entender quando pedir um empréstimo:

  • Juros mais altos: por não ser necessário informar a finalidade do empréstimo, os juros tendem a ser mais altos.
  • Solicitação online: por ser um serviço menos burocrático, alguns bancos/financeiras já oferecem a opção de solicitar o empréstimo através dos canais digitais;
  • Análise de crédito: é comum que as instituições façam uma análise de crédito antes de conceder o serviço ao solicitante;
  • Prazo: o limite para o pagamento de empréstimo é de 5 anos;
  • Condições: cada instituição determina as condições e juros específicos. É preciso analisar para saber se essa opção é vantajosa ou não.

Características do financiamento

Seja no financiamento de uma casa, carro ou viagem, é preciso que o cliente possua meios para comprovar o motivo da solicitação quando pedir um financiamento.

  • Juros mais baixos: quando maiores forem as informações ao solicitar o financiamento, maiores as possibilidades de conseguir abatimento nos juros.
  • Burocracia: no financiamento, o processo é mais demorado e requer mais documentos. Afinal de contas, a finalidade do crédito precisa ser certificada;
  • Análise de crédito: assim como no empréstimo, geralmente é preciso passar por uma análise de crédito.
  • Prazo: no financiamento, o prazo pode ser de até 30 anos;
  • Condições: o indicado é ficar de olho no Custo Efetivo Total de crédito e conferir se as condições oferecidas pela instituição são benéficas para a saúde financeira do consumidor.

Qual a melhor opção: empréstimo ou financiamento?

Caso seja a única alternativa, é preciso analisar dentro das condições monetárias qual escolha possui as melhores condições e os juros e taxas menores. Lembrando que para o financiamento é necessário haver uma finalidade.

Empréstimo e financiamento possuem vantagens e desvantagens. Ter os cuidados necessários antes de buscar uma dessas formas de crédito, é a melhor forma de encontrar meios de realizar os sonhos. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e recebe ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos