Home Blog Empréstimo com garantia de imóvel, vale a pena fazer um?

Empréstimo com garantia de imóvel, vale a pena fazer um?

emprestimo com garantia de imovel

O empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma ótima alternativa para quem busca crédito com taxas de juros mais baixas.

Masclaro, antes de recorrer ao empréstimo com garantia de imóvel, é necessário um estudo sobre possibilidades e ter todas as contas na ponta da caneta.

O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade de crédito muito popular e que apresenta uma taxa de juros pequena.

As taxas são reduzidas já que há uma garantia imobiliária em caso de incapacidade do pagamento do empréstimo.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

empréstimo-garantia-imóvel

Assim como outras modalidades, os empréstimos que usam bens como garantia, ou seja, conseguir o crédito com garantia de imóvel, o bem deve estar quitado.

O imóvel usado nesse tipo de operação pode ser comercial ou residencial. Mas, diferente de outros tipos de empréstimos com garantia, o imóvel ainda pode ser vendido. É claro que, o processo difere em alguns fatores de uma venda imobiliária tradicional.

  • O comprador deve ser avisado que parte do valor da venda do imóvel será usado para quitar dívida;
  • O banco precisa dar baixa na alienação fiduciária, ou seja, alegar que o débito foi pago em um prazo de 30 dias;
  • É importante que seja buscada ajuda de um advogado para garantir que todos processos legais sejam cumpridos.

Ao contrário do que muitos pensam, mesmo usando o imóvel como garantia, é necessária uma comprovação de renda. Isso porque para a instituição financeira é mais vantajoso receber o valor da dívida do que tomar o imóvel do devedor.

Uma vez que o banco se torna proprietário do imóvel, irá assumir as responsabilidades tributárias, como o IPVA.

É necessário salientar que um mesmo imóvel não poderá ser usado como garantia mais de uma vez, e também, que a propriedade imobiliária usada pode pertencer a outras pessoas, desde que ela esteja completamente de acordo e assine o contrato.

Qual a diferença entre garantia de imóvel e hipoteca?

Hipoteca é uma garantia de pagamento de uma dívida, como um financiamento ou empréstimo, através de uma oferta de um bem, normalmente um imóvel, como garantia.

Caso o devedor não cumpra com suas obrigações corretamente, o bem hipotecado pode ser tomado pelo credor para a quitação da dívida.

Sendo assim, o empréstimo com garantia de imóvel apresenta vantagens em relação a hipoteca, já que existe uma burocracia para a tomada do imóvel do devedor no caso da hipoteca, o que dificulta a recuperação do dinheiro emprestado por parte dos bancos caso houvesse inadimplência.

Nesse caso, a hipoteca e a garantia de imóvel têm várias semelhanças, já que em ambos casos o devedor oferece uma garantia imobiliária.

Ou seja, a diferença é que o empréstimo com garantia de imóvel conta com o recurso da alienação fiduciária, que torna o processo de transferência do bem do devedor para o credor mais rápido, barato e menos burocrático. 

Vale a pena fazer um empréstimo com garantia?

Como qualquer recurso que pode desenvolver dívidas, fazer um empréstimo exige muita organização financeira.

Alguns cuidados necessários para quem está pensando em fazer um empréstimo com garantia de imóvel:

  • Se o empréstimo não for pago dentro do prazo, a instituição financeira pode leiloar o imóvel para receber o dinheiro que foi emprestado;
  • O valor do empréstimo pode ser no máximo 60% do valor do imóvel. A avaliação do preço é feita por uma empresa terceirizada.

Para quem procura um empréstimo para pagar dívidas, a garantia de imóvel pode ser um bom recurso. Você vai conseguir um crédito mais barato, com taxa de juros inferiores, substituindo pelas taxas da sua antiga obrigação.

De uma forma geral, empréstimos só devem ser contratados em último caso, e no empréstimo com garantia de imóvel em específico, existe o risco de perder a propriedade imobiliária em caso de inadimplência.

Por isso, a organização financeira é totalmente necessária para evitar necessidades de empréstimo com garantia de imóvel ou, até mesmo, para conseguir honrar com as obrigações financeiras em casos em que o empréstimo é necessário. Para ter mais controle sobre o seu orçamento, baixe a Planilha: Planejador Financeiro Mensal!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *