Empréstimo online é confiável? Saiba como fazer para evitar golpes!

emprestimo online

Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa: o carro quebrar, uma emergência médica e até mesmo uma oportunidade de negócio. Para essas situações, o empréstimo online é uma opção por ser rápido e sem burocracias: basta uma busca na internet para encontrar diversas instituições financeiras que oferecem a modalidade.

Prático e cômodo, o empréstimo online pode ser usado para quem precisa de dinheiro com urgência para circunstâncias específicas. Porém, deve-se estar atento(a) para não cair em ciladas em golpes. Por isso, conheça bem o tipo de serviço que está contratando.

Vamos direto ao ponto… empréstimo online é confiável?

Embora o empréstimo online esteja se tornando popular entre os usuários da internet, ainda há um certo receio em se é confiável ou não. E sim, ele é confiável, desde você tome as devidas precauções para não cair em ciladas.

Assim, é essencial confirmar que a instituição seja autorizada pelo Banco Central. Dessa forma, eles disponibilizam uma lista no site oficial.

Para não cair em golpes

Você pode encontrar pessoas mal intencionadas, oferecendo ofertas duvidosas e até mesmo aplicando golpes. Por isso, fique ligado(a) aos sinais que ajudam a identificar se você está entrando numa roubada.

  • Realiza-se o contato fora de plataformas oficiais;
  • Pouca ou nenhuma exigência burocrática (documentos, etc);
  • Facilidades demais para conseguir o empréstimo;
  • Exigência de pagamento de algum valor para liberação do crédito;
  • Taxas de juros muito abaixo das praticadas no mercado;
  • Pagamento que efetua-se em conta de pessoa física.

Cuidados para evitar um golpe

  • Consulte o site oficial da empresa: Com uma rápida pesquisa na internet, você consegue acessá-lo. Lembre-se de verificar se o site tem o certificado de segurança (é um cadeado verde que fica ao lado do domínio e garante a proteção das suas informações).
  • Leia sobre a empresa no Reclame Aqui: Um site de proteção ao consumidor, você consegue acessar o comentário de outros clientes sobre a empresa e ver qual a sua reputação, ponderando se ela é confiável ou não.
  • Não realize nenhum pagamento: Está é uma prática ilegal, ou seja, nenhuma instituição financeira séria fará esse requerimento a um cliente. Depósito de pagamento antecipado para liberação do empréstimo é proibido por lei.

Sabendo como se proteger de possíveis ciladas, fica mais fácil cuidar da sua saúde financeira. Afinal, não é porque você precisa do dinheiro com certa urgência que deve se sujeitar a situações abusivas.

Agora, vamos falar sobre os tipos de crédito e como você pode fazer para contratá-los:

Tipos de empréstimo online

Existem quatro principais tipos de crédito que ofertam-se pelas instituições financeiras e bancos. São eles:

Empréstimo pessoal

Normalmente oferecido por bancos, o tomador pode utilizar a quantia da forma que deseja, sem precisar oferecer uma garantia para o pagamento. Porém, suas taxas de juros costumam ser as mais altas do mercado. Assim, essa modalidade está sujeita a análise de crédito para aprovação.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das maneiras mais comuns de empréstimo. Você o utiliza e faz o pagamento até o dia de vencimento. De acordo com a sua disciplina, você pode obter mais limite e outras vantagens a depender da empresa do seu cartão.

Empréstimo consignado

Modalidade conhecida por ser prática, os valores do empréstimo consignado são descontados diretamente da folha de pagamento ou aposentadoria de quem fez a solicitação. Dessa forma, por ser uma forma segura, a liberação do crédito pode ser feita até em aplicativo de banco e é bem simples.

Por isso, as principais vantagens são taxas de juros menores e prazos de pagamento mais longos, além de que quem solicita não precisa apresentar justificativa para a solicitação do crédito.

Empréstimo com garantia

Para optar por essa modalidade, você precisa ter um bem que possa ser oferecido como garantia do empréstimo. Pode ser um imóvel, um veículo e até mesmo seu salário. Então, o bem fica em alienação fiduciária, atrelado ao banco, o que dá mais segurança de que a dívida feita será quitada – garantindo também melhores condições de negociação.

Como conseguir um empréstimo online

emprestimo online 2

Antes de contratar qualquer linha de crédito, se planeje: faça simulações e escolha uma opção que atenda às suas necessidades sem comprometer outros pagamentos e até mesmo o seu planejamento financeiro. Assim, é preciso avaliar com cautela.

Dessa maneira, vários sites de instituições financeiras e órgãos reguladores de crédito, como o Serasa, SPC e Boa Vista, oferecem um simulador em que você pode ver em qual o valor do empréstimo, suas condições de pagamentos e outros detalhes.

Passo a passo para solicitação de empréstimo online

A depender do valor e do motivo da solicitação do empréstimo, você consegue fazer todo o procedimento de maneira virtual e receber o valor em sua conta.

  1. Faça a simulação de um empréstimo;
  2. Avalie os empréstimos com a menor taxas de juros, também chamada de Custo Efetivo Total (CET);
  3. Escolha a forma de pagamento mais adequada para você;
  4. Envie os documentos solicitados pela instituição financeira;
  5. Espere a análise de crédito e verifique se o valor está disponível na sua conta.

Análise de crédito

Antes da liberação do crédito, a empresa analisa o seu histórico financeiro e dão uma nota a partir dessas informações. O nome dessa pontuação é Score e varia de 0 a 1000 de acordo com a probabilidade que a pessoa tem de pagar as suas contas nos próximos 12 meses.

Por isso, quanto mais alta a sua pontuação, mais chances do crédito ser liberado e de você conseguir juros mais baixos. Dessa forma, para saber a sua pontuação, você deve entrar no site Serasa e se cadastrar.

Crédito para negativados

Até mesmo quem está com o nome sujo na praça (ou, em outras palavras, com o Score baixo) pode conseguir um empréstimo online, embora seja mais difícil.

Dessa forma, como falamos no tópico anterior, antes da concessão de crédito, a instituição financeira irá analisar o seu Score e você tem poucas chances de obter a liberação se ele estiver baixo, porém cada empresa exige uma pontuação diferente e pode aprovar o valor pedido por você.

Normalmente, ainda que haja a aprovação, as taxas de juros costumam ser mais altas por causa do risco de inadimplência.

Seja qual for a sua necessidade, é importante avaliar se o empréstimo online é a melhor opção para a organização da sua vida financeira.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos