Home Blog Empréstimo P2P: como funciona esse tipo de crédito? Vale a pena?

Empréstimo P2P: como funciona esse tipo de crédito? Vale a pena?

emprestimo p2p

Iniciar uma empresa, negócio ou projeto, é algo difícil. Isso porque conseguir um capital inicial ou investidores é uma tarefa árdua. Se você está em busca de um crédito, o empréstimo p2p pode te ajudar nesse momento. 

empréstimo p2p funciona quase como um tipo de empréstimo comum, mas com algumas diferenças. Ele é composto por um coletivo de pessoas e não apenas uma instituição financeira e geralmente apresenta menores taxas de juros.  

O que é empréstimo p2p?

empréstimo p2pé uma modalidade de empréstimo coletivo.

Ela funciona como um fundo onde pessoas se juntam com determinadas empresas ou fintechs(startups de inovação financeira) para compartilhar porcentagens de dinheiro e fazer o empréstimo requerido  

Por isso, essa modalidade de empréstimo vem auxiliando empreendedores que estão precisando de recursos para viabilizar as atividades do negócio.

Entenda melhor como funciona o empréstimo p2p 

Para entender como funciona o empréstimo p2p, é preciso saber que ele é uma modalidade de crédito ou empréstimo coletivo e até mesmo uma espécie de investimento. 

Dessa forma, pessoas podem aplicar valores monetários, sem depender de um banco ou até mesmo sem análise de crédito e afins. 

Nesse caso, basta que as partes estejam de acordo, então, a proposta se apresenta por uma empresa que realiza a mediação desse crédito 

Portanto o peer-to-peer lending ou empréstimo p2pé uma forma de economia compartilhada e/ou colaborativa.   

Como pedir um empréstimo p2p?

Para pedir um empréstimo p2p siga os seguintes passos: 

  • Acesse alguma website ou plataforma online que realize esse serviço (lembre-se de checar a veracidade da plataforma junto ao Banco Central;
  • Encontre credores e investidores em potencial;
  • Fique de olho nas taxas de juros e custo efetivo total dos empréstimos;
  • Caso seja um investidor com potencial para gerir uma parte do negócio, inquira uma possível parceria; 
  • Faça esse empréstimo apenas depois de analisar outras ofertas de crédito, verifique até mesmo se um crowdfunding ou vaquinha online é uma opção viável para você.

Quem oferece o empréstimo peer-to-peer? 

Esse tipo de crédito ou empréstimo peer-to-peer é oferecido geralmente como um empréstimo online, sendo concedido por plataformas de empréstimo p2p.

Atenha-se nesse quesito, pois plataformas seguras são reconhecidas pelo Banco Central (BACEN).  

Essas plataformas têm como proposito conectar pessoas ou corporações que estão em busca de novos investidores ou capital inicial para um projeto

Dessa forma, a função primordial dessas empresas é oferecer o P2P lending de forma regulamentada, auxiliando nas relações entre o credor/investidor e o beneficiado.   

O empréstimo p2p, vale a pena? 

peer-to-peer é de fato algo memorável no contexto brasileiro.

Imagine o seguinte: os bancos mantêm uma quantidade enorme de funcionários e recursos para ter uma agência física, e isso reflete diretamente nos encargos e taxas cobradas em seus serviços.  

Em contrapartida, empresas de p2p lending, funcionam no âmbito virtual.

E por conta disso, os seus custos são reduzidos e as porcentagens de taxas cobradas, consequentemente, são menores. 

Um outro lado evidente nessa modalidade é que quando os juros são mais baixos, a taxa de inadimplência é menor. Isso quer dizer que mais pessoas pagam dentro do prazo acordado e com isso evitam dívidas com juros maiores.  

Portanto, é evidente que ao baixar os juros e ter um serviço mais barato, a possibilidade de você como investidor ganhar mais é consideravelmente melhor do que os empréstimos ou investimentos tradicionais.  

Por fim, antes de realizar um investimento ou pedir um empréstimo p2ptenha em mente que existe outras formas de captar o capital para o seu projeto que podem apresentar melhores condições de acordo com sua necessidade.  Mais conteúdos como esse? acompanhe a carta do fundador.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *