Empréstimo para pequenas empresas: onde encontrar crédito para PMEs?

emprestimo para pequenas empresas

Quem quer abrir uma empresa precisa lidar com diversas etapas para efetivação do sonho. Muitas vezes, o problema da falta de dinheiro para o investimento inicial surge como uma limitação para a não abertura do negócio. Por isso, alguns recorrem ao empréstimo para pequenas empresas.

Mas assim como a maioria das linhas de crédito, o empréstimo para pequenas empresas também precisa estar dentro de alguns pré-requisitos. Além disso, avaliar se essa opção é a melhor escolha para o momento do negócio é crucial para não adquirir dívidas ruins.

De forma geral, o empréstimo para pequenas empresas surge com a proposta de facilitar que o empreendedor possa realizar a abertura do negócio ou até mesmo investir em equipamentos que realizam o produto ou facilitam a prestação de serviços, por exemplo.

Quais são as linhas de crédito para pequenas empresas?

emprestimo-para-pequenas-empresas

Antes de solicitar o empréstimo empresarial, é preciso ter certeza de que essa é a opção mais inteligente para conseguir recursos para o negócio. O financiamento para pequenas empresas pode ter bastante acréscimo de juros, com o agravante da burocracia.

Ou seja, obter empréstimo para pequena empresa não é uma tarefa muito simples e nem sempre vantajosa. Em algumas vezes, a necessidade financeira pode ser suprida por amigos e familiares que emprestam dinheiro sem juros ou até com uma cobrança menor do que as “linhas oficiais”.

Fazer uma análise detalhada sobre a necessidade do dinheiro no período inicial da empresa é essencial para não entrar em uma bola de neve financeira. Por exemplo, alguns recursos podem ser adiados para serem adquiridos quando o negócio já estiver dando lucros.

É essencial entender antes de solicitar o empréstimo, para qual finalidade será utilizado.

  • Aquisição de equipamentos;
  • Compra ou locação do espaço para o negócio;
  • Capital de giro;
  • Projeto de ampliação.

São alguns dos principais motivos que empreendedores solicitam crédito para PMEs.

Mas caso mesmo depois de fazer um estudo sobre a necessidade do empréstimo e essa for a melhor opção, é preciso conhecer quais são as linhas de crédito e como funcionam na prática.

O BNDES e as pequenas empresas

O Governo Federal atua como linha de financiamento através do BNDES. Para micro, pequenas e médias empresas, o atendimento é considerado prioritário e além disso, possui condições especiais para acesso ao crédito.

Dentro do BNDES existem diversas linhas de financiamento, algumas delas são:

  • BNDES Giro: financiamento para capital de giro de uma empresa.
  • BNDES Microcrédito: financiamento de até R$ 20 mil a microempreendedores, sejam informais ou formais.
  • FINAME BK Produção: financiamento específico para indústrias que fabricam equipamentos voltados para produção de bens de informática, automação ou demais máquinas.

No entanto, um dos pré-requisitos é que os produtos já estejam sendo negociados com o comprador.

  • Cartão BNDES: funciona como uma linha de crédito pré-aprovado para que o empreendedor possa adquirir bens e serviços credenciados ao Portal de Operações do Cartão BNDES.

Além do Governo Federal, a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) também viabiliza o acesso empréstimo para empresas. Também com a funcionalidade de trazer mais possibilidades com juros baixos.

Um dos pré-requisitos para adquirir o crédito para empresas através da FINEP é de que o projeto precisa estar voltado para inovações.

No entanto, não existem apenas duas opções para adquirir empréstimo para pessoa jurídica ou física, em alguns casos. O ideal é pesquisar no mercado quais são as condições para adquirir o empréstimo para microempresa ou pequena empresa e solicitar a que oferecer a menor taxa de juros.

O empréstimo para pequenas empresas pode ser válido em alguns casos, mas tudo precisa ser avaliado com profundidade. Por isso, estudar as necessidades e a diversificação de opções é crucial para tomar uma atitude financeiramente inteligente. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos