Endomarketing: como promovê-lo?

endomarketing

Negócios consolidados em diversos ramos do mercado promovem ações internas que proporciona, o desenvolvimento de equipe, aumento da motivação e até mesmo reduzem os índices de rotatividade, essa prática é conhecida como endomarketing.

O endomarketing funciona por meio de ações de desenvolvimento dos colaboradores, da percepção de crescimento, valor e vínculo que esses funcionários têm com a ação empreendedora em questão.

Então, o endomarketing ou marketing interno é um conjunto de estratégias e táticas voltadas para o desenvolvimento interno dos agentes que atuam na empresa e da própria organização.

Como fazer endomarketing?

A campanha de endomarketing segue de um planejamento pautado em melhorar a imagem que a empresa tem entre os seus colaboradores. Além disso, ela permite aumentar a motivação e comunicação empresarial.

Portanto, entre as práticas e ideias para aplicar endomarketing em qualquer negócio:

Eventos da empresa

Permite que a organização crie eventos próprios, pode ser algo que se desenvolva internamente e depois, impacte socialmente a todos.

Comunicação interna

É buscar formas de melhorar a integração entre as áreas de uma empresa, entre seus membros e demais agentes internos. Por exemplo, incentivar a cultura de partilhar ideias; calendários ou agendas compartilhadas.

Ações de integração

É fazer com que os colaboradores interajam com a marca e posteriormente, interajam entre si. Proporcionando, assim, maior grau de identificação com a empresa, espírito de equipe e disponibilidade.

Treinamentos, workshops, palestras e cursos

Permite uma expansão do conhecimento dos colaboradores e da expertise da empresa. Além, de promover a sensação de que o colaborador é valorizado pela organização.

Propaganda institucional

É uma forma de destacar para o colaborador quais são os valores, missões e bandeiras de uma empresa, além disso, permite que ele esteja em contato com essas premissas diariamente.

Cultura organizacional e ambiente

Promover ações que auxiliem o funcionário a se identificar com os valores que a empresa sustenta, suas formas de agir e dialogar com o mundo, afinal, o colaborador é uma extensão da organização.

Pesquisas e feedback com colaboradores

É uma forma de escutar os funcionários e com isso, implementar mudanças diante questões ou até mesmos captar ideias que podem melhorar a empresa de forma geral.

Sendo assim, ao pensar nas ações de endomarketing a empresa busca desenvolver internamente seus ativos mais preciosos (os colaboradores) e assim, expandir não só o conhecimento interno, como também, exacerbar essas práticas para o externo.

Para isso, é crucial definir os objetivos do endomarketing ao iniciar uma campanha, se deverá atingir um índice de qualidade e know-how ou até mesmo aumentar a comunicação e integração entre áreas de empresa.

Somente através desse processo, é possível estudar as mudanças e impactos ocasionados pelo endomarketing, se houve, de fato, mudança e se não quais ações poderiam ser tomadas e quais são as causas, e assim, reverter a inércia.

Exemplos de endomarketing:

  • Uma famosa marca de cerveja produz constantemente vídeos institucionais que demonstram a cultura organizacional que a empresa tem, sua forma de agir, missões, valores e mantém seus colaboradores em contato com isso;
  • Uma escola de educação financeira realiza um evento beneficente com nomes do empreendedorismo local para fomentar a expertise não só dos seus colaboradores, mas também, da sua cidade;
  • Uma empresa de tecnologia promove eventualmente, treinamentos e palestras sobre inovação para os seus funcionários.
  • Um hospital disponibiliza determinados serviços para seus funcionários de forma gratuita;
  • Uma agência de publicidade promove campanhas de cultura organizacional para que os seus colaboradores se sintam “mais à vontade”, em relação ao dress code (código de vestimenta).

Quais são as vantagens do endomarketing?

O endomarketing permite que a empresa dialogue atentamente com os seus colaboradores e que exista uma cultura do compartilhamento de conhecimentos. Além disso, entre outras vantagens do endomarketing estão:

  • Aperfeiçoamento da comunicação interna da empresa;
  • Gera maior engajamento dos seus colaboradores, pois, a empresa estará aberta a sugestões e novas contribuições;
  • Permite uma transição menos brusca no processo de integralização de novos funcionários;
  • Apresenta benefícios para os colaboradores e maior identificação com a marca ou empresa;
  • Melhora exponencialmente a qualidade de trabalho, produtividade e bem-estar do colaborador;
  • Diminui o índice de rotatividade na empresa ou turnover, consequentemente a uma maior retenção de talentos o que faz com que a empresa se destaque mais facilmente.
  • Aumenta o know-how ou conhecimento interno da empresa, o que permite que ela atue com frontes mais atualizados.

Por fim, o endomarketing é um processo intrínseco para o desenvolvimento sólido de uma empresa, ele permite que a empresa desempenhe um papel mais forte nos seus colaboradores e que eles retribuam para a empresa de forma natural.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos