Negócio Escalável: como criar uma empresa com escalabilidade?

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Ter um negócio escalável representa um grande aumento de renda e geração de empregos.

No entanto, para conseguir ser escalável no mundo do empreendedorismo, é preciso saber como estruturar a empresa e seus produtos e serviços oferecidos da forma adequada.

Assim, ao se tornar uma empresa escalável, ela conseguirá se desenvolver de forma nacional ou até global, alcançando inúmeros consumidores sem aumentar os custos de forma proporcional.

Mas o que é um negócio escalável?

Um negócio escalável é aquele que consegue expandir sua oferta de produtos e serviços sem aumentar as despesas na mesma proporção.

Utilizando essa estratégia, fica muito mais fácil conseguir se expandir sem comprometer o orçamento da empresa.

Para entender a diferença desse tipo de negócio para os mais tradicionais, confira o exemplo:

Se um restaurante cresce, as despesas voltadas ao aperfeiçoamento de processos , contratação de profissionais, investimento em infraestrutura e adoção de novas tecnologias também aumentam.

Portanto, para se tornar escalável, é preciso que uma empresa simplifique e padronize todos os seus processos, fazendo com que a produção consiga ser elevada com menores recursos e maior agilidade.

No caso do exemplo acima, uma opção seria a comercialização de suas receitas e sua forma de estruturação, como acontece no caso das franquias.

Quais as características de um negócio escalável?

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Uma empresa com escalabilidade consegue multiplicar sua renda a partir de um baixo investimento em produção.

Portanto, esse tipo de empreendimento acaba, naturalmente, com um enorme potencial de crescimento de forma contínua.

Entre as principais características de um negócio escalável, temos:

  • Possui um volume maior de clientes sem a necessidade de aumento nos custos;
  • Tem crescimento constante;
  • Investe na melhoria e otimização dos seus processos;
  • Utiliza canais de grande alcance e baixo custo para impactar clientes;
  • Tem uma geração recorrente de lucro através de seus consumidores.

Como exemplo disso, temos os serviços de streaming de música, filmes e séries. Para eles, mesmo com 1 ou 10 milhões de usuários, o único aumento nos custos está qualidade dos servidores utilizados para a entrega de seus produtos.

Quando uma empresa pode ter escalabilidade?

Para entender como é possível escalar as vendas do seu negócio, é preciso analisar:

  • Se o processo de produção pode ser ensinado;
  • Quando o produto ou serviço oferecido é único e disruptivo;
  • Quando o modelo de negócio pode ser reproduzido.

No entanto, vale lembrar que não é qualquer empresa que consegue se tornar escalável. Dependendo do seu nicho de mercado, esse processo pode ser um pouco mais complicado.

Porém, para as indústrias, serviços de comunicação e startups, essa pode ser uma excelente oportunidade.

Quais os benefícios do negócio escalável?

Sem dúvida alguma, uma empresa com escalabilidade oferece diversas vantagens para o empreendedor se comparada com outros tipos mais tradicionais de atuação.

Inicialmente, a expansão do negócio dentro do mercado se torna muito mais fácil, já que essa forma de atuação é bastante prática e ágil.

Quando isso é associado a criação de um branding, os clientes se tornam mais apegados ao produto ou serviço oferecido, se tornando defensores da marca.

Essa característica faz com que a empresa consiga se desenvolver melhor, trazendo cada vez mais novidades para o mercado, movimentando a economia.

Além disso, seu valor de mercado aumenta consideravelmente, já que seu potencial de crescimento gera muito mais receita do que o normal.

Dicas para implementar a escalabilidade

Muitos empreendedores possuem empresas com um potencial de escalabilidade, mas acabam não sabendo por onde começar.

Por isso, confira algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

Analise e padronize seus processos

O momento de análise e padronização de processos é fundamental para qualquer empreendedor que deseja escalar o seu negócio.

Com essa atitude, é possível identificar como a empresa pode se tornar mais ágil para entregar seus produtos ou serviços com qualidade.

Para isso, busque desburocratizar processos e fluxos de trabalho e torne-os mais práticos a partir das necessidades demonstradas por cada setor.

Muitas vezes, apenas investir em novos recursos e tecnologias pode fazer a sua empresa se tornar mais eficiente, com um modelo mais estruturado.

Desenvolva um modelo replicável

Após estudar bem o processo da sua empresa e torná-lo mais prático e eficiente, chega o momento de entender se ele pode ou não ser replicado por outros negócios.

Caso a resposta seja positiva, eis uma grande oportunidade de crescimento.

Nesse momento, é preciso investir em soluções que possam atender à demanda com eficiência, agilidade e baixo custo ao longo do tempo.

Prepare a sua equipe da maneira adequada

Um negócio escalável precisa ter um modelo padrão de produção, que pode ser ensinado para outros profissionais.

Por isso, após desenvolvê-lo, é preciso treinar a sua equipe de vendas da maneira adequada. Isso pode ser feito através de um processo de qualificação profissional, que muitas vezes exige substituições.

Essa capacitação tornará os processos cada vez mais eficientes e o desenvolvimento da empresa ainda mais contínuo.

Procure se destacar

Não adianta querer revolucionar o mercado apresentando algo que muitos já fazem de forma excelente a muito mais tempo.

Por isso, é preciso buscar por uma oferta que seja inovadora e disruptiva, ou seja, tenha um impacto positivo e revolucionário no funcionamento do mercado.

Isso significa que a empresa deve encontrar o seu Product Market Fit, que é a oferta adequada às necessidades reais do consumidor ideal.

É importante lembrar que todo o processo até o negócio se tornar escalável pode custar um longo período de tempo. No entanto, se bem feito, pode trazer grandes benefícios para seu proprietário e toda a equipe envolvida na empresa. Para mais conteúdos, assine nossa newsletter no WhatsApp!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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