Home Blog O que é um escritório virtual? Entenda como esse serviço funciona!

O que é um escritório virtual? Entenda como esse serviço funciona!

inss como autonomo 2

A quantidade de pessoas trabalhando por meio de um escritório virtual tem aumentado bastante nos dias de hoje.

As relações corporativas demandam infraestrutura e equipamentos de uma empresa. Por isso, o escritório virtual(EV) pode ser uma boa alternativa para economizar.

Você sabe o que é um escritório virtual?

Escritório virtual

Apesar do nome, o escritório virtual é físico. Ele é um serviço terceirizado que tem como objetivo facilitar o funcionamento de qualquer tipo de negócio.

Com o serviço de escritório virtual, é possível que empresários evitem os altos gastos comuns a escritórios comerciais físicos.

Isso ocorre, pois seus serviços de administração, logística e comunicação são oferecidos por valores fixos, barateando os custos tradicionais.

Além disso, por conta dos escritórios virtuais, qualquer negócio consegue receber correspondências como encomendas e documentos. Seu diferencial de mercado é que não existe a necessidade de contratação de funcionários.

Ou seja, com esse serviço, é possível que novas e pequenas empresas gastem menos para funcionar com operações bastante avançadas.

Como funciona um escritório virtual (EV)?

O EV é desenvolvido para dar total suporte às relações corporativas de uma empresa.

Ele é feito por meio de um serviço terceirizado com custo fixo, que economiza gastos com:

  • Locação ou compra de endereço físico;
  • Contratação de funcionários;
  • Manutenção do local (contas e reparos em geral).

O EV é utilizado por diversos tipos de profissionais. Entre seu público, estão gestores que não possuem recursos, interesse ou tempo para montar uma organização tradicional.

Quais são os serviços oferecidos pelo escritório virtual?

O objetivo do escritório virtual é oferecer a um negócio remoto todas as condições de funcionamento tradicionais de uma empresa.

Os serviços oferecidos pelo escritório virtual são:

  • Recepção;
  • Apoio administrativo;
  • Recebimento e envio de correspondências;
  • Ligações e envio de e-mails;
  • Endereço corporativo físico e postal;
  • Espaço físico para reuniões e eventos;
  • Office-boy.

O  serviço de escritório oferece diferentes planos de contratação que se adaptam à diversas necessidades de cada tipo de empresa.

No entanto, o valor desse tipo de serviço representa um custo consideravelmente inferior ao de um estabelecimento físico.

Isso porque, em uma sede, são incluídos gastos com contas de energia e internet, compra de mobília, salários de funcionários etc.

Quem utiliza os serviços do EV

São diversos os tipos de empresas que utilizam o serviço de escritório virtual. Ele possibilita uma maior praticidade, economia e flexibilidade para o empreendedor.

São usuários do escritório virtual:

  • Empresas voltadas à serviços;
  • Multinacionais;
  • Profissionais iniciantes sem verba para uma sede física;
  • Empresas de outros estados com atividade temporária;
  • Empresas com foco na atividade final;
  • Profissionais home-office com necessidade eventual de um espaço corporativo.

Quais as vantagens de contratar um escritório virtual?

Sem dúvidas, a maior vantagem relacionada à escolha de um escritório virtual é a redução dos custos mensais de uma empresa.

Isso porque, com esse tipo de escritório, são dispensados investimentos relacionados à organização e montagem de uma empresa.

Observando por esse ponto, percebemos que um bom funcionamento de logística leva tempo para ser desenvolvido. Por isso, pode valer a pena optar por um serviço já preparado para o mercado.

Entre outras vantagens de um escritório virtual, estão:

  • Não é necessário contratar e treinar uma equipe;
  • Valor pago é equivalente ao serviço ou espaço contratado;
  • Possibilidade de atuação por meio de qualquer país;
  • Dinamização e qualificação das operações corporativas;
  • Estrutura de uma empresa completa à disposição.

Entretanto, para empresas com um DNA mais forte, talvez o virtual não faça tanto sentido.

Isso porque a  interação e o relacionamento da equipe pode trazer resultados ainda maiores para a empresa, cobrindo seus custos.

Como escolher corretamente um EV?

A localização deve ser um ponto bastante analisado na escolha de um escritório. Isso porque ele será o referencial que os clientes terão como base para a empresa.

Além disso, é preciso observar, de acordo com feedbacks, se os serviços são realmente entregues e com a qualidade anunciada.

Quem faz home-office, mas deseja utilizar o espaço físico do escritório recorrentemente, precisa também observar o ambiente.

Ele proporcionará a primeira impressão da empresa para os clientes, mesmo que terceirizado.

Além disso, procure por um local onde os profissionais relacionados aos serviços sejam realmente capacitados e entregues.

Assim, é possível garantir que o escritório virtual será uma ótima alternativa de funcionamento da sua empresa. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *