Espírito empreendedor: saiba o que é e como estimulá-lo

espirito empreendedor 1

Ter um espírito empreendedor é o sonho de muitas pessoas que desejam fundar o seu próprio negócio. Entretanto, poucas sabem como estimular e desenvolver a percepção do empreendedorismo.

Não existe fórmula mágica para formar o espírito empreendedor. No entanto, existem algumas características base de quem consegue criar uma base sólida para começar a estruturação acima da média de uma atitude empreendedora.

Em suma, o espírito empreendedor é incentivado através do mindset. Ou seja, pela forma da predisposição psicológica que aquela determinada pessoa tem para certos pensamentos e padrões comportamentais.

Como saber se tenho espírito empreendedor?

espirito-empreendedor-3

Apesar de uma quantidade significativa de pessoas acreditarem que precisam especificamente de recursos financeiros e apoios manifestos exteriormente, o desenvolvimento do espírito empreendedor não está direcionado a esse tipo de estímulo.

Um dos exemplos são herdeiros de empresas que acabam não exercendo a função de gerenciamento do empreendimento. Ou seja, você pode ter a faca e o queijo na mão, e mesmo assim não saber como executar aquela atividade.

Por isso, para saber se tem o espírito empreendedor é preciso estar atento a alguns sinais internos que, consequentemente, refletem nas atitudes para além dos pensamentos.

  1. Você não precisa necessariamente ter uma empresa para ser considerado alguém com o mindset empreendedor;
  2. Você precisa ter confiança e aprender a encarar os erros como um passo à frente do sucesso;
  3. Você precisa ter visão de futuro e ser um bom líder para formar um time;
  4. Você precisa criar uma boa relação de gerenciamento com o dinheiro;
  5. Você precisa ser uma pessoa resiliente.

Quem tem o espírito empreendedor sabe que nem sempre a maré está para peixes e não é por causa disso que o “mar não presta”. Saber reconhecer e aproveitar as oportunidades, bem como saber o momento de respiro é essencial para formar um negócio durável.

O que o espírito empreendedor envolve?

Além de conhecer o mercado em que se pretende inserir um novo empreendimento, quem tem e quem deseja desenvolver o espírito empreendedor necessita saber o que envolve essa realidade.

Ou seja, o DNA empreendedor exige que seja estimulada uma série de qualidades que irão ajudar não apenas no sucesso do empreendimento em questão. Mas em toda a jornada do empreendedor. Algumas das qualidades do espírito empreendedor são:

  • Experiência: a experiência não precisa ser sentida antes de entrar no mundo do empreendedorismo. Afinal, só dá para aprender na prática. Ter pele no jogo permite que o empreendedor ganhe experiência e assim, erre com menos consequências;
  • Criatividade: abandonar crenças e hábitos limitantes é essencial para que o caminho do empreendedor seja duradouro. Usar e abusar da criatividade é compõe uma parcela considerável do desenvolvimento de projetos;
  • Persuasão: o empreendedor precisa vender sempre. Seja vender a sua capacidade, sua ideia, o seu produto, entre outros. Por isso, ter persuasão é um ponto crucial para convencer o maior número de pessoas a acreditarem no potencial;
  • Agilidade: o empreendedor é uma pessoa resiliente por natureza. Ele precisa ter a agilidade de se adaptar às adversidades das situações e encontrar meios de tornar o ambiente mais favorável possível para a atuação dos seus intuitos.

Além disso, quem deseja estimular o espírito empreendedor precisa estar em constante contato com o seu propósito e alimentar uma boa rede de contatos. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos