Home Blog Estabilidade financeira: {6} dicas para conseguir alcançá-la

Estabilidade financeira: {6} dicas para conseguir alcançá-la

estabilidade financeira1

Atingir a estabilidade financeira é uma das grandes metas de vida para quem deseja ter tranquilidade e conforto em relação à educação financeira.

Entretanto, muitos continuam acreditando que a única forma de atingir a estabilidade financeira é através de empregos públicos, quando na verdade a melhor forma de alcançá-la é com o desenvolvimento da sua organização financeira pessoal.

O que é estabilidade financeira?

estabilidade-financeira

A estabilidade financeira traz a manutenção de um padrão de vida desejável em qualquer cenário econômico ou eventualidades que impactem as finanças pessoais.

Ou seja, ao atingir a estabilidade financeira, a pessoa tem uma série de garantias e seguranças em relação a suas finanças que, até mesmo, em cenários adversos, o indivíduo conseguiria manter o padrão de vida e contornar a situação.

Contudo, para ser estável financeiramente, é necessário a construção de vários comportamentos que vão permitir que você chegue no patamar financeiro desejável, o mantenha e consiga lidar com situações adversas e emergenciais.

6 dicas para alcançar a estabilidade financeira

Sabendo disso, é recomendado que as pessoas estejam atentas a dicas e comportamentos que podem o ajudar a alcançar a estabilidade financeira.

1. Educação financeira

O primeiro passo para ter sucesso financeiramente é justamente investir na sua educação financeira e da sua família.

Isso vai te permitir atingir um bom nível de conhecimento em áreas que são fundamentais para garantir a estabilidade e segurança financeira.

2. Poupar deve ser um hábito

Poupar é fundamental para atingir a estabilidade financeira, e esse comportamento deve ser transformado em hábito.

Se você ainda não tem nenhuma reserva, uma boa opção seria começar a poupar visando a construção de uma reserva financeira e de emergência.

Normalmente, é dito que, para essa reserva,  o ideal é que seja acumulado um valor equivalente aos seus gastos de um período de 6 meses.

Isso vai te trazer muito mais conforto em relação a suas finanças, principalmente em situações emergenciais.

Além disso, o hábito de poupar servirá para a construção de uma carteira de investimentos, visando a aposentadoria, por exemplo.

3. Analise bem seus gastos

Para garantir uma estabilidade financeira, independentemente do quanto você ganha hoje, é necessário que você tenha um bom controle dos seus gastos.

Alinhe os seus gastos mensais com a meta de poupança que você estabeleceu, garantindo assim que você sempre consiga economizar o previsto.

Além disso, é necessário ter em mente quanto dos seus recursos está sendo usado para determinado serviço ou produto, e assim, sempre buscar minimizar seus gastos, principalmente, os supérfluos.

 4. Evite dívidas

As dívidas e seus altos juros são os inimigos número um de todos que querem atingir a estabilidade e independência financeira.

Portanto, é necessário evitar sempre que possível práticas de contração de dívidas, como:

  • Cartões de créditos;
  • Empréstimos bancários;
  • Cheque especial.

Pagar a vista sempre vai ser a opção mais barata e segura para suas finanças, já que você não estará procrastinando e encarecendo um pagamento.

5. Não atrasar contas

Tão importante quanto evitar dívidas, é o hábito de pagar sempre as contas em dia.

Esse comportamento vai fazer com que você não acumule e encareça pagamentos de contas obrigatórias, como energia, condomínio, internet, entre outras.

6. Planeje um futuro

Planejar e garantir um bom futuro para você e sua família é muito importante.

Portanto, é recomendado o desenvolvimento de uma carteira de investimentos focada no longo prazo, para momentos como sua aposentadoria, por exemplo.

Além disso, alguns tipos de seguros podem ser ótimos para garantir que, mesmo em casos adversos, você e sua família poderão recorrer e não perder o que conquistaram.

É importante lembrar que a estabilidade financeira não tem relação com a sua área de atuação, mas sim, com a forma que você cuida dos seus recurso.

Logo, para atingir a estabilidade financeira, é recomendado um investimento forte na segurança e organização das suas finanças, o que vai te permitir atingir um patamar financeiro desejável.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *