Home Blog EVEN3: Vale a pena investir na Even Construtora?

EVEN3: Vale a pena investir na Even Construtora?

even3

A Even (EVEN3) é uma empresa que atua com construção e incorporação imobiliária, sendo considerada uma das maiores incorporadoras e construtoras da região metropolitana de São Paulo.

As ações da Even (EVEN3) fazem parte da bolsa de valores brasileira. Sendo assim, as ações da companhia podem ser negociadas por investidores que observam no setor de construção civil boas oportunidades de investimentos.

O que é Even Construtora?

A Even Construtora e Incorporadora S.A. (EVEN3) foca na oferta dos seus serviços no ramo da construção civil. Sua atuação é tanto com construções comerciais como residenciais.

Fundada em 2002, realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 2007. Portanto, é possível comprar e negociar as ações da empresa na B3, por meio do ticker EVEN3.

Além disso, a empresa possui cerca de 212.000.000 de ações gerenciadas, sendo 48% destas em free float. Assim como a Even, outras companhias fazem parte do setor de construção civil. São elas, por exemplo, a Tecnisa (TCSA3) e a Tenda (TEND3):

  1. Tecnisa: a empresa possui como foco o mercado brasileiro de incorporação imobiliária. Atuando no mercado residencial de maneira integrada, ela realiza a aquisição de terrenos, incorporação, vendas e construção;
  2. Tenda: a empresa direciona suas atividades para os empreendimentos nas faixas 1,5 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida, voltado às famílias de classe média baixa. Está entre uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil.

Portanto, vista a relevância da Even Construtora (EVEN3) para o mercado imobiliário, é válido entender sua trajetória e seu modelo de atuação.

Sendo assim, tendo essas informações em mãos, os investidores vão poder fazer os aportes de modo mais consciente e assertivo.

O que faz a Even Construtora?

even32

A principal atividade da Even (EVEN3) é dentro do setor de construção civil, envolvendo atividades como, por exemplo:

  • Incorporação e venda de imóveis;
  • Prestação de serviços de construção próprios e para terceiros – como, por exemplo, taxas de administração cobradas sobre os serviços de gerenciamento e construção dos empreendimentos;
  • Construção de imóveis residenciais e comerciais e desenvolvimento de empreendimentos para diversos segmentos: acessível, emergente, médio, médio-alto, alto e comercial.

Como a Even (EVEN3) atua?

Há mais de 40 anos no setor imobiliário, a Even está presente, de forma estratégica, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Em primeiro lugar, vale dizer que a companhia atua de forma verticalizada, executando todas as etapas do desenvolvimento de seus empreendimentos, desde a prospecção do terreno e incorporação imobiliária até a construção do empreendimento.

Quem administra as etapas do processo de incorporação também é própria Even. As atividades incluem, começando com a identificação e avaliação e indo até a construção da obra e prestação de serviços antes, durante e após a venda aos clientes.

A atividade de incorporação se exerce através de duas marcas comerciais voltadas para segmentos distintos: Open e Even. A marca Open responde pelas obras residenciais dos segmentos acessível e emergente com unidades de 2 e 3 dormitórios de 45 m2.

Já a marca Even atua nos empreendimentos residenciais dos segmentos médio, médio-alto e alto, bem como empreendimentos comerciais.

Além disso, existem duas empresas de vendas: a Even Vendas e a Even More, que atuam em 100% dos empreendimentos da companhia para a venda das unidades e prestam serviços só para a Even.

A Even Vendas atua nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, e a Even More apenas na região metropolitana de São Paulo.

As ações da Even (EVEN3): onde e como se negociam?

É possível comprar o ticker da Even (EVEN3) na bolsa de valores brasileira. Isso porque existem sistemas digitais, como é o caso do home broker, que permite isso. A intenção é facilitar os investimentos, além de zelar pela segurança de todos os investidores.

Ainda, a empresa possui ações ordinárias (EVEN3 ON). Esse tipo de ação, por sua vez, oferta direito ao voto durante as assembleias executivas empresariais.

Para comprar ações da Even, portanto, é preciso realizar a abertura de um conta em uma corretora de valores que seja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Após isso, se deve realizar uma transferência TED ou um PIX com o valor para os aportes. Depois disso, por fim, você pode selecionar as ações da Even, conhecidas como EVEN3.

Características das ações da Even (EVEN3)

Considerada uma Small Cap, a Even Construtora conta com participação da Nova Milano Investimentos (Melpar) com posso de cerca de 47% das ações, sendo a única empresa com parte expressiva do capital da Even.

A classificação setorial da Even (EVEN3), segundo as informações ofertadas na B3, é: Consumo Cíclico / Construção Civil / Incorporações.

Além disso, seu segmento de listagem na bolsa de valores é Novo Mercado, setor que prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência. Por último, suas ações oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 48%.

História da Even Construtora

even33

Em primeiro lugar, a Even Construtora e Incorporadora S.A. teve sua origem na fusão, em 2002, da ABC Investimentos com a Terepins&Kalili.

Em 2006, o Spinnaker Capital, fundo de investimentos com sede em Londres, Reino Unido, passou a fazer parte da composição acionária.

Já a partir de 2007, a Even se tornou uma companhia de capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado (EVEN3), nível máximo de Governança Corporativa da B3.

Com isso, em 2008, houve um aumento de capital de R$ 150 milhões. Além disso, nesse ano, também, teve a criação da Even Vendas (Evenmob) e da Open e o estabelecimento de joint venture com a Melnick Construções.

Já em 2009, a empresa ingressou no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, tendo a divulgação do primeiro Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2008.

2010-2020

Em 2010, então, fez parte do Desenvolvimento do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa — follow-on offeringna BM&FBOVESPA e ganhou reconhecimento do Relatório de Sustentabilidade de 2008 como um dos 10 melhores do Brasil pela Global Reporters.

Foi em 2012 que teve a Divulgação do Inventário de Emissões de Carbono de 2011, verificado pela KPMG. Nesse ano, também, ganhou a certificação Empreendedor AQUA – Alta Qualidade Ambiental, na etapa Programa.

Um ano depois, em 2013, surgiu a nova marca institucional da Even. Em 2013, o empreendimento BC Bela Cintra conquistou nível Ouro do Selo Casa Azul concedido pela Caixa.

Esse foi o 1º empreendimento da região metropolitana de São Paulo fora do programa Minha Casa Minha Vida a receber a certificação neste setor.

Em 2015, teve a Criação da Even More, segunda empresa de vendas da Companhia. Já o início das operações em urbanização no Rio Grande do Sul foi em 2016. Por fim, em 2020, aconteceu a alteração societária na Melnick Even.

Linha do tempo da Even

  • 2002 – Fundação da Even por meio da fusão da ABC Investimentos e da Terepins&Kalili;
  • 2006 – Aprovação, pelos acionistas, da transformação da Even em uma sociedade por ações; aquisição acionária da Spinnaker Capital, com aporte de recursos; entrada no mercado do Rio de Janeiro (RJ);
  • 2007 – IPO da Even no Brasil no Novo Mercado Bovespa Brasil e entrada no mercado de Belo Horizonte (MG);
  • 2008 – Aumento de capital de R$ 150 milhões; criação da Even Vendas (Evenmob) e da Open e  joint venture com a Melnick Construções;
  • 2009 – Ingresso no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA; divulgação do primeiro Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2008;
  • 2010 – Desenvolvimento do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa — follow-on offeringna BM&FBOVESPA; reconhecimento do Relatório de Sustentabilidade de 2008 como um dos 10 melhores do Brasil pela Global Reporters;
  • 2012 – Divulgação do Inventário de Emissões de Carbono de 2011, verificado pela KPMG. Obtenção da certificação Empreendedor AQUA – Alta Qualidade Ambiental, na etapa Programa;
  • 2013 – Criação da nova marca institucional da Even;
  • 2014 – O empreendimento BC Bela Cintra conquista nível Ouro do Selo Casa Azul concedido pela Caixa;
  • 2015 – Criação da Even More, segunda empresa de vendas da Companhia;
  • 2016 – Início de operações em urbanização no Rio Grande do Sul;
  • 2020 – Alteração societária na Melnick Even.

Como ganhar dinheiro com as ações da Even (EVEN3)?

Há algumas formas de conseguir lucros com as ações da Even na B3. O acionista pode, por exemplo, adquirir dinheiro através da venda de suas ações por um valor mais alto do que o custo de compra delas. Essa é uma postura típica de um trader.

No entanto, o trader não atua como um sócio, acionista ou investidor, já que ele busca lucro em curto prazo. Por essa razão, é importante definir o seu perfil do investidor e os seus intuitos financeiros.

Desse modo, é válido que o investidor perceba algumas questões que influenciam na realização de investimentos com segurança e consciência.

Sendo assim, dentre as questões, o investidor pode considerar a busca pela diversificação da sua carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável.

Se recomenda, portanto, que o acionista analise a segurança, a liquidez e a rentabilidade das ações que integram a bolsa, antes de fazer a compra.

Dessa forma, então, priorizar alta liquidez ou rentabilidade depende de cada investidor, já que ele pode comprar ações para o curto, médio ou longo prazo de tempo.

Vale a pena investir na Even?

Com atuação nos mercados mais relevantes do Brasil, a Even se mostra como uma das grandes empresas do setor imobiliário em São Paulo.

Por essa razão, a empresa tem enquanto suas vantagens competitivas, por exemplo, o modelo de negócios verticalizado, base diversificada de produtos e capacidade de execução comprovada. Além disso, tem práticas sustentáveis e inovadoras.

No entanto, as ações da Even dependem do aquecimento do mercado. O aumento dos juros básicos da economia e a menor oferta de crédito habitacional prejudicam, por exemplo, a força do mercado imobiliário. Além disso, a empresa não tem um pagamento de dividendos consistente, o que pode ser um fator ruim para muitos.

Sendo assim, antes de escolher qual a ação que você vai investir seu dinheiro, vale realizar uma análise fundamentalista. Assim então, será possível verificar se os seus investimentos estão sendo realizados de forma assertiva, seja com a Even (EVEN3) ou com outra companhia que faça parte da bolsa de valores.

A EVEN3 é uma small, medium ou large cap?

A empresa é uma small cap avaliada em R$2,51 bilhões em 2020.

Qual é o tag along das ações da EVEN3?

A Even Construtora tem um Tag Along de 100% nas suas ações ordinárias.

Quais são os concorrentes da EVEN3?

Alguns dos concorrentes diretos da Even Construtora são, por exemplo, a Trisul, Tecnisa e a Tenda.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *