Home Blog Eventos corporativos: confira como é possível aproximar clientes

Eventos corporativos: confira como é possível aproximar clientes

Eventos Corporativos 1

A tecnologia pode ser uma grande aliada para quem deseja que seu negócio seja conhecido, porém, ela por vezes não dá conta de sensibilizar e aproximar realmente as pessoas. Então, muitas empresas utilizam eventos corporativos como forma de estabelecer um vínculo com os clientes.

Além da aproximação, os eventos corporativos são ótimas ferramentas, principalmente, porque servem como estratégia de marketing. Neste tipo de ação, a relação interpessoal tanto externa como interna costuma ser a melhor opção para manter parcerias. Fazendo com que o contato direto gere um vínculo emocional com as pessoas.

O que são eventos corporativos?

Antes de tudo é preciso entender o que é um evento, pois este é um acontecimento planejado que ocorre em um espaço delimitado com pessoas que possuem interesses em comum.

Portanto, ao organizar eventos corporativos, uma empresa reúne pessoas interessadas no negócio ou serviço oferecido para manter uma boa relação com aqueles que desejam conhecer ou continuar investindo na sua marca.

Além disso, dentro de uma instituição eles podem ser usados na realização de palestras e treinamentos para funcionários.

Essas organizações sociais podem ser classificadas em três categorias:

  • Institucionais: que são promovidos por empresas que desejam obter fortalecimento de sua marca diante do mercado.
  • Promocionais: estes focam em apresentar ideias e projetos que visam atender as necessidades de um determinado público. Além disso, eles também podem ser usados para alavancar uma marca propagando ideias nas quais serão abraçadas pelo seu público-alvo.
  • Comunitários: são organizados pela comunidade para determinados grupos.

Embora muitas vezes os eventos corporativos tragam custos altos para a empresa, eles são um importante recurso para potencializar a marca e podem ser usados para reforçar as estratégias de marketing internas.

Geralmente, nesses eventos a visão e objetivos de uma organização são apresentados ao público para que uma aproximação emocional seja garantida. Assim, firmando apoios, financiadores e conquistando potenciais clientes.

Oportunidades na área de vendas também são alavancadas. Dessa forma, diversas possibilidades de atingir os objetivos da marca podem ser implementadas.

Principais tipos de eventos corporativos que podem ser utilizados como estratégia de marketing

Eventos corporativos 2

Existem diversos tipos de eventos corporativos, no entanto, alguns mais específicos podem ser utilizados para pôr em prática estratégias de marketing que melhoram o networking de uma empresa.

  1. Workshops: geralmente, o objetivo de eventos neste formato é ensinar algo para os consumidores de uma marca, oferecendo aulas sobre um produto ou serviço. Também pode ser usado para treinamento interno de funcionários e fortalecimento dos valores da empresa. Mas com o público externo o workshop pode ser uma oportunidade fazer upsell e o cross sell.
  2. Lançamentos: para ampliar o foco em cima de um produto que está sendo desenvolvido, utilizar um evento corporativo para lançar pode ser uma ótima estratégia de marketing. Pois desse modo, é possível reunir em um mesmo ambiente clientes, mídia, organizadores e influenciadores digitais para apresentar o produto ou serviço.

Soma-se a isto, as transmissões que podem ser feitas nas redes sociais. Assim, o alcance da marca pode ser maior. Engajar clientes em pré-lançamentos também é considerado uma estratégia funcional.

  1. Reuniões: Os representantes de vendas podem contribuir levando informações sobre novos produtos para convenções e reuniões. Desse modo, a marca consegue alcançar bons resultados, pois o feedback dos clientes será levado em consideração.
  2. Feiras: para o marketing off-line as feiras são ótimas estratégias. Eventos como este tendem a concentrar uma quantidade considerável de pessoas. Ademais, a mídia local foca na cobertura.

Cartões de visitas, e-mails, reuniões são gerados nesses ambientes. Ações da concorrência também podem ser estudadas. Por isso, uma análise mais conclusiva do mercado é feita, resultando em novas estratégias de marketing.

Como uma empresa pode organizar eventos corporativos?

Para que eventos corporativos atinjam as expectativas da marca, um planejamento é fundamental. Desde a estrutura até divulgação tem que ser pensados.

  • Estabelecer os objetivos;
  • Definir orçamento;
  • Encontrar palestrantes que tenham relevância social;
  • Escolha de data, local e horário do evento;
  • Meios de divulgação.

Esses passos devem ser levados em consideração para que eventos corporativos atendam expectativas da marca de modo que o objetivo final seja alcançado com sucesso.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *