EZTC3: descubra tudo sobre as ações da Eztec na B3!

EZTC3

No mercado financeiro, existem diversos setores disponíveis para o investidor realizar aportes, como, por exemplo, o setor de construção civil. Assim, integrando esse setor, uma das opções é a empresa Eztec (EZTC3). 

A Eztec (EZTC3) possui atuação na construção de imóveis residenciais de médio e alto padrão, além de imóveis comerciais. Além disso, é fundamental compreender que a classificação setorial da empresa é Consumo Cíclico, Construção Civil e Incorporações. 

Modelo de negócio da Eztec (EZTC3)

Dentre as principais atividades da Eztec, estão, por exemplo: 

  • Loteamento de terrenos;
  • Construção de condomínios;
  • Locação e administração dos próprios imóveis; 
  • Incorporação e comercialização de qualquer tipo de imóvel. 

Além disso, a empresa atua com um modelo de negócio verticalizado, possui atividades na região central de São Paulo. E, também, no interior e no litoral do Estado de São Paulo. 

Iniciativas sustentáveis

A Eztec (EZTC3) busca desenvolver diversos programas ambientais.. O objetivo é, portanto, diminuir o impacto ambiental das suas atividades.

Por isso, a empresa conta com os seguintes programas ambientais:

  1. Programa de Gestão de Resíduos;
  2. Projeto Morar Bem;
  3. Programa Florestas do Futuro.

Programa de Gestão de Resíduos

O programa busca minimizar os impactos referentes aos resíduos que são gerados por atividades da EZTEC no meio ambiente. Por isso, a gestão de resíduos é definida desde o planejamento até a conclusão do empreendimento.

Projeto Morar Bem

O projeto foi desenvolvido devido a empresa acreditar na preservação ambiental como principal benefício. Ela busca, assim, realizar a manutenção das áreas verdes que relacionam-se com o bem-estar de toda a comunidade envolvida com o empreendimento.

Programa Florestas do Futuro

Considera-se a EZTEC uma das primeiras empresas inseridas no setor de incorporação e construção a firmar uma parceria com o Programa Florestas do Futuro da Fundação SOS Mata Atlântica. Dessa maneira, o programa busca realizar o reflorestamento de espécies nativas da flora brasileira.

Além disso, a atuação do programa realiza a inclusão de três frentes, sendo essas muito relevantes para a preservação e recuperação do meio ambiente como a manutenção da biodiversidade, o sequestro de carbono (CO2) e a preservação de recursos hídricos da companhia.

Informações básicas sobre os papéis da EZTC3

EZTC3 1
  • Tipos de ações: Ações ordinárias (ON);
  • Segmento de listagem: Novo Mercado;
  • Tamanho: a empresa é uma Small Cap
  • Tag Along: 100% ON;
  • Free Float: 43,2%.

Dados importantes sobre a EZTC3

Antes de realizar um investimento na bolsa de valores, é fundamental realizar uma avaliação sobre a companhia. Dessa forma, se tem a análise fundamentalista. Assim, através dela é possível verificar a situação no qual se encontra a empresa. 

Governança

Na B3, existem três tipos de segmento de listagem, sendo eles os níveis 1 e 2 e o Novo Mercado. 

Dessa forma, dentre esses segmentos, o que possui um maior nível de governança corporativa é o Novo Mercado, setor no qual faz parte a Eztec. 

Dívida

A Eztec (EZTC3) não apresenta um grau de endividamento, ou seja, o caixa da empresa apresenta resultados maiores que a dívida. 

Pagamento de dividendos

A companhia realiza de forma recorrente o pagamento de dividendos, sendo assim, é uma forma de lucrar com os proventos. Por isso, é importante verificar todo o histórico de dividendos da empresa:

Ano20162017201820199/2020
Dividendos por Ação (R$)0,783,100,430,12 0,29

Pontos positivos da EZTC3

  • Modelo de negócio verticalizado;
  • Dívida zerada. 

Pontos negativos da EZTC3

  • Integra o setor cíclico, dado que a comercialização de imóveis relaciona-se diretamente a economia;
  • Participa de um setor de alta concorrência.  

Como funciona o setor da construção civil?

O setor da construção civil é definido como um dos setores mais cíclicos da bolsa de valores. Dessa maneira, precisamente, devido ao setor estar ligado de maneira direta ao modelo imobiliário.

Assim, é possível verificar que ações que fazem parte deste segmento apresentam momentos de aquecimento e desaquecimento no mercado financeiro.  

Conhecendo a história da Eztec (EZTC3)

EZTC3 2

A Eztec Engenharia foi criada em 15 de fevereiro de 1979, além disso, no mesmo ano ocorreu o lançamento de 3258 unidades distribuídas em 19 empreendimentos.

Sendo assim, em 2005 ocorreu a criação da Imobiliária própria TEC Vendas e no ano seguinte ocorreu a fundação da Eztec SA.

Além disso, no ano de 2008, a empresa lançou o empreendimento de alto padrão Chácara Sant’Anna.

Por fim, entre os anos de 2010 e 2011, a Eztec recebeu o primeiro e o segundo prêmio PINI como Incorporadora do Ano. 

Concorrentes da Eztec (EZTC3) 

De início, é importante evidenciar que realizar análises antes de adquirir efetivamente uma empresa na bolsa de valores possui uma alta relevância.

Assim, somando-se a isso, além de realizar observações referentes à própria empresa, é importante conhecer empresas que integram o mesmo setor. 

Existem, por exemplo, a Tenda (TEND3), Direcional (DIRR3) e a Trisul (TRIS3).

  1. Tenda: a empresa é uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil, possuindo assim, foco no desenvolvimento de imóveis que são lançados nas faixas 1,5 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Assim, esses possuem foco na renda mensal familiar de até R$4.000;
  2. Direcional: a direcional Engenharia está incluída entre as cinco maiores construtoras em atuação em território nacional. Ela foca no desenvolvimento de empreendimentos populares e com atuação principalmente na região norte, centro-oeste e sudeste do Brasil;
  3. Trisul: a Trisul é considerada uma companhia do setor de incorporação imobiliária, possuindo assim, cerca de 200 empreendimentos ao longo dos seus 30 anos de atuação. Além disso, a companhia possui foco de atuação nas unidades do interior, no Distrito Federal e na região metropolitana de São Paulo.

Como investir na empresa Eztec (EZTC3)? 

Em primeiro lugar, é bom se atentar que na bolsa de valores há #diversas formas de investir na Eztec (EZTC3). Dessa maneira, é importante seguir alguns passos. 

Selecione uma corretora de valores

Antes de tudo, é preciso realizar uma pesquisa entre as corretoras de valores, buscando descobrir qual a corretora mais adequada ao perfil do investidor, além de priorizar aquela no qual disponibiliza maiores ações de seu interesse.

Além do mais, a corretora de valores precisa estar credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Assim, após realizar a escolha da corretora basta apenas realizar o envio dos documentos solicitados pela instituição para efetivar a abertura da conta. 

Envie o dinheiro para a corretora

Após o passo anterior, deve-se transferir o valor referente ao aporte para a conta da corretora de valores do investidor. Portanto, isso poderá ser efetuado através de um TED ou PIX.

Selecionar a ação da Eztec (EZTC3)

Por fim, após seguir todos os passos anteriores e ter a decisão de comprar os papéis da companhia, basta apenas selecionar a ação da Eztec (EZTC3) no home broker da corretora.

A Eztec (EZTC3) é uma small cap, mid cap ou large cap?

A Eztec é considerada uma Small Cap pelo mercado.

Qual é o segmento de listagem da Eztec (EZTC3)?

O segmento de listagem da Eztec é o Novo Mercado,

Qual é o Tag Along das ações da Eztec (EZTC3)?

A Eztec (EZTC3) possui como Tag Along 100% ON.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos