Home Blog Family office: como atua, para quem serve e quais os tipos existentes?

Family office: como atua, para quem serve e quais os tipos existentes?

family office

Saber quando e como aplicar os recursos financeiros não é fácil, ainda mais quando o nível de complexidade é grande, bem comum no ambiente corporativo-familiar. Por isso, a utilização do family office é uma prática pautada na melhor gestão das empresas familiares.

Como funciona a family office?

A family office funciona como uma forma de consultoria, contemplando diversas áreas da gestão patrimonial de uma família. Nela, se aborda desde governança familiar, alocação de recursos, operação, até investimentos. Ou seja, toda decisão do que fazer com o patrimônio.

Mas o que é family office?

Family office é uma forma de gestão patrimonial destinada para famílias, onde seus membros partilham de algum tipo de investimento, fundo ou empresa cujo capital é grande.

Portanto, ele apresenta um capital compartilhado e em sua configuração, membros de uma mesma família.

Qual é a diferença entre family office e demais serviços de gestão patrimonial?

O family office conceito é aquele que se apresenta como uma instituição preocupada em reger o patrimônio dos ativos líquido de uma família.

Entende-se por ativo liquido todo aquele que é possível manusear tais quais:

Por conseguinte, as family offices são pautadas na gestão empresarial de empresas que são regidas por membros de uma mesma família.

Além de apresentar linhagem sucessória, as empresas familiares apresentam complexidades diferentes pela sua modalidade.

Já no caso dos outros sistemas de gestão patrimonial, como os private banking, que apresentam um toque de individualidade, é comum o atendimento por especialista e apenas com um indivíduo, diferente dos family offices, que são equipes dedicadas a regência.

Por conseguinte, ambos têm em comum a questão da  seletividade prévia.

Para aderir um private banking, o convite é feito ao membro participante de um banco, mas no caso da family office, se restringe apenas as empresas familiares com capitais de mais cem milhões.

É evidente, então, que o conceito de family office surge justamente pelo grande acumulo de capital em empresas familiares.

Gerir por conta é um trabalho que desvirtua o tempo de outras atividades, como fazer crescer efetivamente e aplicar bem a manutenção dos recursos.

Quais os tipos de family office no Brasil?

O family office no Brasil apresenta duas vertentes. Contudo, no Brasil, por ser um mercado maduro e relativamente fechado a essas modalidades de gestão, é mais comum encontrar apenas as singles family office.

Entre os tipos de family office existentes no Brasil:

  • Single family office: é um tipo de family office criado para apenas uma família ou até mesmo criado pela mesma (sob encomenda). Nele, é possível obter um serviço mais exclusivo e que está destinado a atender as necessidades daquela família.
  • Multi family office: é um family office destinado para o atendimento de várias famílias. Por isso, é comum que seus funcionários respondam a instituição e os serviços, por sua vez, não sejam exclusivos. Contudo, haverá personalizações e particularidades.

Por fim, a family office é um recurso adicional para a sobrevivência de algumas empresas familiares. Por meio dela, é possível não só sanar problemas sérios que surgiriam com o passar do tempo, mas também se precaver e investir melhor os recursos da empresa. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *