Home Blog Conciliação Bancária: entenda sua importância para as finanças!

Conciliação Bancária: entenda sua importância para as finanças!

conciliação bancária 2

Uma das alternativas para evitar surpresas nas finanças e na contabilidade da sua empresa é fazer a conciliação bancária.

O processo de fazer conciliação bancária consiste em garantir a exatidão do saldo bancário.

No entanto, mesmo sendo uma atividade importante para qualquer organização, a conciliação bancária acaba sendo dispensada por alguns gestores.

O que é a Conciliação Bancária?

conciliação bancária

A conciliação bancária é um processo de comparação entre o saldo de uma conta bancária e todas as informações internas de uma empresa.

Ela serve para identificar todas as entradas e saídas do caixa da empresa, sendo essencial para um controle de fluxo de caixa eficiente.

Sem a conciliação bancária, a empresa corre o risco de perder seu controle de capital disponível para o desenvolvimento de atividades e cumprimento de obrigações, como:

O objetivo da conciliação bancária é verificar a existência de erros no controle interno ou inconsistência de dados.

Para isso, o saldo bancário do controle interno é verificado, junto aos lançamentos e suas respectivas datas no extrato do banco.

Qual a importância da Conciliação Bancária?

A conciliação é uma ação extremamente relevante para as finanças pessoas e empresariais.

No entanto, quando voltada a estabelecimentos, que lidam com vendas diárias através de diferentes fontes (dinheiro, cartões de crédito e débito, boleto bancário etc), a conciliação se torna indispensável.

Nesse caso, ela consegue garantir que sempre haverá capital disponível para realizar as operações no dia a dia do negócio.

Sem ela, inclusive, se torna praticamente impossível descobrir fraudes internas ou, no caso do orçamento pessoal, cobranças indevidas.

Mesmo assim, vale a pena lembrar que esse acompanhamento de entradas e saídas deve ser feito com bastante cautela.

Isso porque, ao se basear em valores errados, você acaba tomando atitudes que podem gerar prejuízos para o caixa da empresa ou seu orçamento.

Como fazer a Conciliação Bancária?

Conferir as finanças empresariais ou pessoas é um processo que envolve o monitoramento dos fluxos de caixa nos estratos bancários e a comparação de informações internas e registros de entradas e saídas de dinheiro.

Após isso, caso seja encontrada alguma irregularidade ou informações imprevistas, é necessário que sejam tomadas atitudes para corrigir os erros.

Para o monitoramento do caixa (ou orçamento), é preciso estabelecer uma rotina diária. Isso porque, quanto mais tempo passa, maior é a chance de perder o histórico de suas operações.

Entre os dados que devem ser observados, estão:

  • Impostos de transações bancárias e/ou financeiras, como o IOF;
  • Tarifas bancárias;
  • Pagamento de salários ou serviços contratados.

Vale lembrar que o controle bancário deve ser feito a partir dos documentos e registros de operações que você possui.

Por conta disso, é extremamente necessário ter essas informações bem guardadas, principalmente no caso das empresas.

Por que fazer a conciliação bancária?

A conferência bancária é extremamente importante para as empresas e pessoas por garantir o correto fechamento do orçamento e evitar prejuízos.

Isso porque a má gestão do dinheiro é um dos principais motivos para o endividamento e, no caso dos negócios, para a falência.

Portanto, além da regularidade fiscal, fazer conciliação bancária auxilia na manutenção do orçamento e prevenção contra problemas financeiros graves.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *