Conciliação Bancária: entenda sua importância para as finanças!

conciliação bancária 2

Uma das alternativas para evitar surpresas nas finanças e na contabilidade da sua empresa é fazer a conciliação bancária.

O processo de fazer conciliação bancária consiste em garantir a exatidão do saldo bancário.

No entanto, mesmo sendo uma atividade importante para qualquer organização, a conciliação bancária acaba sendo dispensada por alguns gestores.

O que é a Conciliação Bancária?

conciliação bancária

A conciliação bancária é um processo de comparação entre o saldo de uma conta bancária e todas as informações internas de uma empresa.

Ela serve para identificar todas as entradas e saídas do caixa da empresa, sendo essencial para um controle de fluxo de caixa eficiente.

Sem a conciliação bancária, a empresa corre o risco de perder seu controle de capital disponível para o desenvolvimento de atividades e cumprimento de obrigações, como:

O objetivo da conciliação bancária é verificar a existência de erros no controle interno ou inconsistência de dados.

Para isso, o saldo bancário do controle interno é verificado, junto aos lançamentos e suas respectivas datas no extrato do banco.

Qual a importância da Conciliação Bancária?

A conciliação é uma ação extremamente relevante para as finanças pessoas e empresariais.

No entanto, quando voltada a estabelecimentos, que lidam com vendas diárias através de diferentes fontes (dinheiro, cartões de crédito e débito, boleto bancário etc), a conciliação se torna indispensável.

Nesse caso, ela consegue garantir que sempre haverá capital disponível para realizar as operações no dia a dia do negócio.

Sem ela, inclusive, se torna praticamente impossível descobrir fraudes internas ou, no caso do orçamento pessoal, cobranças indevidas.

Mesmo assim, vale a pena lembrar que esse acompanhamento de entradas e saídas deve ser feito com bastante cautela.

Isso porque, ao se basear em valores errados, você acaba tomando atitudes que podem gerar prejuízos para o caixa da empresa ou seu orçamento.

Como fazer a Conciliação Bancária?

Conferir as finanças empresariais ou pessoas é um processo que envolve o monitoramento dos fluxos de caixa nos estratos bancários e a comparação de informações internas e registros de entradas e saídas de dinheiro.

Após isso, caso seja encontrada alguma irregularidade ou informações imprevistas, é necessário que sejam tomadas atitudes para corrigir os erros.

Para o monitoramento do caixa (ou orçamento), é preciso estabelecer uma rotina diária. Isso porque, quanto mais tempo passa, maior é a chance de perder o histórico de suas operações.

Entre os dados que devem ser observados, estão:

  • Impostos de transações bancárias e/ou financeiras, como o IOF;
  • Tarifas bancárias;
  • Pagamento de salários ou serviços contratados.

Vale lembrar que o controle bancário deve ser feito a partir dos documentos e registros de operações que você possui.

Por conta disso, é extremamente necessário ter essas informações bem guardadas, principalmente no caso das empresas.

Por que fazer a conciliação bancária?

A conferência bancária é extremamente importante para as empresas e pessoas por garantir o correto fechamento do orçamento e evitar prejuízos.

Isso porque a má gestão do dinheiro é um dos principais motivos para o endividamento e, no caso dos negócios, para a falência.

Portanto, além da regularidade fiscal, fazer conciliação bancária auxilia na manutenção do orçamento e prevenção contra problemas financeiros graves.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos