Fiador profissional é seguro? Conheça esse serviço!

fiador profissional 2

Na hora de comprar um imóvel, fazer determinados financiamentos ou até mesmo comprar um carro, a figura do fiador pode ser uma peça fundamental para que o contrato seja firmado. Por isso, algumas pessoas oferecem o serviço de fiador profissional.

Como funciona o fiador profissional?

O fiador profissional funciona como um agente concessor de documentos para utilização diversa. O serviço é pago e serve para locações, transações financeiras e até mesmo em compra de determinados bens (veículos, imóveis, financiamentos empresariais, entre outros).

O que é o fiador profissional?


O fiador profissional é aquela pessoa que presta o serviço de fiança para terceiros. Através dele, é possível obter os documentos requisitados e necessários para realizar uma transação como, por exemplo, comprar um imóvel.

O custo do serviço de fiador profissional envolve a concessão de documentos (que em média custa R$50 reais) e o valor pelo serviço (que irá variar de acordo com o tipo de contrato, risco, operação financeira e/ou do bem em questão).

O que é preciso para conseguir um fiador?

O fiador é aquele responsável por assegurar que determinado contrato seja validado e que a parte beneficiada fique acobertada em caso de quebra do contrato.

Uma das formas de conseguir um fiador é através do apelo a um familiar, parente ou amigo. Nesse caso, o compromisso de ser fiador é algo que a longo prazo e a depender das circunstancias pode ser penoso.

Outra forma de conseguir um fiador é através do pagamento de um serviço ou contrato de fiador profissional. Através desse serviço, se for em um fiador profissional e assim, é possível dar andamento ao contrato.

Contudo, quando é a hora de assinar um contrato, geralmente, os documentos exigidos para fiador são:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de renda (deve se enquadrar no tipo de contrato e transação que irá ocorrer);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de declaração do Imposto de Renda (mais atual);
  • Declaração de estado civil (certidão de nascimento, divórcio ou casamento);
  • Se o fiador possuir bens que possam ser destinados como garantia, deve-se apresentar a documentação respectiva aos mesmos.

Quais são os riscos e cuidados ao contratar um fiador profissional?

O fiador é uma opção alternativa a outras modalidades de financiamento. Ao contratá-lo, primeiramente, o consumidor deve usar sua educação financeira e avaliar se não há outra opção mais interessante para suas finanças.

Além disso, na hora de fazer um contrato sem fiador conhecido, seja ele para compra ou locação, o risco eminente é a fraude.

Nessa perspectiva, o golpe do fiador de aluguel consiste em apresentar documentação falsa e até mesmo garantias sem fundos (ex. imóveis inexistentes).

Por isso, o serviço de fiança profissional pode ocasionar algumas penalidades e riscos para o cliente, tais quais:

  • Desconhecimento do fiador de aluguel em questão: isso implica que não será possível rastreá-lo e não há garantias de que os dados informados condizem com a realidade;
  • Não há garantia de que o contrato será reavaliado ou renovado: mesmo para aquelas pessoas que foram “enganadas”, por lei, a imobiliária tem direito ao despejo dentro do prazo cabível;
  • Perda do direito ao bem: tanto na compra quanto no aluguel;
  • Acusações na justiça e processos por falsificação de documentos: subentende-se que o locatário (pessoa que usufrui do bem) seria cúmplice do fiador.

Por fim, o fiador profissional pode ser a figura desejada por alguns, devido ao seu serviço e por se a única saída para alguns. Mas, em contrapartida, apesar dele um profissional legalmente aprovado, este serviço pode figurar sérios riscos ao cliente, principalmente por conta dos golpistas e estelionatários que atuam no ramo.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

25 respostas

    1. Olá Creusa, recomendo que você busque algum familiar ou conhecido que possa ser seu fiador, existe claro, pessoas que trabalham com esse tipo de serviço, mas o mais recomendado é que você tente primeiro isso que te falei.

  1. Preciso de um fiador para compra de carro na verdade sou consorciado fui contemplado como meu contra cheque eh baixo eles pedirão um fiador para o pagamento do crédito

    1. Alexandre, não oferecemos esse tipo de serviço. Mas você pode encontrar profissionais que atuem próximo a sua localidade através do Google.

    1. Bruna, não trabalhamos com esse tipo de serviço, somos uma escola de educação financeira. Mas é possível que você encontre profissionais por meio do google.

    1. Então, Jackson! Não oferecemos esse tipo de serviço, mas você pode buscar por profissionais que atuem na sua cidade por meio do Google.

  2. Ola boa tarde ,pedi u empretimo no banco BV nisso ele mim ofereceram um fiador promocional para liberação do empréstimo,nisso tenho que adianta 11% do valor do imprestimo,porém no momento que eu pagar a terceira parcela esse valor voltará pra mim ,estou muito desconfiada sobre isso ,vc sabe mim dizer se essa informação procede?

    1. Suzy, pode ser um protocolo específico dessa empresa, por isso recomendo que você procure a agência física dessa instituição visando sanar todas as dúvidas antes de realizar o empréstimo.

    2. queria tomar um empréstimo no banco BV e eles me pediram um avalista ou senão o próprio deles mas eu não prefiro e pegar estou procurando avalista

      1. Alessandra, não ofertamos esse tipo de serviço. Mas você pode encontrar profissionais que atuem próximo a sua localidade através do Google.

    1. Silvana, alguns requisitos antes de contratar ou aceitar o fiador, é fazer uma pesquisa referente ao CPF do fiador em órgãos de proteção ao crédito como SPC, Serasa. Além de exigir sempre os originais dos documentos fornecidos pelo possível fiador, buscando evitar cópias com autenticação falsa.

    1. Rafael, existem fiadores profissionais no mercado, recomendo que você procure por profissionais que atuem na sua região por meio do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos