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Fidelização de clientes: 4 dicas para manter os clientes fiéis a você

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Melhor que atirar para todos os lados em busca de novos consumidores, é desenvolver a fidelização de clientes que já consumiram da sua empresa.

A recorrência é um dos pontos chaves para alavancar empresas, e a fidelização de clientes pode ajudar muito no empreendedorismo.

O que é a fidelização de clientes?

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Fidelização de clientes significa transformar pessoas que já consumiram da sua empresa em clientes recorrentes.

Existem vários pontos que demonstram a importância da fidelização de clientes:

  • Maior recorrência nas vendas;
  • Possível aumento no ticket médio;
  • Ter advogados da sua marca;
  • Receber feedbacks mais eficientes.

Logo, é possível perceber que muitas vezes é mais rentável investir na fidelização de clientes do que na aquisição de novos clientes e leads.

Além disso, é importante destacar que reter clientes não é a mesma coisa que fidelizar clientes.

Fideliza clientes significa, além de reter, conquistar esses consumidores, tornando-os admiradores da marca, que vão gastar mais com seus produtos e serviços e divulgá-los organicamente.

4 Dicas para fidelização de clientes

Fidelizar clientes, mesmo sendo algo muito importante para o seu negócio, não necessariamente é uma atividade cara e complexa.

Portanto, para fazer isso de formas simples, é interessante conhecer algumas dicas para fidelizar clientes.

1. Conheça bem os seus clientes

Primeiramente, é importante conhecer bem o público que será atingido pelo seu produto ou serviço.

A partir disso, é necessário entender quais são suas dores, como são seus hábitos de consumo, como seu produto o ajuda a resolver algum problema e quais expectativas existem em relação ao seu produto.

Desta forma, é possível traçar as melhores estratégias para desenvolver um produto, criar valor para ele, vende-lo e ajudar o cliente da melhor forma possível.

Vender o produto certo para um público qualificado é um passo muito importante para conseguir fidelizar os clientes e ter vendas recorrentes.

2. Desenvolva uma experiência marcante para o cliente

Para fidelizar um cliente, além de vender um produto e serviço de valor, é necessário proporcionar uma experiência única.

Portanto, você deve se preocupar com todo o percurso do cliente, pré e pós-venda, buscando sempre melhorar todos aspectos da relação, por exemplo:

  • Entrega de conteúdo de graça e útil para seu público;
  • Atendimento amigável;
  • Venda simples e sem burocracia;
  • Entregas rápidas;
  • Acompanhamento pós venda para ajudar o cliente.

Uma dica muito útil para desenvolver uma experiência de qualidade é se colocar no lugar do cliente, tentando entender todas as sensações que vão surgir durante os contatos com a empresa.

3. Aprenda com feedbacks dos clientes

Ouvir seus clientes é uma forma extremamente eficaz para entender como otimizar os processos do seu negócio.

Muitas coisas passam despercebidas, entretanto, ao ter a experiência de relacionamento e compra, o cliente pode passar o que ele sentiu durante todo o processo, quais pontos satisfizeram as suas expectativas e quais pontos o frustrou.

Não é necessário implementar todas as sugestões relatadas pelos clientes, na verdade, deve-se ouvir o que eles têm a dizer e a partir daí desenvolver estratégias para melhorar o produto e a experiência do cliente.

4. Recompense o seu cliente

Todo mundo gosta de se sentir beneficiado de alguma forma. Ao comprar seu produto, o cliente espera apenas adquirir algo que apresenta valor para ele, a um preço justo.

Então, quando são dados descontos, produtos “brindes”, entre outros benefícios que possam tornar a experiência do cliente melhor, é normal que aconteça um maior retorno de clientes.

Dessa forma, após consumir uma primeira vez o seu produto, a propensão a comprar novamente só aumenta.

Estratégias como um programa fidelidade, por exemplo, podem ser extremamente úteis para incentivar o cliente a comprar novamente e se sentir mais beneficiado em relação a sua marca.

Portanto, é possível concluir que a fidelização de clientes é fruto de uma melhora constante no relacionamento com os compradores da sua empresa, que devem ter o máximo de experiências positivas possíveis em relação a sua marca.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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