Fidelização de clientes: 4 dicas para manter os clientes fiéis a você

fidelizacao de clientes

Melhor que atirar para todos os lados em busca de novos consumidores, é desenvolver a fidelização de clientes que já consumiram da sua empresa.

A recorrência é um dos pontos chaves para alavancar empresas, e a fidelização de clientes pode ajudar muito no empreendedorismo.

O que é a fidelização de clientes?

fidelizacao-de-clientes-2

Fidelização de clientes significa transformar pessoas que já consumiram da sua empresa em clientes recorrentes.

Existem vários pontos que demonstram a importância da fidelização de clientes:

  • Maior recorrência nas vendas;
  • Possível aumento no ticket médio;
  • Ter advogados da sua marca;
  • Receber feedbacks mais eficientes.

Logo, é possível perceber que muitas vezes é mais rentável investir na fidelização de clientes do que na aquisição de novos clientes e leads.

Além disso, é importante destacar que reter clientes não é a mesma coisa que fidelizar clientes.

Fideliza clientes significa, além de reter, conquistar esses consumidores, tornando-os admiradores da marca, que vão gastar mais com seus produtos e serviços e divulgá-los organicamente.

4 Dicas para fidelização de clientes

Fidelizar clientes, mesmo sendo algo muito importante para o seu negócio, não necessariamente é uma atividade cara e complexa.

Portanto, para fazer isso de formas simples, é interessante conhecer algumas dicas para fidelizar clientes.

1. Conheça bem os seus clientes

Primeiramente, é importante conhecer bem o público que será atingido pelo seu produto ou serviço.

A partir disso, é necessário entender quais são suas dores, como são seus hábitos de consumo, como seu produto o ajuda a resolver algum problema e quais expectativas existem em relação ao seu produto.

Desta forma, é possível traçar as melhores estratégias para desenvolver um produto, criar valor para ele, vende-lo e ajudar o cliente da melhor forma possível.

Vender o produto certo para um público qualificado é um passo muito importante para conseguir fidelizar os clientes e ter vendas recorrentes.

2. Desenvolva uma experiência marcante para o cliente

Para fidelizar um cliente, além de vender um produto e serviço de valor, é necessário proporcionar uma experiência única.

Portanto, você deve se preocupar com todo o percurso do cliente, pré e pós-venda, buscando sempre melhorar todos aspectos da relação, por exemplo:

  • Entrega de conteúdo de graça e útil para seu público;
  • Atendimento amigável;
  • Venda simples e sem burocracia;
  • Entregas rápidas;
  • Acompanhamento pós venda para ajudar o cliente.

Uma dica muito útil para desenvolver uma experiência de qualidade é se colocar no lugar do cliente, tentando entender todas as sensações que vão surgir durante os contatos com a empresa.

3. Aprenda com feedbacks dos clientes

Ouvir seus clientes é uma forma extremamente eficaz para entender como otimizar os processos do seu negócio.

Muitas coisas passam despercebidas, entretanto, ao ter a experiência de relacionamento e compra, o cliente pode passar o que ele sentiu durante todo o processo, quais pontos satisfizeram as suas expectativas e quais pontos o frustrou.

Não é necessário implementar todas as sugestões relatadas pelos clientes, na verdade, deve-se ouvir o que eles têm a dizer e a partir daí desenvolver estratégias para melhorar o produto e a experiência do cliente.

4. Recompense o seu cliente

Todo mundo gosta de se sentir beneficiado de alguma forma. Ao comprar seu produto, o cliente espera apenas adquirir algo que apresenta valor para ele, a um preço justo.

Então, quando são dados descontos, produtos “brindes”, entre outros benefícios que possam tornar a experiência do cliente melhor, é normal que aconteça um maior retorno de clientes.

Dessa forma, após consumir uma primeira vez o seu produto, a propensão a comprar novamente só aumenta.

Estratégias como um programa fidelidade, por exemplo, podem ser extremamente úteis para incentivar o cliente a comprar novamente e se sentir mais beneficiado em relação a sua marca.

Portanto, é possível concluir que a fidelização de clientes é fruto de uma melhora constante no relacionamento com os compradores da sua empresa, que devem ter o máximo de experiências positivas possíveis em relação a sua marca.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos