Home Blog Confira os 5 melhores filmes para investidores

Confira os 5 melhores filmes para investidores

Filmes para investidores 1

Ser um investidor requer muito estudo sobre o mercado financeiro, análise de dados, métricas e conhecimento sobre estratégias para obter maior sucesso ao aplicar dinheiro em ações. Cursos, Workshops, palestras e livros fazem com que você conheça cada vez mais sobre as boas práticas. Porém, os filmes para investidores também podem ser uma ótima forma de aprender e se descontrair.

Obter conhecimento no entretenimento pode ser uma forma prazerosa de aprender sobre como o setor econômico se desenvolve. É comum que filmes para investidores retratem o dia a dia de quem lida com a Bolsa de Valores e outros tipos de investimentos.

Por que aprender a investir assistindo filmes para investidores?

Quem é que não gosta de passar o tempo assistindo um bom filme? Se já é bom assistir como forma de lazer, agora, imagina estudar sobre o mercado financeiro e ainda se divertir, você poderá:

  • Aprender de forma lúdica;
  • Perceber como funcionam os bastidores dos investimentos;
  • Compreender os riscos envolvidos em cada tomada de decisão.

Com os filmes para investidores, pessoas que querem entrar no universo da Bolsa de Valores, ou até mesmo aquelas que já fazem parte, podem começar a obter uma percepção maior sobre como tudo funciona no nicho dos investimentos.

Fundos de ações, aplicações Day Trade, Investimentos imobiliários, compra de papéis de empresas, para conseguir sucesso no ramo do investimento, seja ele qual categoria for, é preciso compreender diversas maneiras sobre como encarar a oscilação do mercado para conseguir minimizar quaisquer riscos de perda.

Confira 5 Filmes para investidores

Alguns filmes para investidores, geralmente, retratam histórias reais de pessoas ou situações vividas dentro do universo dos investimentos.

Dessa maneira, aprender com esses filmes pode ser uma forma perspicaz de entender mais sobre como aplicar dinheiro e conquistar o sucesso desejado.

Confira a lista:

  1. Fome de Poder
  2. Becoming Warren Buffett
  3. O Lobo de Wall Street
  4. Banco ou Bitcoin
  5. Eron: os mais espertos da sala

1. Fome de Poder

Estrelado por Michael Keaton, o filme retrata a história da MCDonald’s, uma das maiores redes de fast food do mundo.

Além disso, destaca o ponto de vista de Ray Kroc, um empresário norte-americano que comprou a MCDonald’s quando ainda era uma pequena lanchonete familiar e a tornou na maior empresa de restaurantes em valor do mercado de ações.

O filme foca no modelo operacional e gestão de negócios aplicada por Kroc, servindo de exemplo para observar táticas desenvolvidas por outras empresas, que podem culminar em possíveis pistas para investir em boas empresas.

2. Becoming Warren Buffett

“Becoming Warren Buffett”, ou “Como ser Warrem Buffett”, em português, é um documentário lançado em 2017, sobre a trajetória de Warren Buffett um bilionário que construiu fortuna através dos investimentos em ações da Bolsa de Valores.

Um homem que vendia chicletes no interior dos Estados Unidos e conseguiu se tornar uma referência nos investimentos.

Fã declarado de Benjamin Graham, percursor de uma das maiores estratégias de investimentos utilizada até hoje, Warren, deu continuidade aos pensamentos de Graham, e atualmente é considerado o papa do Value Investing.

A obra retrata a vida profissional e pessoal de Buffett. Assim, pode ser considerado um dos melhores filmes para investidores. Pois, mostra a rotina e comportamento do homem que é um dos maiores filantropos e investidores do mundo.

3. O Lobo de Wall Street

Estrelado por Leonardo DiCaprio, a obra retrata a história de Jordan Belfort, um homem que, após seguir os ensinamentos de seu mentor, conseguiu se consolidar como corretor de uma empresa em Wall Street.

No entanto, com o Black Monday, ações da bolsa de vários países começam a cair de repente. Então, ao ficar sem emprego, o homem que é bastante ambicioso, se vê trabalhando para uma empresa na qual lida com compra e venda de papéis desvalorizados e que não estão na Bolsa de Valores.

4. Banco ou Bitcoin

É um documentário que traz especialistas para explicar sobre como funcionam os negócios de criptomoedas (Bitcoin).

Ele tem como prioridade mostrar a origem do universo em volta do “blockchain” que é um serviço explorador que oferece suporte para quem entra no mercado do Bitcoin.

Entretanto, o documentário não foca em ensinamentos sobre como ser um investidor desta moeda digital.

Contudo, consegue dar um suporte para aqueles que desejam entender melhor sobre a criptomoeda e suas peculiaridades.

5. Enron: Os mais espertos da sala

É um documentário que retrata a história da Enron, empresa americana do setor de energia, que foi considerada a 7ª maior companhia dos Estado Unidos.

Porém, em 2001 quebrou após uma fraude fiscal que fez com que os papéis de investimentos dos acionistas perdessem completamente o valor.

Então, assistir obras como esta faz com que o investidor consiga visualizar os riscos que corre ao considerar aplicações atrativas pelo valor baixo.

Portanto, assistir filmes para investidores pode ser uma boa opção para aqueles que estão dispostos a entender melhor o funcionamento do mercado financeiro e melhorar sua percepção sobre a gestão de negócios e o dinheiro.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *