Home Blog Filmes sobre finanças: {6} filmes que você TEM que assistir

Filmes sobre finanças: {6} filmes que você TEM que assistir

filmes sobre financas

Integrar aquilo que temos interesse em estudar e aprender com uma forma de lazer é muito positivo. Por isso, filmes sobre finanças podem ser ótimas opções para quem gosta de saber mais sobre o assunto.

Existem diversos filmes sobre finanças, alguns são ficções e outros nem tanto. Porém, a maioria deles, passa um pouco da vivência, linguagem e conhecimento das pessoas que atuam na área das finanças e da economia.

Portanto, filmes sobre finanças é uma forma divertida e, muitas vezes, didática para aprender e entender mais sobre o assunto e aplicá-los na educação financeira.

6 Melhores filmes sobre finanças

filmes-sobre-financas

Somente filmes sobre economia e finanças não vão fazer que você aprenda tudo sobre o assunto, entretanto, para momentos com tempo livre, pode ser uma ótima forma de conciliar o lazer com aprendizado.

Portanto, para aproveitar seu tempo livre nas férias e fins de semanas, é recomendado, que você assista alguns desses filmes sobre dinheiro, finanças e economia.

1.   A grande aposta (2016)

O filme “A grande aposta”, de forma prática e didática, discorre sobre a crise de 2008 do mercado imobiliário americano, que trouxe diversos impactos para a economia mundial.

O ponto forte do filme é que, ao abordar um tema complexo, ele consegue ser entendido de forma simples. Mesmo quem não tem muito conhecimento sobre economia e finanças, consegue entender as motivações da crise.

2.  Wall Street: O dinheiro nunca dorme (2010)

Apesar de não ter um tom tão didático, o filme “Wall Street: O dinheiro nunca dorme”, estrelado por Michael Douglas, pode ser uma ótima opção para o seu tempo livre.

Conta a história de Gordon Gekko, que havia sido preso por operações financeiras ilegais, e, por isso, é impossibilitado de atuar como corretor.

Ele é procurado por um operador do mercado financeiro, solicitando-o ajuda para lidar com um grande investidor.

 3. Trabalho interno (2010)

O filme “Trabalho interno”, diferente dos demais, é um documentário. Ele, assim como “A grande aposta”, debate sobre a crise econômica de 2008.

Dirigida por Charles H. Ferguson, aponta a crise como resultado de uma corrupção sistêmica americana dos sistemas financeiros.

Esse é um ótimo filme sobre crise financeira e aborda diversos fatores importantes, como:

  • Mudanças no ambiente político;
  • Más práticas bancárias;
  • Desenvolvimento da crise financeira.

4. Wall Street: Poder e cobiça (1987)

O filme “Wall Street: Poder e cobiça”, mostra os bastidores do mundo dos negócios da década de 80, nos Estados Unidos.

O filme demonstra de forma fria os grandes nomes dos negócios, que são representados como se não tivessem sentimentos quando o assunto é dinheiro.

Portanto, o filme mostra a rápida ascensão dos personagens ao se envolverem com informações privilegiadas e más práticas no mercado financeiro, e as consequências dessas ações.

5. A fraude (1999)

O filme “A fraude” é baseado na história do trader Nick Leeson, Jovem responsável pela falência do grande banco Barings Banks.

O filme mostra com o trader conseguiu perder 850 milhões de libras, e fazer um gigante banco ser vendido pelo valor irrisório de 1 libra.

Além disso, a obra discorre sobre a vida pessoal de Nick Leeson, e como a ganância e outros fatores negativos o levaram a falha.

6. Enron: Os mais espertos da sala (2005)

o filme “Enron: Os mais espertos da sala”, é um documentário americano falando sobre uma grande corporação chamada Enron.

A Enron é uma empresa que trabalha com gás natural e petróleo, que passou ao longo do tempo por quedas e ascensões.

Durante o documentário, é mostrado como a empresa se envolveu com a crise energética do estado da Califórnia e como ela influenciou neste momento.

Existem diversos filmes sobre finanças pessoais, economia e mercado financeiro. Cada um deles aborda finanças da sua maneira, focando nos pontos que são mais interessantes para o desenvolvimento da história.

Portanto, assistir filmes sobre finanças, é uma ótima estratégia para quem gosta de filmes e tem interesse em aprender cada vez mais sobre o assunto.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *