Filmes sobre finanças: {6} filmes que você TEM que assistir

filmes sobre financas

Integrar aquilo que temos interesse em estudar e aprender com uma forma de lazer é muito positivo. Por isso, filmes sobre finanças podem ser ótimas opções para quem gosta de saber mais sobre o assunto.

Existem diversos filmes sobre finanças, alguns são ficções e outros nem tanto. Porém, a maioria deles, passa um pouco da vivência, linguagem e conhecimento das pessoas que atuam na área das finanças e da economia.

Portanto, filmes sobre finanças é uma forma divertida e, muitas vezes, didática para aprender e entender mais sobre o assunto e aplicá-los na educação financeira.

6 Melhores filmes sobre finanças

filmes-sobre-financas

Somente filmes sobre economia e finanças não vão fazer que você aprenda tudo sobre o assunto, entretanto, para momentos com tempo livre, pode ser uma ótima forma de conciliar o lazer com aprendizado.

Portanto, para aproveitar seu tempo livre nas férias e fins de semanas, é recomendado, que você assista alguns desses filmes sobre dinheiro, finanças e economia.

1.   A grande aposta (2016)

O filme “A grande aposta”, de forma prática e didática, discorre sobre a crise de 2008 do mercado imobiliário americano, que trouxe diversos impactos para a economia mundial.

O ponto forte do filme é que, ao abordar um tema complexo, ele consegue ser entendido de forma simples. Mesmo quem não tem muito conhecimento sobre economia e finanças, consegue entender as motivações da crise.

2.  Wall Street: O dinheiro nunca dorme (2010)

Apesar de não ter um tom tão didático, o filme “Wall Street: O dinheiro nunca dorme”, estrelado por Michael Douglas, pode ser uma ótima opção para o seu tempo livre.

Conta a história de Gordon Gekko, que havia sido preso por operações financeiras ilegais, e, por isso, é impossibilitado de atuar como corretor.

Ele é procurado por um operador do mercado financeiro, solicitando-o ajuda para lidar com um grande investidor.

 3. Trabalho interno (2010)

O filme “Trabalho interno”, diferente dos demais, é um documentário. Ele, assim como “A grande aposta”, debate sobre a crise econômica de 2008.

Dirigida por Charles H. Ferguson, aponta a crise como resultado de uma corrupção sistêmica americana dos sistemas financeiros.

Esse é um ótimo filme sobre crise financeira e aborda diversos fatores importantes, como:

  • Mudanças no ambiente político;
  • Más práticas bancárias;
  • Desenvolvimento da crise financeira.

4. Wall Street: Poder e cobiça (1987)

O filme “Wall Street: Poder e cobiça”, mostra os bastidores do mundo dos negócios da década de 80, nos Estados Unidos.

O filme demonstra de forma fria os grandes nomes dos negócios, que são representados como se não tivessem sentimentos quando o assunto é dinheiro.

Portanto, o filme mostra a rápida ascensão dos personagens ao se envolverem com informações privilegiadas e más práticas no mercado financeiro, e as consequências dessas ações.

5. A fraude (1999)

O filme “A fraude” é baseado na história do trader Nick Leeson, Jovem responsável pela falência do grande banco Barings Banks.

O filme mostra com o trader conseguiu perder 850 milhões de libras, e fazer um gigante banco ser vendido pelo valor irrisório de 1 libra.

Além disso, a obra discorre sobre a vida pessoal de Nick Leeson, e como a ganância e outros fatores negativos o levaram a falha.

6. Enron: Os mais espertos da sala (2005)

o filme “Enron: Os mais espertos da sala”, é um documentário americano falando sobre uma grande corporação chamada Enron.

A Enron é uma empresa que trabalha com gás natural e petróleo, que passou ao longo do tempo por quedas e ascensões.

Durante o documentário, é mostrado como a empresa se envolveu com a crise energética do estado da Califórnia e como ela influenciou neste momento.

Existem diversos filmes sobre finanças pessoais, economia e mercado financeiro. Cada um deles aborda finanças da sua maneira, focando nos pontos que são mais interessantes para o desenvolvimento da história.

Portanto, assistir filmes sobre finanças, é uma ótima estratégia para quem gosta de filmes e tem interesse em aprender cada vez mais sobre o assunto.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos