Home Blog Como funcionam as Instituições Financeiras?

Como funcionam as Instituições Financeiras?

financeiras 3

Além dos bancos, existem no mercado as instituições financeiras. Elas possuem diferentes características entre si.

Existem diversos tipos de financeiras disponíveis para o cliente. Cada uma é direcionada para as necessidades de cada perfil de cliente.

Ou seja, as financeiras são responsáveis por intermediar a relação entre o cliente e um serviço do mercado crédito (ou financeiro).

O que são financeiras?

financeiras

Uma financeira, de forma geral, é menos conhecida do que um banco tradicional.

Também conhecida como Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento, ou CFI, ela é um tipo de empresa mais limitada.

Isso porque não oferece produtos e serviços como conta corrente, caderneta de poupança, seguros etc.

Entretanto, mesmo menor no mercado, ela pode oferecer condições financeiras ainda melhores para o cliente.

Assim como os bancos, a financeiras possui regulamentação e fiscalização pelo Banco Central. Sua atuação é por meio de áreas específicas com operações direcionadas.

Quais os serviços oferecidos pelas instituições financeiras?

Alguns serviços oferecidos pelas financeiras são:

Além do financiamento na compra de bens, como imóveis e automóveis, o empréstimo pessoal é um serviço bastante popular na financeira.

Isso porque ela oferece condições facilitadas de acesso ao crédito. Entretanto, tudo têm um preço: os juros cobrados nas financeiras costumam ser bastante altos em diversos casos.

Na área de investimentos, as financeiras, geralmente, oferecem condições mais rentáveis que os bancos. Isso acontece para atrair a adesão de novos clientes.

Porém, é preciso ficar atento sobre a saúde financeira da instituição para evitar prejuízos no futuro.

Alguns investimentos em renda fixa possuem a garantia do Fundo Garantidor de Créditos. Isso significa que investimentos de até R$ 250.000,00 estão protegidos pelo FGC, por isso, é possível investir sem muita preocupação.

Quais são as instituições financeiras do mercado?

As financeiras, muito populares no país, são instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.

Quando, entre seus acionistas, possui o governo, ela é considerada uma empresa estatal. Alguns exemplos de instituições financeiras oficiais federais são:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • BNDES.

Já as chamadas franquias de crédito são as instituições privadas. No mercado brasileiro, existem diversas opções para o cliente. Por isso, é preciso descobrir qual o tipo mais adequado às suas necessidades.

Como funciona o processo de crédito nas financeiras?

Se você está interessado nos serviços oferecidos pelas financeiras, é preciso entender seu processo de concessão de crédito.

Após a solicitação do cliente, a instituição faz sua análise baseada no seu histórico de crédito para que o valor disponível seja definido.

Nesse momento, é observado(a):

  • Renda mensal;
  • Score no Serasa;
  • Nome no Cadastro Negativo de Crédito (SERASA ou SPC).

Caso a solicitação seja aprovada, a negociação do crédito ocorrerá. Esse momento é extremamente importante, já que são descritas as condições, prazos, taxas e juros cobrados.

Por isso, no momento da documentação, antes da assinatura, fique atento à todas as cláusulas do contrato. Vale a pena levá-lo para casa para que seja lido com calma.

Dessa forma, é possível evitar problemas financeiros e cobranças indevidas com termos e cláusulas extras não pré-definidos.

Ainda assim, é preciso bastante cuidado ao solicitar um crédito. Verifique se não existem outras formas de melhorar sua condição financeira sem entrar em mais dívidas.

Se você escolher por uma financeira, programe-se para cumprir com os prazos e evitar pagar valores ainda maiores nas prestações. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *