Home Blog Fluxo de caixa pessoal: saiba como organizar e controlar o seu

Fluxo de caixa pessoal: saiba como organizar e controlar o seu

fluxo de caixa pessoal

Todos sabemos que manter um planejamento e organização financeira é muito importante. Para isso, ferramentas como o fluxo de caixa pessoal, podem ajudar muito nesse processo.

O fluxo de caixa pessoal vai possibilitar uma visão ampliada sobre todos os recebimentos e despesas de cunho pessoal. Ou seja, o padrão de educação financeira é elevado e melhorado de forma relevante.

O que é um fluxo de caixa pessoal?

fluxo-de-caixa-pessoal-2

O fluxo de caixa pessoal é a aplicação de uma ferramenta das finanças empresariais, o fluxo de caixa, para a organização das finanças pessoais.

Para uma empresa, um fluxo de caixa é uma ferramenta que controla todas as movimentações financeiras, como a entrada e saída de dinheiro, em determinado período.

Portanto, no mundo empresarial, o uso dessa ferramenta possibilita que a empresa sempre mantenha um capital de giro para novos investimentos ou eventuais gastos.

Por outro lado, na lógica da organização financeira pessoal, a utilização de uma ferramenta como essa, serve para que o indivíduo tenha um controle preciso de todos recebimentos e gastos, visando sempre a manutenção de um saldo positivo.

Utilizando recursos como esse, se torna mais fácil poupar dinheiro, criar reserva de emergência e conseguir aplicar seu dinheiro.

Como organizar um fluxo de caixa pessoal?

fluxo-de-caixa-pessoal-3

Para uma administração financeira pessoal, é interessante que você se enxergue como uma empresa.

O fluxo de caixa está atrelado a um período de tempo, portanto, faça sua análise de acordo com o período de tempo que faz mais sentido para você, mas normalmente este período é de um mês.

Usando o mês como referência, por exemplo, você deve calcular quais são seus recebimentos esperados para aquele período.

É muito importante ter uma descrição precisa do seu orçamento, porque, a partir disso, você saberá quanto tem disponível e poderá definir metas financeiras.

Por outro lado, no campo das despesas, é importante uma divisão clara entre os gastos (saídas) e os recebimentos (entradas). Divida em vários campos, por exemplo:

Assim, se tornará mais fácil criar, por exemplo, uma planilha específica para destrinchar cada tipo de gasto.

É importante você ter uma noção de quanto gasta exatamente em cada ponto, até mesmo os menos essenciais, como: roupas, calçados, bolsas, festas, jogos de futebol, etc.

Isto é importante para, de acordo com a sua realidade orçamentária, estabelecer limites mensais para cada gasto.

Imagine que, por exemplo, você defina que suas despesas mensais com festas não pode ultrapassar R$150,00. E, apareceu uma festa que você quer ir, mas, irá ultrapassar o limite estabelecido.

Mesmo que você tome essa decisão de “estourar” o orçamento, você conseguirá saber em quanto, exatamente, o limite foi superado e poderá controlar isso.

Assim, poderá poupar nesse setor no mês seguinte ou economizar na mesma quantia que foi superada, descontando em outro setor, como sair para jantar, por exemplo.

Uma estratégia importante para construir um controle de gastos com antecedência é: priorizar aqueles que são essenciais, como: aluguel, contas de luz, internet, água, etc.

Após definir os gastos essenciais, você saberá quanto terá disponível para aplicações financeiras e os chamados “gastos supérfluos”.

Utilize instrumentos como planilha, listas e aplicativos para que você construa seu fluxo de caixa pessoal. O importante é: definir qual das ferramentas é mais apropriada para você, e começar a por em prática.

Por fim, vale destacar que o fluxo de caixa pessoal é uma das muitas estratégias desenvolvidas para que as pessoas consigam ter uma visão macro sobre suas finanças, e possam se planejar e atingir uma boa saúde financeira.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle