Home Blog Foco financeiro: 5 dicas para se manter focado nas suas metas e objetivos

Foco financeiro: 5 dicas para se manter focado nas suas metas e objetivos

foco financeiro2

O foco financeiro vai permitir que todo o seu planejamento para suas finanças seja cumprido e seus objetivos alcançados.

Por isso, o foco financeiro é essencial para que deseja ter sucesso com as finanças. Existem diversas estratégias que podem ser usadas para que esse foco seja atingido.

O foco financeiro é a disciplina de colocar em ação o que você havia programado antes com as suas metas e educação financeira.

5 dicas para desenvolver foco financeiro

foco-financeiro

Ter foco pode ser difícil, especialmente, quando estamos falando de dinheiro. Entretanto, esse foco é o que vai permitir que você atinja seus objetivos.

Não adianta ter traçado um planejamento financeiro, se você não concretizá-lo, ou seja, por ele em prática.

Logo, o recomendado para quem deseja atingir metas e objetivos financeiros é:  estar atento a algumas dicas para manter o foco financeiro e entre elas:

1. Transformar a economia em hábito

Hábito é uma rotina de comportamento que se repete regularmente e que acontece quase que de forma subconsciente.

Portanto, transformar economia em hábito, pode te ajudar a cumprir as suas metas financeiras relacionadas a poupar dinheiro.

Isso pode tornar o desenvolvimento do foco financeiro mais fácil, já que você não precisará se esforçar sempre para alcançar seus objetivos de economia, por exemplo, já que eles se tornarão hábitos.

2. Estabelecer metas claras e atingíveis

Outra atitude importante para conseguir manter o foco, é estabelecer metas financeiras atingíveis e claras.

Isto porque, ao não conseguir cumprir uma meta, o indivíduo se desestimula. Logo, essa desmotivação gerada por causa da falha em relação a uma meta não atingível, pode tirar o foco financeiro da pessoa para outras metas previstas no planejamento.

Então, para que as metas sejam continuamente cumpridas, é necessário que elas sejam realistas.

3. Evitar compras por impulso

Fazer compras por impulso não planejadas é um dos fatores que mais atrapalham o planejamento financeiro.

Portanto, para ter foco financeiro, é imprescindível saber driblar a vontade impulsiva de fazer compra. Existem algumas dicas que podem ajudar a evitar compras por impulso, são elas:

  • Não vá às compras quando estiver irritado ou ansioso;
  • Não faça compras junto de pessoas consumistas;
  • Crie e mantenha um orçamento para situações supérfluas;
  • Opte por lojas que aceitem a devolução de produtos;
  • Faça listas antes de ir às compras.

4. Conhecer sua real situação financeira

É extremamente necessário ter uma organização do orçamento para conseguir ter uma real noção da sua situação financeira.

Manter todas os recebimentos e gastos na ponta da caneta é muito importante para que você consiga manter o foco financeiro. Já que assim, você evita surpresas desestimulantes no fim do mês.

5. Utilizar planilhas e listas para a organização financeira

Ter o auxílio de planilhas e listas de controle de gastos, metas financeiras, acompanhamento de rentabilidade da carteira de investimentos, entre outras, é uma prática que ajuda muito na manutenção do foco financeiro.

Isto porque, com as planilhas e lista, você consegue ter uma visão ampla e atualizada sobre todos os aspectos das suas finanças, tornando a organização financeira mais simples.

Por fim, é importante lembrar que, sem o foco financeiro, de nada adianta ter traçado metas e planejamentos. É o foco que vai fazer com que você realize o que havia sido programado e alcance o sucesso.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *